À princípio pode parecer complexo aprender como fazer moqueca de camarão, pois é um prato típico e com ingredientes específicos, mas não há nenhuma dificuldade.
Na realidade, é um prato prático e que aceita bem mudanças nos ingredientes. Não à toa, há muitas versões diferentes de moqueca, a começar pela versão baiana e capixaba, que compartilham a mesma essência, mas ingredientes únicos.
Com isso em mente, fiz questão de reunir somente as melhores dicas e montei um passo a passo imperdível para você fazer a verdadeira moqueca de camarão. Vamos conferir?
Como fazer moqueca de camarão em 4 passos práticos e rápidos
Com pimentões e tomate ou apenas com camarão e temperos? Com um toque de azeite de dendê ou quem sabe um pouco de leite de coco para dar cremosidade?
Verdade seja dita, há muita informação a respeito da moqueca. Enquanto uns fazem apenas com camarão, outros preferem peixe.
Somado a isso, temos os cozinheiros (as) que utilizam tanto o camarão quanto focam em escolher o melhor peixe para moqueca, fazendo assim uma receita mista sensacional.
Porém, nesse emaranhado de possibilidades escolhi uma receita simples, rápida e de um sabor divino. Quer apostar como vai se surpreender? Então, confira o passo a passo!
1. Separe todos os ingredientes com antecedência
A primeira coisa é separar os ingredientes utilizados. Primeiramente, vale dizer que você pode substituir qualquer elemento da lista. Desde que as substituições não interfiram no resultado, tudo é válido. Veja os ingredientes:
- 500g de camarão rosa limpo;
- 4 dentes de alho;
- 1 cebola em rodelas;
- 2 tomates em rodelas;
- 200ml de leite de coco;
- 20ml de azeite de dendê;
- 1 pimentão amarelo em rodelas finas;
- Coentro picado a gosto;
- 1 pimentão vermelho em rodelas finas;
- 1 pimentão verde em rodelas finas.
2. Escolha o tipo de camarão ideal para sua receita e bolso
Como o grande destaque dessa moqueca é o camarão, precisamos falar mais sobre ele.
Antes de mais nada, é fundamental que você aprenda como limpar camarão. Então, caso não consiga comprar limpo, faça a higienização em casa, tirando o intestino, cabeça, rabo e toda a pele.
Em segundo lugar, você não precisa necessariamente utilizar o camarão rosa. Isso porque é um camarão de valor mais elevado, o que encarece diretamente o custo da receita.
Sendo assim, você pode utilizar o camarão que encontrar e aquele que couber no seu bolso, acima de tudo. O importante mesmo é estar limpo e fresco, combinado?
3. Tempere corretamente o camarão limpo
O preparo da moqueca normalmente é feito na panela de barro. Essa panela segura mais calorias e ajuda no cozimento lento, típico dessa receita. Porém, como sabemos, não é todo mundo que dispõe dessa panela.
Dessa forma, o ideal é escolher a panela mais bonita que tiver, uma vez que a moqueca será servida diretamente nela. Dito isso, veja como temperar:
Temperando o camarão
- Coloque os camarões limpos numa tigela.
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, sem exagerar para não perder o ponto.
- Em seguida, acrescente o suco de ½ limão Taiti ou siciliano.
- E para finalizar, misture tudo com a mão mesmo.
O pulo do gato para manter o sabor do camarão, é deixar marinando por pelo menos 10 minutos. Isso porque a carne do camarão é sensível e absorve rapidamente os temperos. Feito isso vamos para a etapa de refogar!
4. Refogue e cozinhe pelo tempo necessário e com atenção
Quando eu falo em refogar, me refiro a dar início ao processo de preparo da moqueca. Então, refogue a cebola com o alho no azeite e doure levemente os camarões.
Esse processo é chamado de “dar um susto” nos camarões, ou seja, uma leve selada. Em seguida, retire e reserve os camarões, pois agora vamos à montagem:
- Adicione um fio de azeite na mesma panela.
- Coloque uma camada de pimentões, cebola e tomate.
- Em seguida, coloque todo o camarão sobre os tomates, formando uma camada central que será cozida no caldo.
- Depois é só repetir as camadas com pimentões, cebola e tomate.
- Com todos os ingredientes do “recheio” na panela, despeje o leite de coco e metade do azeite de dendê.
- Finalize colocando o coentro (ou cheiro-verde opcional), tempere com sal e pimenta e feche a panela para iniciar o cozimento.
- Deixe a panela fechada em fogo médio para baixo de 25 a 30 minutos. É fundamental conferir quando inteirar 20 minutos.
- Por último, adicione o restante do azeite de dendê, dê uma leve mexida nas laterais, confira o sal e sirva-se à vontade.
“Ah, mas meu camarão vai passar do ponto, vai ficar borrachudo”. Não, isso não acontece aqui, já que o caldo cozinha lentamente. O camarão costuma passar do ponto quando você limpa camarão para fritar e superaquece a carne.
Na realidade, no processo do cozimento todos os ingredientes soltam água, que é justamente o elemento principal para cozinhar à perfeição. Vou deixar o vídeo da receita com todos os detalhes e macetes, acompanhe e prepare a melhor moqueca:
Qual a diferença entre a moqueca baiana e a capixaba?
Em alguns lugares do Brasil há muita controvérsia sobre o surgimento da moqueca. Quem é da Bahia diz que a receita nasceu por lá e foi difundida pelo Brasil.
Por outro lado, no Espírito Santo, os capixabas juram que foi lá que surgiu primeiramente. Independentemente de onde realmente tenha nascido essa deliciosa receita, verdade é que cada versão tem suas próprias particularidades, veja quais são:
Moqueca baiana
- Feita com peixe, como robalo, garoupa, badejo, entre outros.
- Leva pimentões, leite de coco e azeite de dendê.
- Além disso, é composta por ingredientes como cebola, alho, azeite de oliva, coentro e sal.
Moqueca capixaba
- Feita com carne de siri.
- Ao invés de usar o azeite de dendê para trazer a cor avermelhada, os capixabas utilizam apenas o urucum, o famoso colorau.
- Embora não interfira nos sabores, o urucum favorece uma linda coloração que fica parecidíssima com a versão baiana.
- Já o restante dos ingredientes são os mesmos.
“Tudo bem, mas dentre essas duas versões, nenhuma vai camarão, estou comendo qual moqueca na verdade?”. Uma outra receita adaptada e que tem se difundido rapidamente entre os estados.
Além disso, os frutos do mar têm sido incorporados às receitas, como anéis de lula, o próprio camarão e, em alguns casos, até mesmo mexilhões.
É como eu sempre costumo dizer: todo tipo de ingrediente deve ser usado, pois é daí que surgem as grandes receitas que chegam à mesa dos brasileiros.
Agora você tem a chave da receita de moqueca ao alcance!
O que você achou dos passos de como fazer moqueca com camarão? Achou simples? Ou complicado demais? Espero que esteja montando a lista da compra de ingredientes, pois você não se arrependerá nenhum segundo sequer.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com a família, vai que surge uma moqueca no próximo encontro, não é mesmo? Compartilhe também nas redes sociais e até a próxima!