Quando você aprende como temperar peixe para moqueca da forma correta, sua receita sobe de nível e entrega mais sabor em uma experiência degustativa incrível.
Onde algumas pessoas enxergam apenas dificuldades para dar mais sabor aos peixes, outras veem a oportunidade ideal para preparar uma receita única. Então, se você é do time que procura se diferenciar, está no lugar onde aprenderá tudo sobre isso.
Sendo assim, não deixe de acompanhar essa jornada que mudará sua forma de combinar os temperos para peixe. Afinal, escolhi as melhores dicas para você. Vamos lá!
Como temperar peixe para moqueca: 4 ideias de temperos ideais
Todos acreditam que por ser moqueca os temperos para peixe não fazem diferença ou que são complexos de combinar.
Porém, um conhecimento que você deve levar para a cozinha, é que o tempero certo do peixe para moqueca é aquele da sua preferência. Isso mesmo, não existe uma receita exclusiva para isso, já que é possível combinar tudo que imaginar.
Na realidade, uma coisa que você precisa considerar, os temperos do peixe irão aparecer na receita da moqueca sim. Por exemplo, se utilizar muito limão no peixe, a moqueca terá um toque mais cítrico, mas se você gosta, vá em frente!
Além disso, o tempero certo está associado à escolha do melhor peixe para moqueca, já que cada espécie fica melhor com determinado mix de sabor.
1. Tempero saboroso e prático para peixe na moqueca
Começando por uma opção que pode agradar a maioria, temos uma mistura de temperos mais simples e básicos. Mas não se engane, o sabor oferecido pela combinação que está prestes a conhecer é fantástica e favorece demais a moqueca:
Ingredientes do tempero
- 1 cebola picada;
- 4 dentes de alho processados;
- 2 talos de coentro (opcional);
- 1 colher (sopa) de sal ou a gosto;
- 1 pedaço de gengibre (cerca de 1cm);
- Suco de 1 limão siciliano;
- Pimenta de cheiro, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto;
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
- 2 colheres (sopa) de azeite.
Essa sugestão consiste em fazer uma espécie de pasta, onde irá espalhar sobre o peixe. Dessa forma, coloque tudo no liquidificador e bata até obter uma mistura espessa, mas coloque água caso note que engrosse demais.
Por fim, coloque as postas do peixe numa travessa e espalhe metade dessa mistura. Reserve o peixe enquanto você prepara os demais ingredientes. Apenas esse tempo é suficiente para pegar o sabor na carne.
DICA EXTRA: a outra metade da mistura será utilizada diretamente na moqueca como parte do tempero. Como resultado, você terá um maravilhoso sabor acentuado dos temperos e uma moqueca digna das melhores receitas!
2. Peixe marinado para o preparo da moqueca
“Ah, mas a marinada para peixe costuma demorar, vale a pena?”. Posso afirmar que sim, cada minuto investido na marinada será recompensado no sabor que obterá. Isso porque o peixe fica em contato e absorve os sabores:
- 1 cebola pequena cortada
- 1 colher (café) de pimenta-do-reino
- 4 dentes de alho amassados
- 1 colher (chá) de sal
- Suco de 2 limões Taiti
- Manjericão, manjerona e cheiro-verde a gosto.
- ¼ xícara (chá) de vinho branco (ou vinagre de vinho branco opcional)
A marinada é a coisa mais simples, basta colocar as postas do peixe num saquinho para alimentos. Em seguida, adicione os temperos secos, folhas e líquidos. Misture tudo muito bem e leve à geladeira por cerca de 2 horas.
DICA EXTRA: para um toque mais presente do sabor da marinada, substitua parte dos temperos que colocaria na moqueca e use o líquido da mistura. Assim, obtenha um sabor irresistível!
3. Sugestão de tempero simples para moqueca
Costumo dizer que existem duas escolhas: evidenciar o peixe como a estrela do prato, ou focar nos sabores dos outros ingredientes que compõem a moqueca, como azeite de dendê, leite de coco cremoso, entre outros.
Por conta disso, essa sugestão é para aqueles que preferem não realçar tanto o sabor do peixe. Desse modo, a forma de temperar é simples e leva pouca coisa. Para 1kg de badejo em postas, utilize:
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 2 limões (Taiti ou siciliano)
- Toque de cheiro-verde
Para temperar você deve salpicar o sal e a pimenta-do-reino, adicionar o cheiro-verde processado e o suco de limão. Depois é só espalhar bem nas postas e deixar descansar por 30 minutos!
DICA EXTRA: não sei qual a sua opinião sobre o coentro, mas a verdadeira moqueca costuma levar coentro fresco. Portanto, é possível colocar ¼ do maço de coentro ou até menos, apenas para realçar os temperos, fica delicioso!
4. Marinada completa de limão e ervas
Essa última sugestão se trata de uma marinada incrível, cítrica e ideal para quem utiliza camarão limpo na moqueca. O sabor mais ácido casa perfeitamente com o camarão e traz vida à moqueca, os ingredientes são:
- Suco de 2 limões siciliano
- 4 dentes de alho processados
- 6 colheres (sopa) de azeite
- Sal, pimenta-do-reino e pimenta branca a gosto
- Salsinha, alecrim, sálvia e manjericão frescos a gosto
- Rodelas de limão para acentuar o sabor
Misture todos os ingredientes, adicione as postas ou filés do peixe num saquinho e coloque o tempero. Quanto mais tempo deixar, melhor e mais forte ficará o sabor, pode fazer que combina perfeitamente!
Utilize peixes de carne clara e mais firmes
Escolher os temperos é apenas parte do processo, já que a escolha do peixe é crucial para o sucesso da receita.
Diante disso, prefira peixes de carne mais clara, como o badejo (peixe nobre), pescada, namorado, linguado, garoupa, pintado, tilápia, merluza, cação, entre outros.
Além disso, o couro do peixe deve ser mantido e a carne precisa ser mais firme para suportar o longo período de cozimento.
Tudo isso reforça o sabor dos temperos que serão absorvidos pelo peixe, deixando a moqueca incrivelmente magnífica.
Deu para aprender como temperar peixe para moqueca? Viu só como não tem segredo algum? Agora só depende de você escolher o tipo de moqueca e o peixe ideal, além de preparar um mix de temperos único para sua receita, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se consegue pensar em alguém que vai se beneficiar dessas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar, combinado? Até a próxima!