Depois que você aprender como limpar camarão para fritar, tenho certeza de que nunca mais precisará comprar congelado.
Não adianta, não há nada mais saboroso do que frutos do mar frescos, sabe quando tem até aquele cheiro de mar? Então, mas para isso é crucial saber como fazer uma limpeza profissional e cuidadosa, a fim de garantir um consumo seguro, concorda?
Portanto, a partir desse momento você está um passo mais próximo de se tornar especialista em camarão. Acompanhe as dicas sensacionais que separei!
Como limpar camarão para fritar: 5 passos para limpar corretamente
Você já imaginou a quantidade de pessoas que deixou de comprar aquele camarão fresco porque não sabia limpar? Muitas vezes não é nem pelo preço – que costuma ser alto – mas pela “dificuldade” em limpar corretamente.
O primeiro ponto importante, é que a limpeza do crustáceo não está apenas em tirar casca, perninhas, rabo e intestino. Pelo contrário, é o processo de lavar o camarão que também conta para a higienização certa, veja 5 passos assertivos!
1. Limpe em água corrente com um toque cítrico
Há quem afirme que não é necessário lavar o camarão antes, pois acaba eliminando parte da “essência” do sabor. Eu costumo dizer que gosto é gosto, mas quando você não conhece a procedência, o ideal é lavar sim.
Para isso, coloque os camarões em uma tigela de alumínio e leve debaixo da torneira. Assim que encher, mexa bem para liberar os resquícios do crustáceo e descarte a água. Depois encha novamente com água até cobrir.
Em seguida, adicione suco de 1 limão siciliano, misture e deixe de molho por 5 minutos. Por fim, descarte o líquido e está pronto para ser devidamente limpo.
Ah, vale dizer que o limão também ajuda a eliminar aquela “viscosidade” do camarão, especialmente vantajoso para quem prepara espetinho de camarão empanado. Dessa forma, fica até mais fácil de limpar, já que não escorrega da mão!
DICA EXTRA: essa dica acima entra antes de começar a limpar de fato. Assumindo que você tenha 2kg de camarão para limpar um a um, adicione pedras de gelo à tigela, preservando o frescor da carne. Afinal, o camarão é altamente perecível!
2. Retire a cabeça com cuidado e evite resquício
Agora sim vamos dar início à limpeza verdadeira, que consiste em eliminar as cascas, pernas, cabeça e rabo, a começar pela cabeça do camarão.
- Pegue o camarão e segure com uma mão próximo da cabeça.
- Faça um movimento delicado com a outra mão no sentido contrário de onde está segurando.
- Você notará que a cabeça solta por completo, é só descartar.
- Porém, ainda sobrarão “sujeirinhas” da parte da cabeça, basta passar em água corrente para limpar.
Caso tenha dificuldade ou sinta que está rompendo ao invés de soltar, o ideal é usar uma faca para ajudar!
3. Retire toda a pele grossa externa
Para retirar a pele do camarão comece pela parte inferior. Uma técnica interessante é segurar as perninhas e puxar para o lado até soltar. Dessa maneira, continue fazendo o movimento como se fosse “descascar” mesmo.
Dependendo do camarão, a cor da pele é muito parecida com a casca, ou seja, tenha atenção para que não sobre nenhum pedacinho. Aliás, vale ressaltar que todos os movimentos e pressão na pele devem ser delicados.
Do contrário você pode desfazer a carne e atrapalhar na hora de fritar corretamente.
4. Exclua a pele da parte do rabo com delicadeza
Eu já vi pessoas fritarem o rabo inteiro do camarão apenas por não terem conseguido tirar. De fato, é uma das partes que mais precisa de cuidado, pois pode rasgar facilmente. Sendo assim, veja a forma correta de eliminar o rabo com a pele:
- Com todo cuidado, segure o centro do camarão.
- Agora, faça uma leve pressão na parte do rabo.
- Em seguida, gire levemente no sentido oposto.
- Você vai perceber que é uma capa que envolve a carne da cauda.
Essa é uma parte do crustáceo que também deve ser lavada depois que você tira a pele.
5. Tenha certeza de eliminar a parte do intestino do camarão
Deixei a limpeza da parte do intestino por último por dois motivos: primeiramente que é mais fácil limpar sem a casca. Em segundo lugar, é a etapa do processo de limpeza mais importante para higienizar o alimento.
Você sabia que em restaurantes renomados, essa é uma obrigação a todo novo chef? E não é para menos, já que estamos falando literalmente dos intestinos do camarão. Há quem prefira não tirar, pois julgam não fazer diferença.
Entretanto, é possível sentir um forte gosto terroso quando você come essa parte, bem desagradável. Bom, vamos lá. Existem duas partes que você precisa tirar, uma superior e outra inferior, ambas fazem parte do sistema digestivo do camarão.
Técnica 1 – Utilizando um palito de dentes
- Nessa técnica não é preciso fazer nenhum corte.
- Para isso, pegue o camarão e dobre-o em curva, no sentido do seu corpo mesmo.
- Espete o palito de dente na parte superior até atravessar e levante o palito.
- Você vai notar que a tripa do camarão sai junto com o palito.
- Por fim, puxe com cuidado de um lado para o outro até retirar por completo.
- Repita o mesmo processo com a parte inferior.
DICA EXTRA: a parte intestinal superior é a que dá mais trabalho, pois é difícil vê-la, agora, a parte inferior é simples, já que é bastante visível e parecida com uma linha preta!
Técnica 2 – Utilizando uma faca
- A técnica da faca é ainda mais simples.
- Com o camarão limpo, faça um corte no dorso com cuidado.
- Abra com a mão e retire a tripa inteira.
- Repita o processo com a parte de baixo.
Embora simples, essa técnica exige mais cautela para não despedaçar, visto que faz um corte ao longo de toda a carne. Para minimizar as chances de errar, deixarei um vídeo bem explicativo para se orientar:
DICA EXTRA: técnica para higienizar rapidamente o camarão
Primeiramente, a técnica a seguir pode não funcionar com camarões grandes. Em segundo lugar, é crucial ter atenção para retirar tudo, pois aqui você executa apenas uma ação.
Com isso, falamos de uma prática muito mais rápida e indicada para camarões pequenos e médios. Sem mais delongas, vamos aos passos:
- Retire a cabeça por completo.
- Pegue um garfo e coloque sob a pele do dorso.
- Agora, vá empurrando o garfo para dentro com cuidado até chegar no rabo do camarão.
- Como resultado, toda a casca sairá por completo, inclusive a do rabo.
- Depois basta retirar o intestino que estará exposto, lavar bem e levar para fritar de acordo com a receita.
Não pegou a essência da técnica? Não tem problema, pois deixarei o vídeo para acompanhar:
Pode deixar a parte da cabeça e do rabo do camarão?
Sim, é possível deixar ambas as extremidades. Na realidade, algumas receitas ficam melhores e mais sofisticadas.
Por exemplo, quando falamos em camarão para fritar existe um prato com molho branco de limão siciliano e salsinha que fica incrível com a cabeça do camarão.
Por outro lado, podemos destacar o camarãozinho frito sequinho, onde o rabo é preservado. Essa receita em especial fica parecida com peixe frito e acompanha dezenas de pratos deliciosos.
E então, deu para aprender como limpar camarão para fritar? É simples, basta ter alguns pontos de atenção e partir para o abraço que é sucesso.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, como é de utilidade pública, não deixe de compartilhar com mais pessoas e até a próxima!