Poucas pessoas falam sobre a carne capote, pois é um corte pouco conhecido. Além disso, muitas vezes se torna até difícil localizá-lo na anatomia do animal.
O que posso adiantar, é que se trata de uma carne voltada às receitas de longa cocção, devido à quantidade de fibras. Mas nada que uma boa panela de pressão ou a paciência de cozinhar em fogo baixo não resolva, não é mesmo?
Sendo assim, veja do que se trata o corte bovino capote, para que ele serve e algumas dicas deliciosas para desfrutar de mais uma carne bovina de qualidade. Confira!
O que é carne capote?
Dos mesmos criadores do chã de dentro, trago até você hoje o corte capote bovino.
Não se tem uma definição exata desse corte, tanto é que existem poucas informações sobre ele, mas isso não me impediu de descobrir.
Na verdade, o capote está localizado na ponta do contrafilé, especificamente na parte em que o contrafilé se aproxima da traseira do animal.
Podemos dizer ainda que o capote fica próximo ao chorizo, corte bovino nobre.
É provável que você encontre essa parte como traseiro capote.
O curioso é que se trata de uma peça que varia de 2kg a 4kg, ou seja, dá para fazer bastante coisa com essa carne.
Entre as suas principais características, estão:
- Textura bastante desigual, resultado da remoção de outros cortes que ficam próximos a ele.
- Geralmente cortada em cubos grandes.
- Presença considerável de nervos e nervuras.
- Seu preparo é indicado para receitas de cozimento lento, como a famosa carne de panela.
Podemos associar facilmente o capote com a textura parecida com o músculo, onde precisamos da panela de pressão, por exemplo.
Por outro lado, temos também a possibilidade de amaciar carne com leite, onde você coloca os cubos no leite e deixa de um dia para o outro.
Para que serve o capote bovino?
Bom, uma coisa é saber o que é o capote, outra totalmente diferente é entender como incluir nas receitas.
Nesse cenário, a primeira coisa a se pensar é em tipos de preparo que podem contribuir para amolecer as fibras, entre os principais temos:
- Cozido lentamente: nesse preparo, pode-se usar desde panelas grandes em que você cozinha carne com bastante caldo por longos períodos, ou optar pela panela Slow Cook, que é própria para isso.
- Ensopados: ensopado é aquela receita que você junta tudo e deixa no fogo, mas em fogo médio para baixo, que é para engrossar o caldo e cozinhar tudo perfeitamente.
- Sopas: a recomendação para incluir em sopas é quando o capote já está no ponto, e você apenas adiciona à sopa.
- Na panela de pressão com legumes: sem segredo, o capote na pressão entrega resultados similares aos das melhores carnes para cozinhar.
Portanto, há uma gama bem diversificada de receitas dentro de cada um destes modos de preparo.
Isso sem contar a importância de escolher os temperos para carne de panela, faz toda a diferença!
Receita fácil com carne capote
Dentre todas as possibilidades de receitas já mencionadas até aqui, gostaria de ressaltar uma em especial que pode fazer mais sentido dentro do que conhecemos por carne cozida.
Existe uma receita de arroz com capote e muito cheiro-verde, que lembra bastante o tradicional arroz com suã, então, anote os ingredientes:
- 600g de capote cortado em cubos
- Vinagre
- 1 tomate
- 4 dentes de alho
- ½ maço de cheiro-verde
- Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
- 1 xícara (chá) de arroz integral
- Água suficiente para cobrir a panela
Aqui você tem duas opções para temperar: colocar a carne em uma tigela e adicionar os temperos para marinar por 30 minutos, ou bater no liquidificador os temperos, salpicar sal na carne e despejar o tempero para marinar, formando uma pasta.
Em seguida, você vai refogar a carne temperada, juntar o arroz, cobrir com água e deixar na pressão por 30 minutos depois que começar a chiar. Por fim, espalhe cheiro-verde picado e está pronto, veja que facilidade pelo vídeo:
DICA EXTRA: se você é daqueles que gostam de um arroz de panela com carne mais úmido, pode ser interessante adicionar ½ latinha de extrato de tomate. Além disso, 1 colher de mostarda também ajuda a realçar o sabor da carne e do molho.
É da curiosidade que surgem as melhores receitas com carne!
Já imaginou o que seria da cozinha se não fosse a curiosidade das pessoas em testar, inovar e alterar a receita sempre que necessário? Certamente estaríamos parados no tempo, concorda?
E já que falamos da carne capote que pouquíssimas pessoas conhecem de fato – inclusive açougueiros – é fundamental ir atrás de informações até encontrar e tirar suas próprias conclusões.
Por isso, converse com aquele açougueiro parceiro de todas as horas e tente tirar dele essa informação, pode ser uma nova alternativa em carne para incorporar no cardápio das suas refeições.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas não deixe de compartilhar o conteúdo, vamos fazer mais pessoas conhecerem esse diferente e misterioso corte que é o capote. Até a próxima!