A dificuldade mesmo é falar o que não combina como acompanhamento para carne de panela, já que é um dos pratos mais versáteis na cozinha.
Versátil não apenas no modo de preparo, mas sobretudo na possibilidade de usar diferentes carnes, temperos, complementos e ingredientes distintos. Então, o resultado de tudo isso é a chance de incorporar uma nova experiência a cada preparo.
Dessa forma, você descobrirá dicas interessantes que escolhi especialmente para aumentar suas opções. Vamos conferir?
Qual acompanhamento para carne de panela é a melhor combinação?
Se por um lado receitas com filé mignon dependem exclusivamente da verba para comprar esse corte nobre, por outro, a carne de panela possibilita que todos possam aproveitar, sem distinção, e é isso que deixa essa receita ainda mais especial.
À primeira vista, pode parecer meio complicado imaginar o que servir com carne cozida na panela. Ainda mais quando já falamos de um prato que sustenta.
Mesmo que pareça desnecessário, escolher o acompanhamento ideal vai além de apenas fazer compor a mesa. É uma forma de oferecer experiências únicas àqueles que provam da nossa comida.
1. Sirva diferentes receitas de purê cremoso
O brasileiro é cheio de ser redundante na hora de montar o cardápio, não é mesmo? Já vi gente servindo arroz, batata e até mesmo macarrão, tudo na mesma refeição.
O que aparenta ser uma situação normal, proporciona grandes quantidades de carboidratos. Em vista disso, essa primeira sugestão de acompanhamento visa substituir o bom e velho arroz por um purê cremoso e temperado na medida.
“Ah, mas daí você está trocando seis por meia dúzia, já que tudo é carboidrato”. Aí é que você se engana. Digo isso porque a carne de panela costuma deixar um caldo bem volumoso e denso.
E o que é melhor para absorver essa combinação de sabores, se não um purê sensacional, concorda? Por isso, veja não apenas uma sugestão, mas sim 5 tipos de purê que parecem ter sido feitos para acompanhar carne de panela:
- Purê de batata com cebolas caramelizadas + salpicado de bacon defumado frito (apenas experimente!).
- Purê misto de mandioquinha salsa com beterraba + toque de alecrim.
- Opção de purê de abóbora com requeijão + ervas finas.
- Opção de purê de batata-doce + tomate picadinho.
- Sugestão cremosa de purê de mandioquinha + creme de ricota.
2. Equilibre a carne de panela com opções leves de legumes e verduras
É comum as pessoas acharem que só porque estão fazendo uma carne de panela pesada, não podem optar por acompanhamentos leves.
Pelo contrário, opções como brócolis na manteiga, vagem cozida no vapor e finalizada no azeite e até mesmo uma cenoura bem macia, são excelentes exemplos de que é possível suavizar o cozido de carne na pressão.
- Combinação de chuchu + cenoura + vagem + tomate mascote + cebola roxa + pimentões cozidos no vapor e finalizado na manteiga.
- Legumes cozidos com um toque de gengibre.
- Mix de berinjela, abobrinha, cebola e mandioquinha grelhado e finalizado no azeite.
Sugestão de vinagrete de pepino
- 2 pepinos japoneses
- ½ cebola roxa
- 2 colheres (chá) de gengibre ralado
- ¾ de xícara (chá) de azeite
- ⅓ de xícara (chá) de vinagre de arroz
- 1 pimenta dedo-de-moça
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O preparo é o mesmo de quando você faz vinagrete para churrasco, essa sugestão tem o objetivo de criar um contraponto para a carne de panela. Em outras palavras, estimula um consumo balanceado entre os pratos, conheça detalhes no vídeo:
3. Capriche e aproveite a versatilidade da batata
Se acima vimos como o purê valoriza a carne de panela, agora é hora de focar em outros preparos que funcionam como ótimos coadjuvantes nas refeições. Isso porque é possível fazer batatas a partir de preparos únicos, tais como:
- Batata sauté: preparar batatas, como o tipo bolinha, numa frigideira bem quente com manteiga, até dourar.
- Batata gratinada no forno: depois de escaldar as batatas, tempere com sal e pimenta-do-reino, levando ao forno com queijo parmesão, deixe até gratinar.
- Sugestão de batata canoa: batata de forno, com o diferencial de levar uma generosa carga de alecrim e azeite, fica crocante e agrega mais sabor à refeição.
4. Acompanhamento tradicionalmente brasileiro para carne de panela
Se você estava achando que não teria nenhum acompanhamento comum, se enganou, pois sempre procuro considerar todas as preferências e gostos. Por isso, minha quarta sugestão fica por conta da seguinte mistura:
- Feijão gordo + linguiça fininha defumada + bacon em cubinhos.
- Arroz branco + cheiro-verde picadinho + pedacinhos de batata.
- Couve manteiga refogada na manteiga + cebola e alho + tomate.
- Farofa de ovo simples + cebola e tomate.
De quebra você ainda pode servir uma salada bem colorida, que é para oferecer diversidade na hora de reunir a família e amigos, não é mesmo? Muitas vezes procuramos as coisas mais sofisticadas e elaboradas, quando as mais simples é que realmente fazem diferença!
Tudo pronto para receber os elogios e dar mais um passo em direção a se tornar profissional na culinária? Uma coisa é certa: agora você conhece maravilhosas opções em acompanhamento para carne de panela, basta escolher e ser feliz!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para ajudar outras pessoas que procuram diferenciar suas receitas. Até a próxima!