Se o preço da carne vermelha não tem sido muito amigável nos últimos meses, descobrir qual o melhor filé de peixe para fritar é uma alternativa barata e saudável.
A fritura de diferentes peixes é uma forma de diferenciar a tradicional receita de peixe assado. O que posso adiantar é que você tem à escolha uma diversidade de peixes para variar durante as refeições da semana.
Então, confira no conteúdo de hoje as melhores opções de carne branca, além de dicas que valorizam desde o preparo mais simples até receitas sofisticadas!
Qual o melhor filé de peixe para fritar?
Para muitas pessoas essa pergunta é equivalente à convencional: você prefere alcatra ou contrafilé? Isso porque apontar um peixe como melhor do que outro é algo pessoal demais e, normalmente, as pessoas não veem grandes diferenças, mas tem sim.
Por exemplo, se você pegar um abadejo e tentar fritar em uma frigideira convencional, certamente vai se decepcionar. A carne do abadejo é macia demais e acaba se desfazendo quando entra em contato com o óleo quente.
Dessa forma, prefira peixes de carne mais consistente, pois são ideais para suportar o processo de fritura. Outro ponto de atenção é quanto à quantidade de espinhas e nível de gordura.
Estes dois elementos prejudicam na hora de preparar e temperar peixe, tanto em sabor quanto consistência. Diante disso tudo, um dos melhores filés para fritar é o linguado.
Essa espécie é indicada porque possui um sabor suave, apresenta carne consistente e uma cor branca que enche a boca d’água. Inclusive, é um peixe com pouca espinha e um nível de gordura baixo, ou seja, ideal para fritar.
DICA EXTRA: seja linguado empanado frito ou apenas o filé temperado, é um peixe que combina bem com molhos encorpados.
6 tipos de filé de peixe frito que ficam ótimos
Quando falamos em filé para fritar, o linguado é apenas uma opção entre muitas outras espécies que nos proporcionam receitas divinas. E para provar isso, montei uma lista com outras opções fantásticas que podem compor seu cardápio:
- Sardinha: apesar de a maioria menosprezar a sardinha, é um peixe que pode ser frito inteiro ou em filezinhos, possui sabor inconfundível e espinhas flexíveis que podemos consumir quando bem fritas.
- Agulha: o filé de agulha é recomendado para quem procura uma opção mais saudável, já que tem proteínas, pouca gordura e abundância em ômega 3.
- Namorado: ao contrário da traíra – que nem na lista está – o namorado possui pouquíssimas espinhas, tem sabor suave e você pode fritar em filés ou postas.
- Tambaqui: eu até colocaria o tambaqui como o melhor filé de peixe, mas a verdade é que dessa espécie se consome mais a costela com as espinhas, pois é mais saborosa.
- Tilápia: esse peixe não poderia ficar de fora, pois, além de ser facilmente encontrado, tem muito sabor e é perfeito para fritar.
- Pescada branca: agora, se você procura por filés robustos, com suculência acima da média, a pescada branca é ideal, já que seu corte costuma ficar alto, podendo ser empanado ou não.
Independentemente da escolha, todas essas opções são maravilhosas, e outra, é possível combinar com molhos que realçam o sabor suave da carne branca!
Como fazer um peixe frito e não grudar: 2 receitas práticas
Cada pessoa jura ter o segredo para o peixe não grudar na frigideira e desmanchar. Só que para agradar a todos, decidi falar não apenas de um método, mas sim de duas formas de fazer um belo filé crocante e com máximo sabor.
Opção 1 – Filé alto de peixe
Assim como mostrei na última opção da lista acima, sobre a pescada branca, essa primeira opção envolve justamente seu filé ou posta com uma altura considerável. Nesses casos, o ideal é seguir um procedimento para eliminar umidade.
Aqui vamos utilizar a pescada branca mesmo:
- Retire o peixe da geladeira com 30 minutos de antecedência.
- Em seguida, enxugue com papel-toalha.
- Tempere o peixe com sal, deixando descansar por alguns minutos.
- Esse processo ajuda a eliminar boa parte da umidade da carne.
- Volte a enxugar a carne e tempere na sequência.
- Por fim, passe em farinha de trigo levemente e frite em fogo médio até selar todos os lados.
Opção 2 – Filé baixo de peixe
Já a segunda opção envolve filés mais finos, que precisam de um cuidado a mais para não desmanchar. A grande diferença aqui é manter a pele para preservar a integridade do peixe e evitar a perda de líquidos que trazem suculência.
Dessa forma, com o filé escolhido, tempere com pimenta-do-reino e sal. Aqueça bem uma frigideira antiaderente com azeite e coloque o filé. Assim que toda a lateral perder aquela transparência, vire o filé, adicione manteiga e tomilho fresco.
Por último, vá regando a parte superior por dois minutos e está pronto o filé frito. Esse preparo em especial, entrega uma carne muito macia, suculenta e mais saudável, já que não usamos farinha de trigo, acompanhe pelo vídeo:
6 receitas de filé de peixe frito
Uma coisa é saber qual filé de peixe é ideal para fritar, mas aprender as melhores receitas com peixe é a alternativa para refeições incríveis e balanceadas. Pensando nisso, selecionei algumas sugestões imperdíveis:
- Filé de linguado empanado + molho tártaro + creme de gorgonzola.
- Filé de tilápia empanado no fubá + molho cítrico de limão.
- Opção de filé de pescada branca grelhada na manteiga + geleia de pimenta.
- Opção de bacalhau em filé ou lombo grelhado no azeite + temperos frescos + manteiga de ervas.
- Sugestão de tilápia frita recheada com parmesão + molho cítrico.
- Sugestão de manjubinha frita como aperitivo + molho de mostarda com ervas.
Já está aquecendo a frigideira por aí? Me conta, qual destas opções mais chamou sua atenção? Uma última dica de ouro: vá além das sugestões que mostrei hoje, pois nunca sabemos quando vamos encontrar aquela receita única, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para facilitar o dia a dia de mais pessoas e até a próxima!