Sempre que pensamos em carnes para colocar no feijão, a primeira que vem à mente é o toucinho, embora uma espécie de bacon entremeado, é uma opção.
Porém, como diz o ditado: “quem não arrisca não petisca”, é possível explorar uma gama muito grande de carnes que podem complementar facilmente aquela receita sensacional de feijão vermelho, cremoso e com um caldinho dos deuses, concorda?
Então, o que acha de conhecer opções excelentes para dar aquele gostinho de quero mais em seu feijão, tornando uma receita simples em magnífica? É só conferir!
Carnes para colocar no feijão: 4 opções saborosas e práticas para experimentar
1. Feijão cremoso com panceta
Começando por uma carne bem tradicional, temos o feijão com panceta, que na verdade é parte da barriga do porco. Diferentemente do toucinho, a panceta possui uma boa porção de carne, deixando a receita mais robusta, saborosa e diferente.
Ingredientes sugeridos
- 3 xícaras (chá) de feijão
- 300g de panceta com couro
- 9 xícaras (chá) de água
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola média picada
- 5 dentes de alho processados
- 1 colher (sopa) de sal rasa
Escolhi essa receita como primeira da lista, obviamente por conta do sabor, mas também porque é muito fácil. Você vai cozinhar a carne juntamente com o feijão, ou seja, será o tempo ideal para amolecer.
Depois, refogue o alho com a cebola, adicione apenas as carnes para dar uma selada e junte o restante do feijão. O ponto é você quem escolhe, mas quanto mais cremoso melhor, acompanhe o vídeo:
2. Feijão com calabresa e bacon
Outras carnes fantásticas para feijão, são o bacon e a calabresa ou linguiça paio, pois entregam todos os sabores da carne suína. Aliás, essa receita é muito conhecida como feijão gordo, pois o resultado é um caldo encorpado e de muito sabor.
Entretanto, é um pouco diferente da receita anterior, já que você vai refogar o alho e a cebola, acrescentar o bacon e a calabresa e deixar dar uma boa dourada.
Somente depois disso é que você acrescenta feijão, louro, sal, pimenta-do-reino e cobre com água para cozinhar na pressão. Sabe com o que combina esse feijão? Com um maravilhoso arroz branco e couve refogada na manteiga!
DICA EXTRA: caso queira uma receita mais encorpada ainda, pode acrescentar pernil em cubos na hora de refogar, o pernil de porco agrega um sabor especial!
3. Feijão com costela bovina
Preste atenção agora, porque tenho certeza de que você nunca viu um feijão desses, que leva costelinha de porco e muito tempero natural, os ingredientes são:
- 800g de costela de bovina (com ou sem osso)
- 500g de feijão
- Azeite ou óleo
- 4 dentes de alho
- 1 cebola grande picada
- ½ colher (sopa) de colorau
- 1 colher (chá) de açúcar
- Sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde, manjericão e orégano a gosto
- 100g de extrato de tomate
Modo de preparo
- Refogue a costela cortada em cubos até dourar no azeite.
- Acrescente cebola, alho, temperos e sal, misture.
- Deixe refogar alguns minutos para pegar o sabor de tudo.
- Quando notar que formou aquele “grude” no fundo, coloque o feijão, extrato de tomate, o manjericão, o orégano e cubra com água.
- Em seguida, feche a panela, coloque em fogo alto, quando pegar pressão, conte 30 minutos e desligue.
- Por fim, tire a pressão, abra e transfira para uma panela com alho e cebola refogados, apenas até encorpar.
Acompanhe o vídeo da receita para pegar todos os detalhes:
DICA EXTRA: se possível, adicione os temperos ainda frescos, como o manjericão, orégano e cheiro-verde, pois dão mais sabor, além de utilizar banha de porco no lugar do azeite, aí sim você vai sentir o sabor do verdadeiro feijão “caipira”!
4. Feijão com carne seca como você nunca viu
Como não podia ficar de fora, temos a sugestão de feijão encorpado com carne seca, carne de sol ou charque, como preferir. O primeiro passo para dar certo é aprender como tirar o sal da carne seca, do contrário o feijão fica salgado demais.
- 500g de feijão lavado
- 500g de carne seca dessalgada
- 1 pimentão amarelo pequeno
- 1 pimentão vermelho pequeno
- 3 dentes de alho
- 1 cebola pequena
- 1 tomate
- 2 folhas de louro
- 1 colher (chá) de colorau
- 1 colher (chá) de cominho
- Sal, pimenta-do-reino e coentro a gosto
- 1 colher (chá) de ervas finas
O primeiro passo é cozinhar o feijão com a carne seca ao mesmo tempo, não esqueça de colocar os temperos. Em seguida, refogue a cebola com o alho, junte os pimentões, o tomate e o azeite.
Quando essa mistura apurar bem, junte o feijão cozido com a carne, misture e aguarde o caldo engrossar. Sirva com arroz à grega e couve manteiga fresca com azeite!
DICA EXTRA: essa mesma receita também fica divina com feijão preto. Aliás, fica parecendo uma deliciosa feijoada, experimente e adicione um pouco de paio para dar um sabor extra!
5 sugestões de feijão com carne de frango
Quem diz que receita de feijão tradicional com frango não fica boa, é porque nunca experimentou as sugestões que apresento a você agora:
- Cozido de feijão branco com frango (coxa e sobrecoxa, filé, drumete, sassami).
- Feijão fradinho com frango desfiado e molho cremoso.
- Opção de feijão com pé de galinha picante.
- Picadinho de frango temperado com feijão carioca + molho de tomate encorpado.
- Feijão rajado com desfiado de coxa e sobrecoxa desossada e calabresa.
A maioria das receitas que têm como finalidade combinar o feijão com alguma carne podem ser ajustadas de diferentes formas. Por exemplo, você não precisa necessariamente cozinhar tudo junto, uma vez que pode fazer separado e depois juntar os sabores, fica aqui essa dica incrível!
Independentemente da carne escolhida, saiba que o resultado dificilmente vai desapontar, afinal, ainda estamos falando de feijão do dia a dia, mas com um componente que serve até mesmo como complemento para uma refeição completa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de carnes para colocar no feijão, não esqueça de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!