As únicas pessoas que não gostam de pernil à pururuca são aquelas que nunca experimentaram a verdadeira receita, aquela feita na roça de forma rústica.
Não há como negar que esse tipo de preparo é trabalhoso, pois é necessário acertar o ponto da carne, sabor do tempero e ainda pururucar. Porém, o resultado vem na mesma proporção, já que nada se compara em sabor.
Considerando todos estes aspectos, além de escolher 3 receitas incríveis, mostrarei algumas técnicas para pururucar seu pernil como um profissional. Vamos lá?
3 receitas simples e deliciosas de pernil à pururuca
1. Receita de pernil assado à pururuca com farofa de abacaxi
Ingredientes
- 1 cenoura;
- ½ talo de salsão;
- 1 cebola;
- 5 dentes de alho;
- Tomilho a gosto;
- 1 copo de cachaça branca;
- ½ garrafa de vinho branco seco;
- 1 copo de água;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite suficiente;
- 1 peça de pernil.
Modo de preparo
- O primeiro passo é bater os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo com textura cremosa.
- Em uma assadeira grande, coloque o pernil, despeje a marinada, cubra com papel-alumínio e reserve na geladeira por 12 horas.
- Retire o papel-alumínio e reserve 3 conchas da marinada.
- Limpe a pele do pernil com papel-toalha para retirar o tempero, deixando a pele seca.
- Em seguida, salpique sal sobre a pele, pois o sal puxa a umidade, fazendo o processo de osmose, que é onde a pele fica à pururuca.
- Leve em forno preaquecido a 160° por 2 horas.
- A cada meia hora dê uma olhada, verificando se a pele está secando corretamente.
- Na terceira verificação, você perceberá que a marinada secou.
- Adicione o restante da marinada separada anteriormente, cuidado para não molhar a pele.
- Por fim, o ponto ideal é quando a pele está bem caramelizada, dourada e a carne suculenta.
Como acompanhamento, faça farofa de abacaxi cremosa e saborosa, casando da melhor maneira possível com o agridoce da receita. Tudo isso você encontra no vídeo a seguir:
2. Receita rápida de pernil à pururuca fácil
Para esta receita, você precisará de 1 pernil de 2kg, 2 cabeças de alho, 1 cebola grande, suco de 3 limões grandes, sal e pimenta-do-reino. Bata tudo no liquidificador, despeje sobre o pernil no saco próprio para alimento e leve à geladeira por 12 horas.
Retire o pernil da marinada para carne de porco, transferindo para uma assadeira untada com azeite. Em seguida, feche com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 200° por 2 horas.
Ao final do tempo, retire o papel-alumínio e volte asse por mais 1 hora até ficar suculento e dourado. “Tá, tudo bem, mas e a pele à pururuca?”.
Técnica do óleo quente para pururucar
Em uma panela, coloque 1lt de óleo e deixe até ficar bem quente. Em seguida, com todo cuidado vá regando a pele com a ajuda de uma concha, bem devagar até a pele ficar totalmente à pururuca, cheia de bolhas e irresistível.
3. Pernil assado à pururuca com tempero injetado
Essa receita eu tenho certeza de que você nunca viu. Estou falando do pernil com tempero injetado e da pururuca.
Além de ficar com um resultado fantástico, a sugestão é para quem está sem tempo para o preparo mais “elaborado”. Então, considere os ingredientes abaixo para cada quilo de pernil:
- 2 a 3 dentes de alho
- 1 cebola
- ½ maço de cheiro-verde
- 2 limões cravos
- 150ml vinagre
- 150ml de água
- Sal e pimenta a gosto
Esse preparo se resume a bater tudo no liquidificador, formando uma pasta verde bem aromática. Depois é só peneirar a parte líquida da sólida, onde você irá usar o tempero líquido para injetar e o sólido para massagear a carne.
Em seguida, preencha um injetor culinário, faça furos no pernil e injete o tempero. Espalhe o tempero verde por cima da carne, tampe e leve à geladeira de 12 a 24 horas para marinar.
Ao final do tempo, limpe o excesso de tempero e seque por completo a pele. Feche a assadeira novamente e leve ao forno preaquecido a 180° por 2 horas. Por fim, abra, pincele azeite na pele e deixe por mais 1 hora a 220° para dourar e cozinhar completamente.
Enfim, o processo para pururucar aqui é o mesmo da receita anterior, ou seja, espalhar óleo bem quente sobre a pele, com cuidado.
O diferencial é que o tempero injetado é absorvido com mais eficiência, isto é, o sabor fica completamente único! Não sabe como injetar o tempero, sem problemas, acompanhe o vídeo da receita:
4 ideias de tempero para pernil
Se você notar, as receitas anteriores seguem o mesmo padrão, tanto de tempo quanto no método para pururucar, correto? Então, o que muda na verdade é o tempero utilizado. Sendo assim, separei outras sugestões:
- Pernil ao molho agridoce com shoyu e mel.
- Pernil à pururuca marinado na laranja com limão e tomilho.
- Marinada de vinho branco, laranja e limão para pernil assado.
- Marinada de cerveja preta com açúcar mascavo e toque de limão.
Como pururucar pele de porco: técnicas diferentes
Ao longo das receitas vimos algumas maneiras de pururucar a pele do pernil, mas existem técnicas específicas que dão resultados melhores.
Por exemplo, cobrir o couro com uma camada de sal grosso e deixar por algumas horas, faz com que a umidade do couro seja absorvida, ou seja, a pele endurece e pode ser pururucada com facilidade no braseiro.
Além dessa técnica, muitas pessoas utilizam cachaça, onde colocam o couro em contato com a cachaça por algumas horas. Neste preparo, o álcool ajuda a diminuir a umidade do couro, facilitando com que a alta temperatura do braseiro dê a pururucada ideal.
Por fim, só resta você escolher a melhor receita e o método para pururucar e mãos à obra, você não vai se decepcionar com o resultado!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar e até a próxima!