Quando a gente fala em acompanhamento para costelinha de porco, a primeira coisa que vem à cabeça é batatinha gratinada ou mandioca, não é mesmo?
Mas nós precisamos pensar diferente, porque na verdade tudo pode se transformar em acompanhamento. Por exemplo, se você faz um arroz caprichado, com bastante ingrediente, me diz se não vai combinar com a costelinha?
Então, partindo desse ponto selecionei muitas dicas sensacionais de acompanhamento que vão valorizar ainda mais seu assado. Confira!
24 ideias de acompanhamento para costelinha de porco que combinam
A beleza e vantagem de fazer costelinha de porco é sua versatilidade. Veja bem, se você fizer somente a carne assada, com um tempero bem gostoso, é suficiente. O mesmo acontece ao preparar na churrasqueira e servir com um molho bem cremoso.
Nesse sentido, dei uma separada nos acompanhamentos por categoria, como molho, arroz, legumes, vegetais e por aí vai, tudo bem?
5 ideias de arroz encorpado que combinam com costelinha suína
A lista que você verá a seguir, é mais voltada para cardápios completos, como almoços e jantares, mas nada impede que você a utilize em um churrasco regado a costela suína!
- Arroz mineiro servido com costelinha assada em pedaço + vinagrete de couve-flor.
- Arroz à grega com brócolis salteado na manteiga + maionese de batata.
- Sugestão de arroz de forno com queijo + purê de mandioquinha com salsinha.
- Sugestão de arroz simples com açafrão + legumes grelhados na manteiga.
- Ideia de arroz com legumes + farofa feita com o caldo da costelinha.
Além destas irresistíveis opções, ainda podemos mencionar o arroz feito com a própria costelinha, ou seja, ao invés de preparar um arroz simples, você une à carne já assada ou grelhada, podendo incorporar um pouco de coentro e bastante salsinha!
5 ideias de legumes grelhados e vegetais assados
Agora, se você está procurando opções leves apenas, o ideal é pensar em receitas com legumes. Com isso, você pode fazer legumes chapeados, como a abobrinha com azeite na frigideira, berinjela de forno com parmesão ralado, entre outros:
- Espetinho de legumes grelhados + vinagrete tropical completo.
- Picado de berinjela, abobrinha e pimentão vermelho na brasa.
- Brócolis no vapor e manteiga + arroz de couve-flor e parmesão.
- Mix de batata de batata + cebola roxa + pimentões grelhados com molho de ervas.
- Aspargos assados com creme de queijo.
Todas estas sugestões contribuem para o preparo da costelinha, ou seja, são todos rápidos, pois em sua maioria é só temperar e colocar na grelha, enrolar no papel-alumínio e levar à brasa ou simplesmente no forno.
6 ideias de molhos para deixar a costelinha mais saborosa
Há quem diga que para acompanhar a costelinha suína, apenas o molho certo já é suficiente para ter uma combinação dos deuses. Não sei quanto a você, mas tenho que confessar que costela com molho barbecue, por exemplo, é de arrasar qualquer churrasco, veja algumas sugestões:
- Molho barbecue com Coca-Cola (ideia genial para trazer mais sabor).
- Tradicional molho de churrasco com cebola caramelizada.
- Molho encorpado de mostarda escura com mel.
- Sugestão refinada de molho mediterrâneo de tomate.
- Sugestão de molho de tomate com vinho reduzido + ervas frescas.
- Ideia de molho agridoce de laranja com limão.
Dentre essas sugestões, gostaria de ressaltar o molho mediterrâneo de tomate. Pode até parecer chique demais para fazer em um churrasco, mas saiba que é bastante simples e enriquece muito o sabor da costelinha.
O molho nada mais é do que uma redução de tomate italiano em pedaços, vinho tinto seco, água e temperos, como páprica e pimenta calabresa.
A ideia é finalizar o molho com os pedaços da costelinha, que é para agregar sabor de verdade. Vou deixar uma receita abaixo, acompanhe e não deixe de fazer!
8 ideias variadas para incrementar sua experiência
Para que você não diga que não encontrou o acompanhamento que procurava ou que não trouxe ideias diferentes, montei essa outra lista com ideias variadas que podem melhorar qualquer receita de costela.
- Canjiquinha com costelinha assada.
- Batata doce e milho assado na espiga com costelinha.
- Batata rústica assada com tomilho e queijo parmesão fresco ralado.
- Purê de batata ou mandioquinha cremoso.
- Folhas verdes com creme de espinafre.
- Tomate recheado e assado na churrasqueira.
- Risoto de alho-poró com palmito.
- Cuscuz marroquino com legumes salteados.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de acompanhamento para costelinha de porco, se gostou não deixe de compartilhar e até a próxima!