Existem muitas maneiras de preparar panceta, mas é preciso primeiramente aprender como temperar panceta para churrasco, aproveitando todo o sabor da carne.
Algumas pessoas consomem panceta, mas nem se dão conta de que estão comendo um corte retirado da barriga do porco. Por não ser defumada, a panceta tem um sabor suave e perfeito para combinar com temperos exóticos.
Então, continue e conheça os passos que juntei para ajudar você na hora de dar aquele “acabamento” na sua peça de panceta. Deu água na boca? Vamos lá!
3 passos de como temperar panceta para churrasco
Assada em tiras, pedaços ou peça inteira, a panceta está entre os cortes mais procurados e consumidos no churrasco. Aliás, é uma carne que até mesmo quem não é muito fã de carne suína curte harmonizar com bons acompanhamentos.
Como mencionado, a panceta tem sabor suave, quase delicado, mas ainda estamos falando de carne suína. Portanto, há algumas opções de temperos mais indicadas, tais como:
- Sabores cítricos como limão.
- Toque ácido do vinagre enriquece e valoriza a carne.
- Sabores picantes como a páprica e a pimenta-do-reino ficam divinos.
- Mostarda é bem absorvida pela carne.
- Cervejas mais complexas também combinam.
Veja agora 3 passos práticos para temperar sua carne para o melhor churrasco de panceta.
1. Escolha o corte ideal para seu churrasco
Uma coisa que ninguém conta, é que se você chegar no açougue e pedir 1kg de panceta, em 99% dos casos, o açougueiro irá cortar a panceta em tiras. Não que fique ruim, longe de mim dizer isso, mas acaba tirando o “glamour” da carne.
Quando em tiras, fica complicado temperar corretamente, especialmente se você pretende fazer uma marinada ou quem sabe até mesmo pururucar.
Portanto, a primeira coisa é pedir ao açougueiro a gentileza de tirar uma peça inteira na quantidade desejada. Claro, se for para servir de entrada ou como petisco, a panceta em tiras resolve e fica super saborosa.
2. Deixe a criatividade rolar na hora de temperar
Não existe tempero ruim, existe sim temperos que a gente não gosta tanto. É justamente por isso que a combinação de sabores deve ser pessoal. Entretanto, montei 2 sugestões de tempero para você usar.
Opção 1
- 1kg de panceta;
- 5g de alecrim;
- 5g de tomilho;
- 20g de coentro fresco picado;
- 5g de páprica picante;
- 10g de gengibre picado;
- Suco de 1 limão;
- 5 dentes de alho picados;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 colher (sopa) de shoyu.
A sugestão aqui é levar todos os temperos para o soquete de pilar e amassar bem, formando um tempero espesso e aromático.
Opção 2 de tempero para panceta
- 1kg de panceta
- 1 pimenta dedo-de-moça
- 1 ramo de alecrim fresco
- 4 dentes de alho processados
- 1 ramo de tomilho fresco
- 1 colher (sopa) de sal grosso
- Pimenta-do-reino e páprica a gosto
Agora que conhecemos bons temperos, é hora de conhecer a técnica que os grandes churrasqueiros utilizam para temperar panceta:
- Com a carne para cima, faça cortes ao longo da peça, de uma ponta a outra.
- Tome cuidado para não atravessar o couro.
- Em seguida, reproduza os cortes no sentido contrário, ou seja, formando uma espécie de quadriculado.
- Com o tempero pronto, espalhe por dentro dos “vãos” que se formaram na peça.
- Regue com um bom fio de azeite e leve para grelhar.
Isso fará com que o centro da carne absorva todo o sabor dos temperos. Ah, vale dizer que essa prática funciona para todos os tipos de temperos, confira detalhes no vídeo do preparo:
3. Tenha atenção aos cuidados na hora de grelhar
A panceta é uma carne que se dá muito bem com o braseiro quente, mas o primeiro passo é colocar a peça virada com os temperos para grelha. Após 30 minutos, vire a parte do couro e deixe por 10 minutos.
Na sequência, retire do fogo, embrulhe em papel-alumínio para agilizar o preparo e retorne à churrasqueira, mas agora com a parte do couro para baixo. Desse modo a carne deve ficar cerca de 1 hora assando.
Por fim, quando a carne estiver macia, suculenta e bem assada, retire do alumínio e deixe na parte mais baixa da churrasqueira por 5 minutos, para que o calor intenso do braseiro possa “sapecar” o couro.
Essa dica valoriza ainda mais a carne quando você deixa marinando por pelo menos 3 horas, ou seja, realça e acentua o sabor dos temperos.
Tempero simples para panceta em tiras
Caso você queira fazer a panceta em tiras no seu churrasco, saiba que existe um tempero muito simples e rápido que você pode usar para temperar. Confira a receita:
- 3 Dentes de alho amassados;
- 1 Colher (sopa) de tempero completo ou sal fino;
- 3 Colheres (sopa) de mostarda;
- Salsinha desidratada a gosto;
- Cerca de 300 ml de água.
Você só precisa colocar a panceta em tiras em uma vasilha, depois ir acrescentando os ingredientes do tempero e misturar tudo. Deixe descansar por 15 minutos nessa mistura e leve para assar na churrasqueira. Fica uma delícia.
DICA EXTRA: experimente fazer uma panceta recheada
Quer diferenciar seu churrasco, onde todo mundo vai sair falando daquela panceta inesquecível? Então a saída é rechear a panceta, receita tradicionalíssima em Minas Gerais, utilize os ingredientes:
- 1kg de panceta
- 1 calabresa
- 100g de bacon fatiado
- 1 cenoura grande
- Suco de 1 limão
- Dose de cachaça
- Sal, pimenta-do-reino e colorau a gosto
- Alho e cheiro-verde a gosto
A cenoura, calabresa e o bacon devem ser fatiados em palitos grandes. Não tem segredo aqui, basta temperar a peça, colocar os ingredientes no meio da panceta, salpicar tempero por cima, fechar e amarrar com barbante como se fosse um rocambole recheado.
O bom dessa receita recheada, é que você pode usar a churrasqueira ou assar no forno mesmo, que o resultado é uma panceta à pururuca simplesmente divina!
E então, já está preparando o carvão para colocar as dicas em prática? Acredito que agora não há nada que você não saiba sobre esse incrível corte suíno, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar e até a próxima!