Esse corte não é popularmente conhecido como o mais rápido ou simples de preparar. Apesar disso, acertar no tempero para cupim já é meio caminho andado.
Essas duas verdades sobre o cupim podem acabar desencorajando a pessoa de fazer, mas é preciso afirmar: cada esforço vale muito a pena. Aliás, essa carne é muito boa no sentido de segurar tempero, pois absorve bem as especiarias e líquidos.
Então, se já deu água na boca só de ler as palavras “cupim” e “muito sabor”, acompanhe as dicas incríveis que escolhi para você fazer o melhor cupim assado!
Conheça a melhor combinação de tempero para cupim
A primeira impressão que dá quando vamos preparar o cupim, é de que a carne não pegará o tempero.
Isso porque falamos de uma carne bem robusta e a princípio firme. Mas é aí que as pessoas se enganam, pois, são justamente essas características que fazem do cupim um dos melhores cortes para se temperar.
Antes que você saia “socando” tempero para tudo que é lado, saiba que existem certos temperos e conjuntos de especiarias que acentuam e dão ainda mais vida ao cupim, como a pimenta-do-reino, pimenta calabresa, tomilho, louro e até mesmo um toque de molho shoyu.
Esse corte tem uma quantidade excepcional de gordura, que acaba combinando perfeitamente com sabores cítricos e temperos mais fortes.
Aliás, você sabia que os grandes churrasqueiros dizem que o segredo para temperar e preparar o cupim, é a combinação de cerveja com suco de laranja?
Claro, ainda temos outros temperos, mas a base pode ser facilmente essa. Dá uma olhada nessa sugestão de tempero completo que serve como base!
Ingredientes
- 2 cebolas roxas;
- 1 cabeça de alho média;
- 3 folhas de louro;
- 100ml de óleo (não utilize azeite porque amarga);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Primeiramente, descasque a cebola e o alho. Corte as cebolas em 4 para facilitar. Em seguida, coloque no liquidificador todos os ingredientes e bata muito bem por 2 minutos, até formar um creme branco e cremoso.
DICA EXTRA: esse tempero base pode ser utilizado para temperar, por exemplo, espetinho de cupim, pois ao assar a carne fica com um aroma incrível e um sabor incomparável, prove e surpreenda-se!
Preparando o restante dos ingredientes
Se você achou que o tempero se resumiria apenas aos ingredientes acima, saiba que estamos apenas começando. Afinal, como mencionei, aquele tempero é apenas a base, então, siga as instruções do restante dos ingredientes:
- 2 colheres (sopa) do tempero preparado acima
- 1 colher (chá) de sal
- ½ colher (chá) de pimenta-do-reino
- Suco de 1 laranja-da-Bahia
- Raspas da casca da laranja
- ½ lata de cerveja
- 2 colheres (sopa) de óleo
Simples assim, leve no liquidificador e bata até incorporar tudo. Seu tempero está mais do que pronto para lambuzar a peça de cupim. Na realidade, essa receita forma um tipo de marinada, nos levando à temperagem de carne.
Se por acaso você se perdeu em algum momento do preparo, pode sempre conferir através do vídeo:
Como temperar cupim corretamente para ter mais sabor
Vale ressaltar, que assim como fazemos em muitos outros cortes bovinos, onde adicionamos os temperos secos e colocamos azeite para agregar sabores, com o cupim é diferente, combinado?
Isso porque, para que o tempero pegue é essencial que o cupim fique em contato direto com os ingredientes.
Por conseguinte, a mistura para temperar deve ter necessariamente uma concentração maior de líquidos, no caso, a cerveja com a laranja.
Contudo, o pulo do gato de verdade está em furar o cupim com um garfo. Isso mesmo, fure a superfície da carne, de modo que o tempero penetre e o interior absorva os sabores.
Por fim, você terá duas opções: assar o cupim no espeto ou na grelha bem afastada da brasa, pois iremos envolver o cupim com um saquinho próprio para assar.
Opção 1 – Assando no espeto
Assar diretamente no espeto de churrasco é muito mais prático na hora de virar a carne, mas pode ser um problema para colocar o tempero.
Falo isso porque você precisaria furar o saco com o espeto, depois amarrar bem essa parte para não vazar, veja como fazer com segurança:
- Depois de furar a carne com garfo, espete o cupim ao meio.
- Abra um saco para assar e envolva o cupim, furando a base do saco com a ponta do espeto.
- Em seguida, corte uma fita de outro saquinho para amarrar essa ponta furada.
- Levante o espeto, com uma mão você vai apertar a base onde furou e amarrou e despejar o tempero.
- Deite novamente o espeto, segurando a ponta aberta para não vazar, e amarre outra fita plástica.
- Por fim, o cupim será assado diretamente em contato com os temperos, dando mais sabor.
Opção 2 – Assando direto na grelha
Já na grelha é mais simples, pois basta colocar a carne no saco, tirar o ar da embalagem, despejar o tempero e fechar. No entanto, aqui é necessário assar com uma distância maior para não queimar o plástico. Dessa forma, vá virando a carne a cada hora para assar por completo!
DICA EXTRA para preparar o melhor espetinho de cupim
Quem trabalha com a venda de espetinho necessita de toda agilidade do mundo, não é verdade? Tudo para que o cliente receba o espetinho quentinho, macio e saboroso.
Então, assar no espeto ou na grelha pode não ser a melhor estratégia, pois exigiria muito tempo, depois teria que cortar toda a carne, simplesmente não funciona.
Minha sugestão, portanto, é fazer o mesmo processo com o tempero, ou seja, colocar o cupim furado, adicionar o tempero, fechar e reservar por algumas horas. Depois disso, você retira a carne, corta em cubos, coloca nos espetinhos e assa.
Com isso você ganhará um belo tempo e certamente entregará uma carne macia e saborosa!
Conseguiu perceber como não há dificuldade em temperar o cupim? Seja para churrasco ou espetinho, o tempero que aprendeu aqui será muito útil para surpreender o paladar de todos, pode apostar!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!