Você fica de olho o tempo todo na carne, mas aquele segundo de distração e pronto, a carne queima, só resta descobrir como tirar o gosto de queimado da carne.
Quando uma bela peça de carne assada queima ou aquele espetinho de fraldinha bem temperado resseca demais, é de cortar o coração, não é mesmo? A primeira coisa que vem à mente é jogar fora e preparar outro, mas não faça isso ainda.
Afinal, fiz questão de separar dicas incríveis para que você possa “trazer a carne queimada à vida” novamente. Vamos lá!
Como tirar o gosto de queimado da carne?
Antes de mais nada, é preciso estabelecer um limite aqui, ou seja, existem níveis e níveis de carne queimada. Com isso, temos a carne levemente tostada a mais, a carne já com uma crosta mais espessa de queimado e, claro, a carne que não tem salvação.
Dessa forma, a carne que não tem salvação, normalmente é aquela esquecida na churrasqueira, que resseca além da conta e acaba confundida até mesmo com o carvão.
No entanto, as que apresentam o interior ainda macio e suculência ao pressionar com o garfo ou faca, essa sim é possível diminuir o gosto de queimado. Para isso, veja ações básicas:
- Tentar a todo custo raspar aquela crosta queimada.
- Se não for possível raspar, “sacrifique” a ponta queimada.
- Corte em pedaços menores, onde as chances de alguém notar o gosto queimado são pequenas.
- Caso seja um espetinho de carne bovina que queimou, procure raspar levemente com uma faca as bordas “sapecadas”.
- Ainda no espetinho, se tiver queimado os cubos das pontas, substitua por novos pedaços recém assados.
- Parta para a criação de novos acompanhamentos.
Certamente, só excluir as partes queimadas pode não ser suficiente, onde alguns resquícios insistem em permanecer. Nesse momento, existe uma técnica que pode ajudar, consiste em usar uma toalha úmida.
Técnica da toalha úmida para diminuir o estrago na carne queimada
Toalha, pano de prato ou até mesmo tecido multiuso – que é um pano comprado e muito utilizado na cozinha – prefira sempre a toalha limpa e macia, você precisa fazer o seguinte:
- Encharque a toalha com água quente.
- Torça a toalha para retirar o excesso, deixando apenas boa parte da umidade.
- Em seguida, cubra a carne com a toalha ainda morna e deixe por alguns minutos.
- Por fim, retire a toalha e raspe com maior segurança e eficiência a parte queimada.
Além de amolecer a região queimada, ajuda a diminuir bastante o aroma residual de carne queimada.
Faz mal comer carne queimada?
Aqui entra o que mencionei no início, sobre avaliar o quanto a carne está queimada. Então, sim, ingerir carne queimada, especialmente quando passou muito do ponto, é prejudicial à saúde.
Isso porque quando a carne é aquecida a mais de 120°C, o processo dá origem a uma substância nociva à saúde, conhecida como acrilamida, que é altamente cancerígena.
Portanto, caso não consiga excluir por completo a parte queimada a esse ponto, o recomendado, infelizmente, é descartar esse alimento.
DICA EXTRA para reaproveitar um espetinho que passou do ponto
A maior judiação dessa vida é ver um espetinho queimado, pois o cuidado no preparo, o tempero e a vontade de oferecer um espetinho de qualidade, independentemente se é para um amigo ou um cliente, acaba nos frustrando, não é mesmo?
Nesse sentido, se o espetinho der uma leve queimada, coloque as dicas acima em prática, ou seja, aplique a toalha úmida, raspe as partes queimadas, mas aqui vem uma dica de ouro: empane os espetinhos!
Isso mesmo, o espetinho de carne empanado fica uma delícia, bem suculento. Além disso, você pode caprichar nas especiarias e temperos na farinha que usará para empanar, visto que pode facilmente cobrir qualquer resquício de carne queimada.
Evidentemente, se você estiver vendendo o cuidado precisa ser ainda maior, isto é, o cliente não quer um espetinho queimado. Por sua vez, tenha bom discernimento sobre o reaproveitamento dos que passaram um pouco da conta!
8 ideias de molho para disfarçar o gosto de queimado da carne
Outra grande alternativa para tirar o gosto de queimado, é unir a carne ou o espetinho aos molhos. Dessa forma, estude como incorporar opções como:
- Vinagrete caprichado.
- Molho chimichurri (tradicional do Uruguai e Argentina).
- Opção de molho de cogumelos.
- Molho madeira cremoso e robusto.
- Receita de molho barbecue.
- Opção de molho de mostarda e mel para espetinho de costela.
- Alho cremoso é ótimo candidato para minimizar o gosto de queimado.
- Molho encorpado de queijo.
Sendo assim, como última solução você pode apelar para um acompanhamento de espetinho ou churrasco. Afinal, o importante mesmo é tentar de todas as formas não ter de descartar qualquer alimento, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe em suas redes sociais, pois mais pessoas precisam aprender como reaproveitar as carnes. Até a próxima!