Talvez o picadinho seja um dos muitos pratos que representa o brasileiro, pois todos já comemos aquele picadinho suculento e saboroso, mas para isso é preciso conhecer o melhor corte de carne para fazer picadinho.
A qualidade da carne é a base dessa mistura que vai bem a qualquer momento e ocasião, não é verdade? Com isso em mente, montei um pequeno guia com as melhores dicas para você caprichar de verdade no seu preparo. Confira!
Qual o melhor corte de carne para fazer picadinho?
Costumo dizer nesse ponto que tudo depende do bolso, pois o melhor corte mesmo para fazer picadinho é o filé mignon, sem dúvidas.
O filé mignon é extremamente macio, tem aquela pequena porção de gordura que é ideal, além de ficar muito suculento. No entanto, o preço do filé mignon atualmente não ajuda muito o brasileiro, ou seja, a alternativa é variar com carnes mais baratas.
Não que isso seja ruim, pelo contrário, essa é a beleza do picadinho, sendo uma receita versátil que se acomoda em todos os bolsos. Assim sendo, veja outras carnes que podem dar um belo picadinho:
- Patinho
- Coxão mole
- Alcatra
- Acém
- Miolo de acém
- Miolo da paleta
- Bombom da paleta
- Raquete
- Peixinho
Ah, até mesmo o músculo é um candidato incrível para ser a base do seu picadinho. Claro, em casos onde a carne apresenta mais fibras, nervuras e uma textura mais rígida, ainda tem jeito, visto que a panela de pressão está aí para nos ajudar, concorda?
Tem como dar maciez aos cortes de carne mais firmes?
Sim, você não precisa “ostentar” aquela grande peça de mignon para ter um picadinho irresistível. Por exemplo, utilizando 400g de coxão duro em cubinhos, é possível preparar um picadinho diretamente na pressão.
Para isso refogue a cebola com alho, adicione aos poucos os cubos de coxão duro já temperados e em fogo alto, evitando assim de soltar suco e endurecer. Em seguida, acrescente 2 xícaras (chá) de água fervente, tampe, depois que pegar pressão cozinhe por 20 minutos.
Depois disso é só finalizar a receita com batatas, cenouras e legumes, aquele coxão duro mais firme estará derretendo na boca. Inclusive, o mesmo vale para outros cortes mais duros, como:
- Capa de filé
- Chuleta
- Músculo dianteiro
- Lagarto
DICA EXTRA: caso você prefira finalizar o picadinho da forma tradicional, isto é, frigideira, é só cozinhar qualquer um destes cortes na pressão e levar na frigideira, pois eles já estarão mais moles para incorporar o sabor do picadinho!
Sugestão de receita de picadinho fácil e saboroso
Ingredientes
- 500g de miolo de acém
- Farinha de rosca
- Azeite
- Água
- ½ cenoura
- 1 cebola média picada
- ½ alho-poró
- Cheiro-verde
- 1 colher (sopa) de extrato de tomate
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Primeiramente, corte o miolo de acém em cubos, podendo ser médio ou pequeno.
- Em seguida, salpique um pouco de farinha de rosca sobre os cubos.
- Em fogo médio, adicione bastante azeite e doure até selar os cubos.
- Você perceberá que o fundo da frigideira vai dar uma leve “queimada” é assim mesmo.
- Agora, entre com um pouco de água, apenas para desgrudar o fundo, liberando todo o sabor da carne.
- Na sequência, junte os vegetais, cebola, cenoura e alho-poró, todos picados e misture.
- Adicione alho processado, cheiro-verde, extrato de tomate e água até cobrir tudo.
- Por fim, mexa, abaixe o fogo e deixe refogar de 15 a 20 minutos, ou até reduzir o líquido e ficar um creme.
Essa bela mistura pode ser servida com um arroz branco, farofa temperada, couve picadinha e ovo, não precisa de mais nada, não é mesmo?
DICA EXTRA: se preferir um sabor ainda mais marcante, substitua parte da água por cerveja preta, pois traz mais sabor e um toque aveludado, experimente!
5 dicas rápidas para fazer um picadinho de restaurante
As dicas que separei a seguir são no sentido de dar um toque especial aqui, uma diferenciada ali, tudo para resultar no melhor picadinho que você já comeu, vamos lá:
- Ao invés de farinha de rosca, utilize também farinha de trigo, pois ajuda a espessar o caldo da carne.
- Muito importante, assim que picar os cubos, faça questão de usar um papel-toalha de qualidade para secá-los, ajuda a selar.
- Caso for utilizar uma carne mais firme na pressão, tenha cautela para não cozinhar demais ao ponto de desmanchar.
- Você deve evitar que os cubos percam umidade quando os coloca na frigideira, por isso, fogo alto até selar tudo.
- No caso de você preparar somente um picadinho, sem muita “frescura”, não descarte o líquido, pois é possível transformar em um caldo mais acentuado, no qual será espalhado sobre o picadinho no prato.
Tenha muito cuidado na hora do preparo!
Se você experimentar a receita que sugeri, feita com o miolo do acém, verá que a carne é apenas um ingrediente. Isso porque é a combinação de todos os outros detalhes que fazem deste prato uma verdadeira iguaria na mesa brasileira.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar nas redes sociais, isso ajuda muito outras pessoas. Até a próxima!