Como fazer bacon no micro-ondas? Veja como ficar crocante

Você já se perguntou como fazer bacon no micro-ondas e ainda deixar ele crocante de verdade? Pois prepare-se: a resposta é mais simples (e mais deliciosa) do que você imagina.

Sem frigideira, sem gordura espirrando e, melhor ainda, sem bagunça. Com papel toalha e alguns minutinhos, dá pra matar a vontade de bacon com zero esforço e muito sabor.

Como fazer bacon no micro-ondas?

Como fazer bacon no micro-ondas

Antes de tudo, já adianto: aprender como fazer bacon no micro-ondas não tem segredo, mas tem seus truques. Vamos lá conferir?

Ingredientes:

Passo a passo:

  1. Primeiramente, escolha um prato grande que possa ir ao micro-ondas. Se possível, opte por um prato raso. Isso facilita a disposição das fatias e ajuda no cozimento uniforme.
  2. Depois, forre o prato com 2 a 3 folhas de papel toalha. O papel vai absorver toda aquela gordura que escorre enquanto o bacon cozinha.
  3. Distribua as fatias de bacon sobre o papel. Deixe um espacinho entre elas. Nada de sobrepor, senão umas vão cozinhar demais e outras de menos. Em seguida, cubra tudo com mais 2 folhas de papel toalha.
  4. Agora, leve ao micro-ondas na potência máxima e calcule 1 minuto por fatia. Dependendo da potência do seu micro-ondas (e da espessura do bacon), pode ser necessário ajustar o tempo.
  5. Retire com cuidado e deixe descansar por 1 minutinho. Esse descanso faz parte do processo! Durante esse tempo, ele termina de firmar e atinge o auge da crocância.

E é isso. Muito simples aprender como fazer bacon no micro-ondas, né?

Quanto tempo para fritar o bacon no micro-ondas?

Se você está se perguntando quanto tempo para fritar o bacon no micro-ondas, a resposta é: depende da quantidade de fatias e da espessura delas. Mas calma, que vou explicar melhor a regrinha bem fácil pra seguir que mencionei acima.

A média é de 1 minuto por fatia na potência máxima. Então, colocou 5 fatias? Comece com 5 minutos. Mas atenção: nos últimos 30 segundos, é bom ficar de olho.

Isso porque alguns micro-ondas são mais potentes que outros, e o ponto do bacon pode variar de acordo com a marca, modelo e até da espessura das fatias.

Se o bacon ainda estiver meio molinho quando o tempo acabar, adicione mais 30 segundos e vá testando até atingir o ponto que você gosta: mais firme, mais dourado ou bem crocante.

Dá pra fazer bastante bacon no micro-ondas de uma vez e guardar?

Com certeza! Inclusive, isso é ótimo pra quem gosta de agilizar a vida. Fazer várias fatias de bacon e deixar guardadinhas já prontas é uma mão na roda pra quem curte um café da manhã reforçado ou um toque crocante em outras receitas.

Mas ó: tem alguns cuidados que você precisa ter se quiser que ele continue gostoso depois.

Algumas dicas valiosas:

  • Deixe o bacon esfriar completamente antes de guardar. Se você guardar quente, ele “sua” no pote e aí perde toda a crocância.
  • Guarde em um pote com tampa e, se puder, intercale com papel toalha. Isso ajuda a absorver qualquer umidade que possa aparecer na geladeira.
  • Coloque na geladeira por até 4 dias. Passou disso, o sabor e a textura já começam a mudar.

Quer esquentar de novo?

  • Só colocar no micro-ondas por uns 15 a 20 segundos. Rapidinho, ele volta a ficar crocante!

Ah, e evite deixar o bacon pronto fora da geladeira, mesmo que ele pareça seco. Ele ainda é carne e, com o tempo, pode estragar.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Agora que você sabe direitinho como fazer bacon no micro-ondas, não tem mais desculpa pra abrir mão daquela crocância maravilhosa só porque está com preguiça de sujar a cozinha.

Essa dica é simples, funciona em qualquer rotina, e ainda resolve aquele desejo repentino de bacon no meio da tarde – ou da madrugada, por que não?

Além disso, com os truques que você aprendeu por aqui, dá pra fazer na medida certa, guardar pra depois e muito mais.

E olha, pode confiar: depois que você acerta esse preparo, o bacon de frigideira vai acabar ficando só pra ocasiões especiais.

Então corre lá, separa umas fatias, papel toalha e bora deixar seu dia mais gostoso. Porque às vezes, tudo o que a gente precisa é de um bacon crocante… e zero louça pra lavar depois.