A linguiça frita ou assada é uma mistura universal na alimentação do brasileiro, mas até hoje há quem se pergunte: tem que ferver a linguiça antes de fritar?
Pensando nisso, reuni o máximo possível de dicas e informações para ajudar você. Afinal, se é para fazer linguiça, que seja da forma mais saudável e saborosa possível. Vamos conferir as dicas?
Tem que ferver a linguiça antes de fritar mesmo?
Sempre que você come linguiça frita, percebe que acaba com azia ou com a sensação de ter comido muito? Muitas pessoas ainda sofrem com a alta formação de gases desse processo, e a maioria destes problemas está ligado ao preparo da linguiça.
Então, não há obrigação de ferver a linguiça, mas saiba que esse procedimento é recomendado para reduzir a quantidade de gordura do alimento. Além disso, é comum as pessoas descongelarem a linguiça e fritar em uma quantidade excessiva de óleo.
Com isso, se agrava a intolerância à gordura, e o que era para ser uma refeição favorável, acaba sendo ruim e lembrada por horas. Portanto, ferver a linguiça é a alternativa para aproveitar melhor seu sabor e propriedades.
Passo a passo de como ferver a linguiça corretamente
- Em uma panela, coloque bastante água e ½ xícara (chá) de vinagre.
- Ligue em fogo médio e deixe até cozinhar por completo, algo em torno de 10 minutos.
- Em seguida, faça de 2 a 3 furos por linguiça com a ajuda de um garfo.
- Volte as linguiças na panela em fogo médio e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
- Depois disso é só escorrer e fritar.
DICA EXTRA: não fure as linguiças antes do primeiro cozimento em hipótese alguma, pois os gomos acabam se desfazendo! 😉
Tem que tirar a pele da linguiça para fritar?
A não ser que você queira fazer linguiça moída ao invés de frita, o recomendado é não retirar a pele. Na realidade, a pele é o que dá a sustentação para a linguiça ser frita, assada, cozida ou na brasa, por exemplo.
Dessa forma, quando você tira a pele, automaticamente o alimento perde a estrutura e acabam se desfazendo. Não que fique ruim, particularmente com cebola frita, mas para aproveitar o sabor consistente da linguiça, frite por inteira ou em rodelas grossas.
Isso vale ainda mais para as linguiças para churrasco, visto que elas são maiores e mais recheadas com carne de porco. Por outro lado, se você quer de todo jeito tirar a pele, saiba que preparei uma dica interessante para você, é só continuar a leitura.
Como fritar linguiça sem desmanchar?
Para que a linguiça se mantenha inteira na hora de fritar, o ideal é seguir o processo de aferventar como mostrei acima, e fritar os gomos inteiros. Essa é a forma ideal de fritura, mas há também outros métodos.
Um deles é cortar a linguiça em rodelas grossas e fritar, mas calma lá porque aqui tem um ponto de atenção muito relevante.
Geralmente, a linguiça já costuma soltar bastante gordura, não é mesmo? Isso quer dizer que se você adicionar qualquer outra fonte de gordura, certamente terá um alimento oleoso e que pode acabar não descendo tão bem.
Desse modo, evite colocar óleo ou, caso o faça, que seja apenas um fio para aquecer a frigideira. Inclusive, o azeite pode ser um bom substituto para o óleo, mas com um pequeno fio também.
Até os profissionais nutricionistas indicam fritar sem óleo algum, pois a quantidade liberada pela linguiça na fritura é suficiente para finalizar o processo.
Outra maneira de trazer mais sabor à refeição sem usar o óleo, é incluir cebola na hora de fritar. Isso porque a cebola costuma soltar líquido, ajudando na fritura da linguiça.
Por fim, uma pequena quantidade de manteiga de qualidade pode criar a base de óleo para a fritura, oferecendo um sabor mais marcante, procure apenas não exagerar! 😉
DICA EXTRA: jeito diferente de fritar linguiça
Como prometido, vou mostrar para você como retirar a pele da linguiça e fritar sem desmanchar. Afinal, não é possível ter certeza da procedência real da tripa utilizada nas linguiças, não é verdade? Conheça 7 passos simples!
- Utilize a tradicional linguiça de porco ou linguiça de frango.
- Pegue um gomo e faça um corte na parte mais longa da linguiça até a metade.
- Evite descer muito a faca para não abrir ao meio.
- Em seguida, com cuidado você terminará de abrir a linguiça ao meio com as mãos, formando duas partes juntas.
- Com mais cautela ainda, retire a pele.
- Por fim, leve à frigideira quente com pouquíssimo óleo.
- O segredo está em não mexer na linguiça até selar o lado em contato com o calor.
Esse método ajuda a fritar mais rápido as linguiças, elimina mais gordura e deixa crocante, experimente! 😉
Seguindo as dicas e os passos que mostrei aqui, até mesmo as pessoas que não costumam comer irão se surpreender, pode apostar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que possam ser válidas para melhorar sua qualidade de vida e alimentação. Compartilhe para ajudar mais pessoas e até a próxima!