Será que pode congelar carne temperada? Muitas pessoas têm essa dúvida, já que é uma praticidade muito grande. Afinal, basta cortar as carnes em filés, temperar e congelar. Ao descongelar, a carne está prontinha para fritar ou fazer um churrasco.
O maior problema de comprar carne em grande quantidade é que elas podem estragar rapidinho. Por isso, é sempre recomendado congelar as carnes e descongelar somente quando for consumir.
Dessa forma, a pessoa sempre consumirá uma carne de qualidade com todos os nutrientes e vitaminas intactos. Veja a seguir se realmente pode congelar carne temperada!
Será que pode congelar carne temperada?
Bom, poder pode, mas não é tão indicado assim. Conheço por aí muitas pessoas que congelam carne temperada. O maior benefício é ter uma carne pronta para consumo imediato.
Isso funciona muito para estabelecimentos que fazem churrasco para vender. É possível temperar uma grande quantidade de carne e agilizar todo o processo na hora de preparar.
Eu, particularmente, não gosto de congelar carne temperada. Quando colocamos para congelar, alguns tipos de carne e tempero soltam muita água, fazendo com que uma boa parte do tempero saia da carne. Mas se você quer fazer esse processo, precisa tomar alguns cuidados:
Sal grosso nem pensar!
Primeiramente, é preciso ter muito cuidado com a quantidade de sal. Aliás, temperar carne com sal grosso nem pensar, porque com o tempo a carne irá puxar todo o sal. Isso significa que você terá uma carne muito mais salgada do que colocou na hora de congelar.
Não exagere nos temperos!
Outra coisa é que alguns temperos como o alho e a cebola ajudam a escurecer a carne com o tempo, mesmo se congelado. O excesso de sal, além de salgar a carne com o tempo, também ajuda a desidratar. Então, após descongelar você perceberá um monte de água soltando da carne.
Cuidado com o tempo de congelamento!
Se você quiser congelar carne temperada, saiba que precisará consumi-la em no máximo 1 semana. Após esse tempo, os temperos começarão a mudar de sabor. Alguns irão se acentuar demais, outros podem alterar até o sabor da carne. Principalmente quando falamos em temperos que utilizam o vinagre.
Quando passa mais de uma semana, ele pode deixar a carne com sabor azedo. Sem contar que após 1 semana a carne já começa a entrar em processo de putrefação acelerado por conta dos temperos.
Como refrigerar carne temperada corretamente
Como você pôde perceber, não é tão legal assim congelar carne temperada. A não ser que você consuma rapidamente, não é mesmo? A melhor forma de armazenar carnes temperadas é bem refrigeradas na geladeira.
Eu gosto muito de fazer um tempero de churrasco com vinagre, alho, pimenta do reino e sal. Pra mim apenas 1 dia é suficiente para ter um marinado para carne de qualidade. Além de amaciar a carne, o vinagre deixa um aroma e sabor incríveis!
Quando eu tempero as carnes, coloco em potinhos de vidro (porque não deixam cheiro, nem alteram o sabor da carne) separados com no máximo 5 bifes ou 10 cubinhos de carne. Isso porque quanto mais espaço, melhor é a conservação da carne.
Outra opção também é congelar os bifes separados, embalados um a um à vácuo ou em filme plástico. 😉
Agora você já sabe se pode congelar carne temperada. Coloque todas essas dicas em ação e se quiser aprender mais sobre como fazer um churrasco de qualidade, sugiro que dê uma olhada no Curso Mestre do Churrasco, que sempre recomendo aqui no blog.
Ele é o mais completo, 100% online, com vídeo-aulas práticas e ideal para quem quer ganhar dinheiro com esse negócio. Compartilhe as dicas!