Bife acebolado com maionese: Como fazer?

Imagine isso: você chega em casa, cansado, querendo algo que seja gostoso de verdade, mas que não exija uma eternidade na cozinha. Aí você lembra daquele clássico imbatível: bife acebolado com maionese. Simples, mas saborosíssimo!

A carne suculenta, as cebolas caramelizadas no ponto certo e aquele toque cremoso da maionese fazem desse prato uma verdadeira delícia.

E o melhor? É tão fácil que até quem não tem muita intimidade com as panelas vai tirar de letra. Vamos nessa? Além da receita, vou te passar umas dicas que vão deixar tudo ainda mais irresistível!

Como fazer bife acebolado com maionese?

Bife acebolado com maionese

Ingredientes:

Antes de mais nada, separe esses ingredientes básicos que todo mundo tem em casa. Afinal, a simplicidade dessa receita é um dos seus grandes atrativos. Confira o que você vai precisar:

  • 4 bifes (pode ser de alcatra, contra-filé ou a carne que você preferir)
  • 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
  • 2 colheres de sopa de maionese (a estrela do prato!)
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Cheiro-verde picado (opcional, mas dá um toque legal)
  • 1 colher de sopa de vinagre (opcional, mas ajuda a temperar melhor a carne)

Agora que você tem tudo à mão, vamos começar o preparo. Vai por mim, é mais rápido do que parece!

Passo a passo:

1. Tempere os bifes

Primeiramente, tempere os bifes. Coloque-os numa tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino, alho e, se quiser, um pouco de vinagre.

Isso ajuda a realçar o sabor da carne e ainda a deixa mais macia. Nesse meio tempo, você pode deixar a carne descansando por uns 15 minutos. Enquanto isso, que tal adiantar os outros preparos?

2. Frite os bifes

Agora, em uma frigideira grande, aqueça o azeite (ou óleo) em fogo médio. Coloque os bifes e deixe-os dourar bem de ambos os lados. Isso deve levar de 3 a 4 minutos de cada lado, dependendo da espessura da carne.

Assim que os bifes estiverem douradinhos, retire-os da frigideira e reserve. Mas, não se preocupe, eles já voltaram para a cena.

3. Caramelize as cebolas

Em seguida, na mesma frigideira (nada de sujar mais louça, né?), acrescente as rodelas de cebola. Se achar que precisa, coloque um fiozinho extra de azeite.

Cozinhe em fogo baixo e vá confundindo de vez em quando, até que as cebolas fiquem bem douradas e caramelizadas.

Esse processo demora uns 10 minutos, mas, acredite, vale a pena! A cebola caramelizada vai dar aquele toque adocicado e especial ao seu prato.

4. O toque especial: uma maionese

Agora vem a parte mágica: a maionese ! Assim que as cebolas ficarem caramelizadas, adicione a maionese diretamente na frigideira.

Misture bem, deixando a maionese se incorporar com o restinho do caldo que ficou da carne e das cebolas. Isso vai virar um molhinho super cremoso e cheio de sabor! Além disso, se quiser dar um toque final, jogue um pouquinho de cheiro-verde picado por cima.

Por fim, coloque os bifes de volta na frigideira e deixe o molho de maionese e cebolas incorporar bem. Pronto! Seu bife acebolado com maionese está finalizado e pronto para servir.

E que tal conferir uma receita em vídeo?

Dicas para deixar seu bife acebolado com maionese ainda mais gostoso

Se você quer que seu bife acebolado com maionese fique perfeito, vou te dar algumas dicas. Com elas, seu prato vai ficar ainda mais incrível:

  • Maionese caseira: Se você quiser caprichar ainda mais, pode fazer sua própria maionese. Aliás, é super simples: basta bater uma gema com óleo, limão, sal e mostarda. O sabor é inigualável!
  • Adicione um toque de vinho: Para dar um ar mais sofisticado ao prato, que tal adicionar uma colher de sopa de vinho branco ou tinto na hora de caramelizar as cebolas? O álcool evapora, mas o sabor do vinho fica, deixando tudo mais gostoso.
  • Acompanhamentos: Esse prato vai muito bem com um arroz branco soltinho e uma salada fresca. No entanto, se você algo mais incorporado, batatas fritas ou um purê também são ótimas opções.

Variações para sair da rotina

Para variar o cardápio e testar outras versões do bife acebolado com maionese, podemos fazer variações. Veja abaixo algumas sugestões que podem deixar sua refeição ainda mais interessante:

  • Bife acebolado com maionese e batatas: Quer uma refeição ainda mais completa? Então, adicione batatas. Cozinhe-as, corte em cubinhos e depois doure na frigideira antes de servir junto com o bife e a cebola. Fica uma delícia e complementa o prato super bem!
  • Bife acebolado com cogumelos: Se você é fã de cogumelos, pode adicioná-los à receita. Enquanto carameliza as cebolas, coloque os cogumelos fatiados e deixe cozinhar junto. Dessa maneira, eles absorveram todo o sabor do molho e ficam incríveis.
  • Bife acebolado com queijo: Quer um toque ainda mais cremoso? Experimente colocar uma fatia de queijo por cima do bife assim que ele estiver quase pronto. Depois, tampe a frigideira por alguns segundos até o queijo derreter. Pronto! Você terá um bife acebolado com queijo derretido e maionese – um verdadeiro sonho!

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

E aí, já ficou com água na boca para fazer esse bife acebolado com maionese ? Além de ser uma receita fácil e deliciosa, ela permite várias adaptações, de acordo com seu gosto ou o que você tiver na geladeira.

Além disso, é um prato super versátil, que combina tanto com um almoço caprichado quanto com um jantar rápido.

Agora é sua vez! Experimente e bom apetite!