Quais são as carnes brancas? Veja os principais tipos

Quer descobrir quais são as carnes brancas e as principais características de cada uma? Confira abaixo todas as informações!

As carnes brancas são aquelas que reservam grandes quantidades de lipídios e proteínas em relação à dieta. Um pouco menos que as carnes vermelhas, mas ainda assim taxas boas e proteicas.

De modo geral, existem diversos tipos de carnes, sendo que as brancas se diferenciam das vermelhas, porque possuem propriedades específicas.

Quais são as carnes brancas mais conhecidas?


Consideramos carne branca aquela que provém dos seguintes animais:

quais são as carnes brancas

Benefícios das carnes brancas

A carne, no geral, é repleta de vitaminas importantes para o nosso organismo. Porém, as carnes brancas apresentam os seguintes benefícios:

  • menores quantitativos gordurosos;
  • menores quantitativos de gorduras de absorção fácil;
  • digestão muito melhor em relação à carne vermelha;
  • menores quantitativos do colesterol total;
  • menores quantitativos de gorduras saturadas;
  • menor potencial de agressões cardíacas;
  • previne o Alzheimer.

Consumir carnes brancas é uma alternativa para a redução da utilização excessiva de carne vermelha. Elas têm relação com efeitos adversos maiores como o câncer de próstata e de pâncreas. Contudo, não há estudos que comprovem com suficiência se isto ocorre com as alternativas magras.

Tipos de carnes brancas


É possível fazer a divisão das carnes brancas em duas segmentações. Há as carnes que provém de aves e as carnes que provém dos peixes. Determinadas carnes podem apresentar cores diferenciadas.

Carnes de peixes são grandes fontes do ômega 3. Além disso, há diversos minerais importantíssimos para que o organismo funcione bem. A exemplo disso podemos citar:

  • manganês;
  • fósforo;
  • cobalto;
  • iodo;
  • vitamina A;
  • vitamina do complexo B.

Isto faz com que o peixe seja bom para regenerar as células, sem deixar que as veias se prejudiquem e fiquem endurecidas. Além disso, combatem o envelhecimento precoce, reduzem patologias do coração e, como todas as carnes, são fontes proteicas. As carnes brancas mantém a saúde muscular.

Aqueles que fazem o consumo das carnes brancas conquistam as dilatações fibrosas dos músculos, se estão buscando a hipertrofia. Isto porque auxilia no manejo do sistema da imunidade, fortalecendo osteoporose e, ainda, auxilia na prevenção de uma diversidade de outras patologias.

Como fazer o consumo?

Em situação de aves, há um melhor consumo quando sem as peles. Dessa forma, os níveis calóricos desta alimentação cai bastante.

Se puder ter o consumo grelhado ou cozido, bem como a carne do peixe, os índices apresentam a tendência de cair ainda mais do que se fossem consumidos fritos ou empanados.

Carnes de aves são fontes de elementos proteicos e de vitaminas do complexo B. Determinados cortes são passíveis de conter maiores concentrações dos itens e menores taxas de colesterol. Em algumas situações, estas taxas são menores que as de carne vermelha.

Por isso, prefira os cortes como peitos que, além de serem peças grandes, contam com os músculos das aves.

Carnes brancas: Como preparar?

O preparo das carnes pode causar influências na forma do impacto gerado ao nosso organismo. A forma como preparamos e o tipo do corte da carne pode dizer muito em relação à nossa saúde. Por isso, é preferível que:

  • se faça os assados, ensopados e carnes grelhadas – elas tendem a manter a conservação de nutrição das carnes, ao passo que também diminuam as gorduras presentes nas mesmas.
  • acrescente os vegetais e os legumes, em geral – trata-se do acompanhamento da carne branca, facilitando digestões. Além disso, contribuem para que os alimentos fiquem mais balanceados.
  • faça a variação de peixes e aves para que a alimentação fique mais diversificada. Pode realizar a compensação da nutrição, além não ficar enjoado de consumir apenas um tipo da carne branca por muito tempo.

Outros pontos interessantes ressaltam que as carnes brancas têm o costume de gerar concentração menor das proteínas em relação à carne vermelha. Portanto, não é necessário o aumento do consumo. É possível que tenha acompanhamento dos vegetais verdes escuros ou, ainda, grãos que são compostos por concentrações consideráveis das proteínas.

Observe!

Antes de fazer a montagem de uma dieta específica, é imprescindível consultar especialistas de Nutrição. Este profissional ligará as suas metas com a dieta mais coerente para o seu organismo, de modo a respeitar a preferência.

As carnes brancas beneficiam – e muito – o corpo humano. Por isso, não deixe de conferir os cortes  das carnes brancas que mencionamos em sua dieta!