Entender o conceito e aprender como usar tomilho na carne é uma alternativa que enriquece o sabor das refeições e a qualidade da comida. O tomilho é uma erva super aromática e versátil, que pode ser usada de muitas formas e em diversos preparos.
Porém, é importante destacar que há diferenças na utilização da erva fresca e da versão seca. É justamente aí que está o segredo de como usar o tomilho como tempero na carne. Quer acessar o mundo dos temperos naturais? Confira agora!
Entenda como usar tomilho na carne e ganhe mais sabor em suas receitas
Costumo dizer que dentre as ervas aromáticas, o tomilho é uma das mais versáteis. Não à toa, você pode usar em praticamente toda carne, com destaque especial para frango e peixe.
Eu diria que o tomilho está lado a lado com o alecrim no frango, por exemplo, pois transforma completamente as receitas simples. Só para exemplificar sua flexibilidade na culinária, olha onde dá para usar tomilho:
- Frango assado aromático.
- Porco grelhado com toque de tomilho.
- Marinada para cordeiro assado é um espetáculo.
- Fraldinha assada com molho fresco e tomilho.
- Tilápia ao forno com ervas, azeite, tomilho e rodela de limão siciliano.
- Tomilho valoriza bem a carne de vitela e seus preparos.
Percebe como dá para seguir múltiplos caminhos? Apesar de tanta variedade, saber como usar tomilho na carne consiste em entender o momento certo para adicionar o tempero, veja a seguir.
Usando tomilho fresco na carne
Aos poucos as ervas frescas e os temperos naturais se espalham pelos supermercados e facilitam o acesso das pessoas. O tomilho é um ótimo exemplo disso, pois hoje qualquer supermercado viabiliza opções frescas em maços ou vasos.
Estou falando disso porque a melhor forma de usar o tomilho na carne é na sua versão fresca, ou seja, in natura. Nesse cenário, o tomilho fresco oferece o que a erva tem de melhor, que é a presença de sabor e aroma que envolvem a carne.
Técnica adequada para tomilho fresco
- Carnes assadas: você pode espalhar ramos inteiros sobre as carnes, bem como nas laterais logo no início da cocção. Assim você infunde a proteína com sabor e aroma conforme o cozimento avança.
- Carnes cozidas: em carnes cozidas, coloque o tomilho mais no final do preparo. Dessa forma, a erva deixa de oxidar e amargar o molho e dá um sabor magnífico que engrandece a receita.
- Marinadas para carne: não existem limites para usar tomilho nas marinadas, principalmente marinada para frango. Para isso, utilize galhos inteiros, ao menos 2 ou 3 para cada quilo de carne.
Uma dica bacana: debulhe o tomilho fresco do galho e salpique sobre os assados, cozidos e até em carnes fritas. Quer dar um toque especial naquele bife ancho dos deuses? Então, adicione ao molho ou espalhe sobre a carne com um pouco de manteiga, azeite e pimenta-do-reino!
Vale a pena usar tomilho desidratado nas carnes?
Depende para quem você pergunta, pois um chef profissional pode dizer que não compensa gastar seu dinheiro no tomilho desidratado. Muito porque a erva seca tende a concentrar máximo aroma e sabor, o que facilmente desequilibra o prato.
Pessoalmente, não só vale a pena como você deve ter tomilho seco em casa, pois é versátil e agrega muito sabor. Ainda assim, é importante saber como usar corretamente, assim:
- É possível usar em alguns assados, como fraldinha, maminha, cortes de porco, sobrecoxas e até na coxinha de frango.
- Receitas de carne cozida, como peito bovino ao molho, bife a rolê, sobrecoxa sem osso ao molho, entre outras.
- Preparos com peixe cozido, como tilápia ao molho, robalo no papelote com molho e até na moqueca de peixe, fica muito bom.
O único ponto de atenção é quanto à quantidade de tomilho seco. Veja, essa erva seca não é como o tempero de ervas finas, por exemplo, que por mais que você coloque, ela suaviza a receita.
Pelo contrário, o tomilho seco tende a dominar o sabor e esconder o restante dos ingredientes e temperos. Em vista disso, adicione um pouco, experimente e, se necessário, prepare um mix antes de adicionar à carne, onde você combina com outras especiarias, tudo bem?
BÔNUS: quais carnes ficam mais saborosas com o tomilho como tempero?
Como eu mencionei, você pode usar tomilho em praticamente qualquer carne, pois é uma erva democrática.
No entanto, certas carnes se valorizam mais do que outras, algo muito parecido com o cominho que você usa no frango e deixa de colocar, por exemplo, na alcatra, entende? Veja uma lista por ordem de relevância que eu costumo usar nas minhas receitas:
- Frango: por ter um sabor mais suave, o tomilho complementa muito bem o sabor dos cortes de frango.
- Carne de porco: em grelhados e assados, o tomilho é maravilhoso com carne de porco porque realça o sabor e a suculência dos cortes.
- Peixes: evite utilizar tomilho seco, prefira a versão fresca para preservar o aroma que tanto valoriza o robalo, pescada branca e tilápia.
- Cordeiro: experimente saborear cordeiro assado com molho de hortelã e tomilho, puxado no azeite de ervas.
- Carne bovina: os cortes bovinos geralmente dispensam o uso de ervas. Porém, se até mesmo o chimichurri fica bom na carne bovina, tomilho vai bem também.
Agora, se mesmo diante de tanta dica sobre como usar tomilho na carne, você não conseguir desenvolver bons sabores, eu tenho a solução. Abaixo você encontra uma receita de sobrecoxa de frango braseada e temperada com gengibre, tomilho e laranja:
É improvável que você não saiba mais como utilizar tomilho como tempero nas suas carnes, basta experimentar. Posso garantir que a erva só tem a agregar positivamente, com um sabor que poucos temperos entregam. Compartilhe o conteúdo e até a próxima!