Como usar cominho no frango?

Provavelmente você conhece o cominho pelas suas propriedades e benefícios à saúde, mas na culinária, você sabe como usar cominho no frango? Será que é um bom adicional para frango grelhado? Ou quem sabe enriqueça o molho do frango cozido?

Aos poucos o cominho entra no radar das pessoas como uma especiaria ainda exótica, mas o tempero é utilizado mundialmente há muito tempo. Então, se você quer saber o que é cominho e para que serve no frango, este conteúdo traz tudo que precisa!

Aprenda como usar cominho no frango para deixar a carne mais apetitosa

como usar cominho no frango

Hoje em dia você tem muita facilidade para encontrar cominho fresco, em grãos e em pó. Tamanha versatilidade pode enriquecer o sabor das receitas com frango.

Por outro lado, isso deixa sua utilização em aberto e dificulta os inexperientes a chegarem em boas combinações. Só que isso não será mais um problema para você, pois abaixo, você verá como usar cominho no frango para aproveitar sabor e aroma.

Como usar cominho em pó no frango

O fácil acesso à diversidade de temperos naturais é um facilitador na hora de garantir sabor nos preparos. Em qualquer supermercado hoje, você encontra gôndolas cheias de opções, das especiarias mais exóticas, aos temperos completos.

Me lembro de quando a gente só encontrava lemon pepper em empórios específicos, isso mudou bastante. Nesse contexto, o cominho em pó é a versão preferida e também a mais utilizada, logo, é por ele que começaremos.

O cominho em pó tem características marcantes, pois seu aroma é intenso e terroso. Já no sabor, ele tem um toque levemente amargo e um fundo de pimenta, por isso, a melhor estratégia para usar cominho no frango, é moderar a quantidade.

  1. Melhor para: temperos secos e marinadas úmidas.
  2. Preparo ideal: utilize uma pitada de cominho na hora de temperar o frango para grelhar. Ele ajuda a formar e manter uma crosta saborosa.
  3. Pode ser usado: nas marinadas, o cominho penetra facilmente na carne, e leva muito aroma e sabor incrível.

Aqui em casa, toda vez que eu grelho fatias suculentas de frango, eu costumo combinar o cominho em pó com:

  • Cominho em pó (meia colher de sobremesa tempera 600g de frango)
  • Açafrão (pequena quantidade)
  • Páprica picante
  • Pitada de pimenta jalapeño
  • Colorau à vontade
  • Pimenta-do-reino
  • Bastante azeite para envolver os sabores
  • Às vezes um toque de limão siciliano

Como usar cominho em grãos no frango

Embora tenha menos aplicação nas refeições semanais, você encontra o cominho em grão em bons empórios de temperos naturais. Contudo, é um tempero que requer certa experiência, pois geralmente há uma técnica específica por trás.

Por exemplo, dê preferência às  receitas de frango que pedem textura mais presente, ou então, na liberação gradual de sabor. Dito isso, saiba que dá para usar em praticamente todo tipo de preparo, mas dois se destacam:

  1. Frango ao curry: para liberar lentamente os óleos do cominho, adicione-o no início do preparo. Assim, conforme a mistura aquece, o cominho se funde aos temperos.
  2. Frango frito: eu recomendo triturar rapidamente, com isso, dá para agregar o cominho à farinha de empanamento do frango. Além de sabor, você terá uma crosta com uma textura única.

Como usar cominho fresco no frango

Como usar cominho fresco no frango

Por último, temos o cominho fresco, que tem um aroma herbáceo fantástico e um sabor suave, por incrível que pareça. Nesse contexto, você pode usá-lo na finalização do frango cozido, juntamente com o cheiro-verde.

Dessa forma, você libera sabor e aroma, mas sem correr o risco de amargar, é praticamente o mesmo processo que você faria com o manjericão no frango.

A segunda opção ideal, é utilizar cominho fresco em temperos longos para frango. Se você automaticamente lembrou da marinada para frango, meus parabéns, você pegou o espírito da coisa.

Sendo assim, combine o tempero fresco com outras ervas e ingredientes, como alecrim, tomilho, alho-poró, cheiro-verde e o próprio manjericão. O frescor das ervas perfuma o frango e o deixa com um sabor irresistível.

Saiba quando evitar usar cominho no frango

Algo que eu faço questão de ressaltar sempre é: não basta saber como usar cominho no frango, igualmente importante, é entender onde e quando não usar.

Infelizmente, há receitas e processos de cocção nos quais você pode evitar o cominho. Eu fiz um pequeno resumo de preparações em que o cominho pode sobrar, atrapalhar ou arruinar o prato, anote aí, é importante:

  1. Pratos de sabor delicado: por mais que você use pequenas quantidades, evite receitas como frango ao molho branco ou com ervas finas, certamente o cominho domina o sabor.
  2. Receitas clássicas: não use o tempero em pratos clássicos. Destaco o fricassé de frango e frango ao vinho tinto, nesse caso, opte por louro e tomilho.
  3. Frango com molho cítrico: cominho e sabor cítrico não é uma boa combinação, então, deixe-o de fora do frango ao molho laranja e limão.
  4. Receita com queijo: trazer a potência do cominho para um molho de queijo surte um efeito contrário, pois eles brigam pelo brilho do prato.

Receita de frango com quiabo e cominho para fugir da rotina

Receita de frango com quiabo

O que você acha de pegar o que aprendeu sobre como usar cominho no frango e colocar tudo à prova? Nesse caso, apresento a você uma receita maravilhosa de frango com quiabo que leva cominho em pó na medida:

Ingredientes

  • 4 coxas e sobrecoxas de frango com pele e osso
  • 200g de quiabo
  • 1 pimentão amarelo picadinho
  • 1 tomate italiano picadinho
  • 2 cebolas pequenas picadinhas
  • 3 dentes de alho picados
  • Suco de 2 limões
  • 1 colher (chá) de cominho em pó
  • 1 colher (chá) de colorau
  • 2 + ½ xícara (chá) de água ou caldo de legumes
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

A receita consiste em temperar o frango para cozinhar, selar a carne no azeite em fogo alto e reservar. Na mesma panela, refogue os legumes e vegetais até apurar, entre com o líquido, corrija o sal e retorne a carne.

Em seguida, cozinhe em fogo baixo até a carne chegar naquele ponto perfeito. Quanto ao quiabo, você pode cozinhá-lo com temperos, ou assar até obter uma boa consistência e depois incorporar no frango para finalizar.

O cominho nessa receita é sutil, harmoniza com o restante e dá uma camada de sabor excepcional na carne. Quer acompanhar os passos? Então, confira na íntegra:

Conta para mim, o que você achou de finalmente entender como usar cominho no frango? Pessoalmente, eu deixei os temperos prontos de lado há tempos, pois quando você aprende a usar as especiarias e ervas, sua cozinha evolui demais.

Gostou do conteúdo e das dicas? Que tal dar aquela força e compartilhar com os amigos? Até a próxima!