Você pode usar alecrim no frango de muitas formas diferentes, seja diretamente no tempero, como ingrediente da marinada ou na finalização de alguns cozidos, apesar disso, é uma erva que requer cuidado porque predomina no paladar.
Muita gente sabe o que é, mas não é todo mundo que sabe como usar alecrim no frango. Sendo assim, montei um pequeno guia incrível para mostrar a você como o alecrim pode ser ultra saboroso e aromático, basta usar do jeito certo, vamos conferir?
Como usar alecrim no frango sem dominar o sabor da ave nos preparos
Costumam dizer que o alecrim na carne é aquele típico tempero oito ou oitenta, ou seja, você ama ou odeia. Porém, não acredito nessa falta de meio-termo, pois cada ingrediente tem um papel e uma função determinante no sabor final.
O maior erro que você pode cometer com alecrim, especialmente no frango, é usá-lo diretamente na finalização de receitas fritas. Ou então, adicionar a erva quando você termina o frango cozido, na expectativa de liberar aroma e sabor.
Inclusive, não use alecrim no frango em receitas que exigem altas temperaturas. Isso porque a erva perde totalmente suas propriedades, pode queimar, e pior, transferir amargor à carne.
Alecrim no tempero do frango grelhado
O frango é uma das carnes mais consumidas pelo brasileiro, em especial durante as refeições semanais. Por conseguinte, é quase uma obrigação mudar os temperos para diversificar as receitas, mesmo porque, frango insosso enjoa fácil, né?
Nesse contexto, o alecrim tem muito a oferecer no preparo de frango grelhado, já que ajuda a reforçar o sabor natural da carne. Contudo, evite grandes quantidades ou mesmo adicione a erva inteira, logo, triture levemente as folhas.
Inclusive, dê preferência ao alecrim seco, pois o fresco possui uma quantidade maior de óleo, isso deixa o sabor carregado. Olha como ficaria uma receita de frango grelhado com alecrim:
- 500g de filé de frango (espessura média)
- 3 dentes de alho bem picados
- 1 colher (chá) de alecrim seco (triture bem antes)
- 1 colher (chá) de tomilho seco
- Páprica picante e toque de açafrão a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 1 limão Taiti
- 2 colheres (sopa) de azeite
A ideia é misturar os temperos antes de espalhar pela carne, assim, você cria uma camada homogênea de sabor. Na sequência, reserve por 15 minutos e grelhe em seguida.
O sabor desse frango fica harmonioso, você sente o alecrim na medida e o prato ganha um aroma impressionante. E isso só é possível porque você triturou a erva, o que ajuda na liberação do aroma e sabor sem roubar a presença dos outros temperos.
Alecrim como ingrediente base de marinadas de frango
A tradição brasileira diz que aos finais de semana, o frango grelhado deve dar lugar àquela bela ave assada, concorda? Então, provavelmente você conhece a importância de preparar marinada para frango? Não? Ah, não acredito nisso.
A marinada é a melhor técnica para temperar carnes, e quando falamos em frango e alecrim, é o casamento perfeito. Nesse sentido, você entende perfeitamente como usar alecrim no frango tem seu momento ideal.
Primeiro, você aproveita todos os seus benefícios, como aroma e sabor máximos. E outra, assim você absorve melhor as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do alecrim, ao enriquecer o molho da marinada.
Sugestão de ingredientes para marinada de frango inteiro
- Frango inteiro de 2,5kg
- Suco de 3 laranjas grandes
- 4 dentes de alho amassados com casca
- 2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco ou de maçã
- 2 ramos de alecrim fresco
- 2 ramos de tomilho fresco
- Mix de páprica picante, pimenta-do-reino, cominho em pó, açafrão e louro em pó a gosto
- ¼ xícara (chá) de azeite
- 250ml de água
- 1 colher (sopa) de sal ou a gosto
- ½ maço de cheiro-verde picadinho
- ½ alho-poró picado grosseiro (opcional)
O segredo é cobrir o frango inteiro com a mistura dos ingredientes, reserve entre 12 e 24 horas. Na hora de assar, você não precisa nem de papel-alumínio, pois a marinada deixa a carne úmida. Retire o alecrim antes de assar e bom apetite!
Receita de sobrecoxa assada com molho de laranja e alecrim fresco
Eu até poderia encerrar as dicas sobre como usar alecrim no frango, mas achei interessante exercitar seu novo conhecimento. Para isso, encontrei uma receita deliciosa, que leva a quantidade certa de alecrim e uma sobrecoxa divina, anote:
Ingredientes
- 1,5kg de sobrecoxa de frango
- 2 ramos de alecrim fresco inteiros
- 1 ramo de alecrim debulhado
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de mel
- Páprica picante, pimenta calabresa e açafrão a gosto
- 1 colher (chá) de alho em pó ou 2 dentes picadinhos
- Suco de 1 laranja
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O processo é muito simples, você vai preparar uma mistura com os ingredientes, exceto alecrim. Em seguida, mergulhe as sobrecoxas no tempero e acomode sobre uma cama de batatas temperadas.
O toque de mestre é espalhar o alecrim sobre o frango, leve para assar. Durante o assamento, você precisará regar a carne com o líquido da forma, nesse momento, veja se o alecrim está queimando, se estiver, substitua.
É uma receitinha prática, rápida, extremamente saborosa e o alecrim traz um toque de sofisticação, até na apresentação. Fique com um vídeo que mostra passo a passo:
Conclusão sobre como usar alecrim no frango
Agora você sabe quase tudo sobre como usar alecrim no frango, e quando falo quase tudo, é porque você ainda tem que adquirir experiência, pegar o jeito de dosar e adaptar o ingrediente à sua cozinha.
Sem contar que a harmonização com as demais ervas e especiarias é fundamental para preparar pratos únicos. Eu ressalto a utilização de mixes como o lemon pepper, que agrega mais qualidade ao frango.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as e até a próxima!