Existem algumas porções que simplesmente dispensam a necessidade de molhos ou qualquer outro acompanhamento, mas esse não é o caso do bacalhau, onde o molho para bolinho de bacalhau transforma a experiência e o sabor.
Contudo, identificar as melhores opções nem sempre é uma tarefa fácil, é justamente aí que eu entro, para trazer a você algumas das versões mais caprichosas e que combinam perfeitamente com o famoso bolinho de bacalhau, confira!
5 opções de molho para bolinho de bacalhau que você precisa aprender
Ainda que algumas pessoas enjoam do bacalhau, não tem como negar que o bolinho é uma iguaria sensacional e democrática. Isso porque você o encontra desde bares tradicionais até restaurantes sofisticados, ou mesmo na roda entre amigos.
Embora muito saboroso e suculento, o bolinho merece um acompanhamento à altura, e o molho certo eleva a combinação no paladar. Diante de você estão 5 das melhores versões de molho para bolinho de bacalhau, surpreenda-se!
1. Molho de pimenta com limão e iogurte para bolinho de bacalhau
É impossível fugir de um clássico como o molho de pimenta com limão, pois ele vai bem com bacalhau. Este molho consegue, por mais improvável que pareça, realçar o sabor suave do bacalhau.
Você pode encontrar muitas formas de prepará-lo, mas garanto que apenas uma receita entrega uma experiência marcante. Sem contar que o iogurte ajuda a equilibrar ainda mais o extremo da picância e a acidez do limão, então, anote aí:
- 170g de iogurte integral sem açúcar
- 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
- 1 colher (sopa) de tahine (pasta de gergelim)
- Suco de ½ limão Taiti
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picadinho a gosto
Eu acho muito prático fazer essa receita de molho para bolinho de bacalhau, pois você só precisa misturar os ingredientes. Porém, caso você sinta que o molho não ganha consistência, pode bater por alguns segundos com um mixer, tudo bem?
2. Molho de alho cremoso
Não curte a acidez e o tahine lhe parece um ingrediente esquisito? O que você acha então de um delicioso molho cremoso de alho? Gosto de dizer que este molho é curinga, inclusive, muita gente o utiliza como molho de alho para churrasco.
O incrível é que mesmo com alho, ele fica muito sutil e não rouba o protagonismo do bacalhau. Contudo, você precisa dar uma atenção especial aos ingredientes, principalmente ao creme de leite, que precisa ser a versão fresca, veja:
Ingredientes molho de alho cremoso
- 200g de creme de leite fresco
- 1 colher (sopa) de mostarda
- 3 colheres (sopa) de maionese caseira (experimente de ervas)
- Ervas finas e pimenta branca a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 dentes de alho picadinhos
- Salsinha a gosto (experimente também endro para mais refrescância)
- Suco de limão siciliano a gosto
Acredito que o único cuidado aqui seja com o alho. Veja, algumas pessoas não gostam do sabor do alho cru, logo, você pode processar os ingredientes até obter uma pasta homogênea. Ou então, é possível refogar o alho com azeite até dourar levemente.
3. Molho tártaro é clássico para bolinho de bacalhau
Você sabe que o molho tártaro é perfeito para servir com bolinho de bacalhau pelo número de restaurantes e botecos que combinam ambos. Acontece que o molho tártaro carrega diferentes ingredientes de sabor forte, mas que juntos, enriquecem o paladar.
Se você ainda não teve a experiência de chuchar aquele bolinho crocante de bacalhau, em um bom molho tártaro, você está fazendo tudo errado. Sério, aposto que você vai adorar, sem falar que dá para servir como molho para carnes variadas.
Por exemplo, eu tenho uma receita de tiras de mignon à milanesa que é simplesmente o sabor dos deuses com o molho tártaro. Só que depois que eu combinei como molho para bolinho de bacalhau, fiquei em dúvida, gostou da ideia? Então anote:
Ingredientes molho tártaro
- 1 xícara (chá) de maionese
- 50g de picles picadinho
- 1 colher (sopa) de alcaparras picadinha (sem a conserva, escorra)
- Suco de 1 limão Taiti
- 1 colher (chá) de mostarda de Dijon
- Salsinha a gosto
- 1 colher (chá) de molho inglês
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Esta receita é tão boa que você merece acompanhar o passo a passo com um vídeo cheio de detalhes e dicas:
4. Molho de azeite com ervas cria uma combinação elegante
Já o molho de azeite e ervas é uma opção mais sofisticada e com uma pegada aromática. De certa forma, é ideal para valorizar ao máximo o bolinho de bacalhau, ou seja, é suave e presente ao mesmo tempo.
Entretanto, não espere dessa opção aquele molho mais denso, pois o resultado é um acompanhamento simples que agrega leve sabor e aroma. A cozinheira que me passou a receita disse que ele é perfeito para bacalhau temperado à moda portuguesa.
Ingredientes molho de azeite e ervas
- ¼ xícara (chá) de azeite
- 1 colher (sopa) de suco de limão siciliano ou Taiti
- Tomilho e alecrim fresco picados a gosto
- 1 colher (chá) de manjericão fresco picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Esse é aquele típico molho que você coloca uma pequena porção sobre o bolinho e aprecia de olhos fechados, vá sem receio!
5. Molho de manga com gengibre vai ganhar seu paladar
Na última posição, mas igualmente relevante, está a versão de molho de manga com gengibre. Sim, eu sei que à primeira vista pode não fazer sentido, mas esse molho exótico agrega um toque tropical.
Ao mesmo tempo em que ele é doce, ele tem camadas de picância e um frescor magnífico. É inusitado, é diferente e é simplesmente fantástico no paladar, esse você precisa experimentar como molho para petisco.
Ingredientes molho de manga com gengibre
- 1 manga madura picada em cubinhos
- 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
- Suco de 1 limão siciliano
- 1 colher (sopa) de mel
- Sal e pimenta branca a gosto
- Coentro picado a gosto
Junte tudo e misture até agregar os ingredientes, experimente e veja se precisa corrigir a acidez ou dulçor e bom apetite!
Já escolheu o molho para bolinho de bacalhau perfeito para seu petisco?
Para quem não faz tanta questão de aprimorar as receitas, o molho para bolinho de bacalhau realmente pode passar despercebido. Agora, se assim como eu você compreende que sempre dá para melhorar um prato, então o molho é indispensável.
Nesse momento você ganhou 5 novos motivos para sair da zona de conforto em busca de sabores excepcionais. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com os amigos e até a próxima!