As receitas com frango são muito versáteis e práticas o suficiente para simplificar o cardápio semanal, mas usar os mesmos temperos deixa a cozinha entediante, logo, você precisa aprender como usar chimichurri no frango.
Certos temperos têm potencial para transformar receitas e elevar os sabores, e o melhor de tudo, sem complicação ou técnicas complexas. Hoje você aprende como se usa o chimichurri no frango, aproveite dicas sensacionais e aprimore seu repertório!
Aprenda tudo sobre como usar chimichurri no frango
Dentre os temperos que combinam com frango, nem todo mundo pensa no chimichurri primeiro. Isso porque o chimichurri é um mix de especiarias que o brasileiro emprestou dos vizinhos argentinos e uruguaios.
Nesse contexto, falamos de uma combinação que nasceu para complementar os assados nos churrascos e “parrilladas”. Exatamente, chimichurri é sinônimo de carne bovina assada, pois incrementa os sabores através de molhos suculentos.
Mas isso quer dizer que você não pode usar no frango? Longe disso, a suavidade do frango é um convite excepcional para explorar a profundidade dos ingredientes do chimichurri. E tenho que dizer, você nem sente falta do Lemon Pepper no frango.
Afinal, o que tem no chimichurri seco?
Costumo dizer que o chimichurri é um misto de sutileza e potência, pois você tem o toque herbáceo das ervas, mas também a picância da pimenta. Porém, tudo isso fica muito harmonioso quando você o envolve com um bom azeite. Olha a composição básica do chimichurri e me diga se não é maravilhoso:
- Salsinha
- Cebola
- Alho
- Orégano
- Pimenta calabresa
- Pimentão
- Cebolinha
- Mostarda
- Tomate
- Manjericão
- Louro
- Noz-moscada
Obviamente, você encontra as famosas versões prontas desidratadas, que também são excelentes para compor as receitas.
Chimichurri como tempero no frango
Acredito que a técnica mais tradicional de combinar chimichurri e frango, seja como um ingrediente do tempero. Então, suponhamos que você pretenda preparar frango grelhado, mas ainda não se decidiu pelo tempero. Olha como é fácil usar:
- 600g de filé de frango
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Toque de açafrão e colorau
- Quantidade generosa de mix de chimichurri completo
- Azeite suficiente para envolver os sabores
Primeiro, seque a carne com papel-toalha, isso ajuda na absorção dos temperos. Em seguida, espalhe um fio de azeite e junte sal, pimenta-do-reino, açafrão, colorau e um punhado de chimichurri.
Como o mix do tempero não leva sal, você pode usar a quantidade que preferir. Mas considere a picância e a presença das ervas. Para finalizar, acrescente mais azeite, misture e grelhe os filés como preferir.
DICA BÔNUS: algumas marcas de chimichurri, especialmente as mais baratas, costumam ter ingredientes mais “grosseiros”, como a pimenta calabresa. Então, tome cuidado ao grelhar, porque os pedacinhos sólidos do tempero podem queimar. Por isso, compre um bom chimichurri que você não vai se arrepender!
Chimichurri na marinada para frango
Quer dizer que você já tem um tempero preferido para grelhar frango e não quer arriscar com o chimichurri? Sem problemas, pois uma alternativa para o chimichurri no frango, é através da marinada.
Nesse cenário, a combinação de ervas e o toque picante agregam camadas e mais camadas de sabor na carne. Aliás, você não precisa marinar frango inteiro, dá para fazer marinadas menores, com sobrecoxas. Veja a proporção de tempero:
- Marinada frango inteiro (2kg): em média 6 colheres (sopa) de chimichurri e 4 colheres (sopa) de azeite, complemente com outras especiarias e temperos naturais.
- Marinada rápida (filé ou coxa e sobrecoxa): entre 2 e 3 colheres (sopa) de chimichurri e 2 colheres (sopa) de azeite. Aqui você pode caprichar, por exemplo, no açafrão, ervas finas e uma pitada de pimenta jalapeño.
Eu diria que o segredo na marinada com chimichurri é chegar no ponto do sal aos poucos. Como eu mencionei, chimichurri não leva sal, mas ele agrega muito sabor no paladar e isso sim pode levar você a se confundir na parte salgada da mistura.
Portanto, você pode usar entre 10g e 12g de sal para cada quilo de frango, assim você não corre risco de errar!
Chimichurri como molho para frango
Sabe aquele molho de laranja para frango que você já cansou de fazer? Então, esqueça ele por um momento, vem comigo aprender como usar chimichurri no frango de um jeito especial.
Na culinária argentina, geralmente se serve o chimichurri como um molho envolvido com azeite sobre a carne. Com o frango também fica excepcional, mas é preciso fazer algumas alterações para combinar melhor com a suavidade.
Sugestão de molho fresco de chimichurri para frango
- ½ maço de salsinha picadinha
- ½ maço de coentro picadinho
- 2 dentes pequenos de alho amassados
- ½ maço pequeno de cheiro-verde picadinho
- 1 colher (sobremesa) de pimenta-do-reino
- 2 folhas de louro
- 1 colher (sopa) de orégano
- 1 colher (sobremesa) de sal ou a gosto
- 120ml de azeite extra virgem
- 100ml de vinagre da sua preferência (maçã fica ótimo)
- Pitada de pimenta dedo-de-moça picadinha (opcional)
Para fazer, você pode apenas misturar e reservar na geladeira para apurar o sabor, ou então, processar para formar uma pastinha de chimichurri.
É ideal para pincelar nas carnes, mas também servir como acompanhamento para frango assado, uma explosão de sabor. Deixo para você um vídeo bacana com uma receita de chimichurri caseiro que é especial e vai elevar a sofisticação das suas receitas:
Achou fácil aprender como usar chimichurri no frango?
De todos os temperos naturais para carne, confesso que o chimichurri é o meu ponto fraco. Ainda mais depois que eu aprendi como usar chimichurri no frango, eu o coloco até mesmo no frango cozido, o resultado é surpreendente.
Portanto, se você ainda não experimentou, saiba que está perdendo tempo, principalmente se você ainda usa tempero de sachê industrializado. Então, abra a mente para descobrir novos sabores que enriquecem suas receitas.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se gostou, não deixe de compartilhar e até a próxima!