Pode fritar frango congelado?

Precisando saber se você pode fritar frango congelado ou se isso acarreta algum problema à saúde? Bem, a resposta é que na teoria você até pode fritar, mas na prática, há diversas razões dizendo para você evitar isso a todo custo.

As pessoas não dão a devida atenção ao preparo das carnes, especialmente frango, o que oferece riscos à saúde. Considerando que muita gente me pergunta se pode colocar frango congelado na frigideira, montei um conteúdo completinho, confira!

Saiba agora se você pode fritar frango congelado ou não

pode fritar frango congelado

Esquecer de descongelar a carne da refeição é quase uma regra de entrada na cozinha, ou seja, acontece com todos. Porém, a nossa reação precisa ser pensada, tanto para não prejudicar nossa saúde quanto para não estragar o alimento.

Acontece que o frango guarda alguns perigos que você precisa considerar antes de qualquer coisa. E digo isso porque se você procurar pela internet, encontrará um monte de gente dizendo que pode fritar frango congelado.

Inclusive, eu me deparei até com vídeos que mostram o passo a passo para fritar frango congelado. Entretanto, a cozinheira em questão peca por não falar sobre a realidade do processo, sobretudo, como ele pode ser perigoso.

De forma simples, se você tentar fazer frango frito congelado, confesso que você até consegue. No entanto, eu mostro abaixo o porquê que você tem que evitar. Aliás, encontrei um método para executar com segurança, se é que dá para falar isso.

Por que não é recomendado fritar frango congelado? Entenda os motivos!

A primeira coisa a se considerar, é que a carne congelada tem estrutura completamente diferente do produto fresco. Então, quando você entra com a carne nesse estado numa panela ou frigideira com óleo quente, muitos fatores se ativam.

Desigualdade no cozimento

Vamos supor que você pegue uma coxa e sobrecoxa congelada e queira fritar daquela forma tradicional que sempre faz. Então, você esquenta uma panela grande com óleo até o ponto ideal de fritura.

Em seguida, você coloca a carne extremamente congelada e o processo parece correr perfeitamente. Isso quer dizer que a carne aos poucos ganha cor dourada por fora e sua expectativa cresce. Contudo, a decepção está prestes a “bater às portas”.

Afinal, após fritar você corta a carne percebe que o interior está irregular e alguns pontos muito crus, veja:

  • Frango congelado nunca cozinha por igual, mesmo pequenos cortes.
  • A parte externa pode dourar, até quase queimar, mas dentro, fica cru.

Perigos relacionados ao desequilíbrio de temperatura

Não bastasse a carne ficar crua e imprópria para o consumo, há um outro risco impossível de ignorar. Me refiro aos respingos de óleo quente. Isso acontece quando a água presente na carne começa a descongelar e se mistura ao óleo em alta temperatura.

Como resultado, a água gera respingos de óleo que estouram na sua direção, o que pode provocar queimaduras graves.

Só para ilustrar e não dizer que é exagero, dias atrás saiu a notícia de que uma mulher se queimou gravemente enquanto fritava ovo e ele estourou. Agora, imagine o mesmo cenário, mas com a carne repleta de água gelada e óleo quente, né?

Qualidade do alimento

Qualidade do alimento

Para fechar com chave de ouro, a fritura de frango congelado pode facilmente prejudicar as qualidades naturais da carne. E aqui destaco a perda de textura, sabor e comprometimento da pele, já que o processo é agressivo.

É como minha avó sempre dizia: “olha, até pode fritar frango congelado, mas se puder evitar, é muito melhor”. Portanto, procure recorrer a outras soluções, como:

  • Na dúvida, compre outra porção de carne fresca.
  • Se o açougue já fechou, reinvente o cardápio com legumes.
  • Prepare uma deliciosa batata gratinada com queijo e manteiga.

BÔNUS VALIOSO: precisa fritar frango congelado com urgência? Faça assim!

Poxa vida, infelizmente você não tem outra saída e a carne precisa sair de algum jeito? Para casos como esse, pode haver uma solução, desde que você utilize peito de frango congelado.

  1. Primeiro, você precisará de um ralador grosso.
  2. Em seguida, rale meio peito de frango e transfira para um recipiente.
  3. Adicione suco de 1 limão, sal, pimenta-do-reino, páprica, ervas finas, açafrão e um bom fio de azeite, misture para agregar.
  4. Na frigideira, derreta e aqueça manteiga com azeite, coloque o frango.
  5. Agora você vai mexer o frango até dourar levemente.
  6. Então, junte 3 dentes de alho picados, 1 cebola picada e 150g de presunto em cubinhos.
  7. Após mexer e dourar mais um pouco, coloque meia cenoura ralada e 50ml de água ou caldo de legumes.
  8. Por fim, tampe e finalize o cozimento à sua preferência.

O resultado é um frango úmido, suculento, saboroso e seguro para consumir. Afinal de contas, ao ralar, você evita o acúmulo de líquido do descongelamento e o processo de cocção acontece perfeitamente. Fique com a receita em vídeo:

Conheça o jeito certo de descongelar

Muito se fala em descongelar frango rápido, na água, fora da geladeira e até em água morna. Contudo, só existe uma maneira correta e segura para descongelar frango, que é na geladeira de um dia para o outro.

Nesse cenário, basta descer a carne para a parte mais baixa da geladeira no dia anterior. Assim, provavelmente ela estará completamente descongelada quando for usar na refeição seguinte. “Ah, mas tenho pressa, e agora, como fazer?”.

Bem, nesse caso, retire a carne da geladeira e envolva-a em um segundo saquinho próprio para alimentos, retire o ar. Na sequência, encha um recipiente com água fria e coloque a carne. Depois, leve à geladeira, troque a água e vire a carne a cada 30 minutos.

Não garanto que será de uma hora para a outra, mas confesso que em pouco tempo a carne descongela bem. Assegurar a qualidade da carne enquanto você mantém o nível de segurança do alimento, é a única alternativa plausível, lembre-se disso!

Conclusão se você pode fritar frango congelado

Já imaginou como seria fantástico não precisar se preocupar em descongelar o frango, pois você sabe que pode fritar frango congelado. Todavia, você viu que isso não é recomendado por muitos motivos, logo, fica a seu critério escolher o melhor método.

E então, pessoalmente, o que você acha de tudo que conversamos hoje? Quando se trata da segurança no consumo de ave, todo cuidado é pouco. Espero que tenha gostado das informações de hoje, compartilhe e até a próxima!