Carnes para porção: Veja quais as melhores para fazer

Nada representa mais a cozinha brasileira do que as porções e petiscos, pois estão espalhadas pelos quatro cantos do país, mas ainda assim, é normal ficar sem ideias ou mesmo não conhecer as melhores carnes para porção.

De cabeça eu posso destacar o famoso frango a passarinho, a linguiça acebolada e as tiras de picanha na chapa. Porém, a verdade é que dá para fazer muita porção criativa, saborosa e que vai bem a qualquer momento e ocasião, confira as dicas!

5 melhores carnes para porção que fazem todo brasileiro mais feliz

carnes para porção

O brasileiro é campeão em criar distintas versões de uma mesma porção, como as infinitas porções com carne bovina. É justamente em meio a esse mar de possibilidades que as pessoas se perdem nas ideias e acabam sem opções bacanas.

A primeira coisa que você deve fazer é considerar a ocasião, ou seja, será uma porção de entrada para churrasco? Ou talvez seja algo mais simples para acompanhar a cerveja no fim do dia?

1. Picanha

Acredito que a picanha dispensa comentários, porque por mais que os cortes tenham evoluído nos últimos anos, a picanha ainda é a rainha das carnes. Só que o desafio é encontrar uma preparação que valorize suas características e qualidades, né?

Das tiras de picanha ao molho de cerveja, da picanha acebolada à porção na chapa, picanha é pau para toda obra. Entretanto, gostaria de compartilhar com você um preparo digno dos melhores botecos de cidade grande.

Que tal experimentar uma deliciosa porção de picanha na chapa com mandioca frita e molho à campanha? Esse preparo rende uma carne super suculenta, uma mandioca frita crocante e macia, e claro, um molho ácido que levanta os sabores.

2. Costela bovina

Para quem não abre mão de porções de “porte cavalar”, a costela bovina atende bem aos requisitos. Carne de sabor marcante, gordura e colágeno que deixam o corte ultra suculento e uma versatilidade incrível, é isso que você pode esperar.

Além de tudo isso, você pode assar a costela no forno, na churrasqueira e, em alguns casos, até na airfryer. Mas como o conteúdo objetiva expandir sua mente quanto à versatilidade das carnes para porção, aqui vai uma lista de opções com costela:

  • Costela no bafo com mandioca crocante.
  • Ripas de costela na chapa com cebola caramelizada.
  • Costela desfiada com polenta frita cremosa.
  • Tiras de costela com batata rústica e maionese caseira.
  • Porção requintada de costela ao molho de vinho.
  • Costela com farofa de bacon e vinagrete.
  • Tradicional costela com queijo coalho.

3. Fraldinha

A fraldinha é uma carne tradicional no churrasco por ter uma maciez diferenciada e um alto custo-benefício. Por conta dessa popularização, o corte entrou no rol de carnes para porção que transformam a maneira como apreciamos petiscos.

Me recordo até hoje de uma fraldinha que comi quando estava em São Paulo. O boteco era conhecido por preparar a fraldinha defumada por 4 horas em cocção lenta a baixa temperatura.

Essa combinação resultava numa carne que dava para desmanchar com as mãos de tão macia. Além da carne, a porção trazia uma das melhores batatas rústicas e um molho de chimichurri incomparável.

SUGESTÃO DE PREPARO: experimente a versão de fraldinha ao molho de mostarda de Dijon. Para isso, frite a carne em uma frigideira de ferro até selar de todos os lados. Depois é só deglaçar o fundo da panela com manteiga, cebola, alho, mostarda e um toque de creme de leite fresco. Finalize com salsinha e sirva sobre as tiras, divino!

4. Linguiça toscana

Na quarta posição, a carne icônica, a referência em petisco saboroso e prático de fazer, a linguiça toscana. Muito churrasqueiro afirma que o churrasco não fica completo sem uma boa linguiça toscana.

Entretanto, eu vejo muito mais valor na preparação de porções porque rende bem e deixa as combinações em aberto. Se você nunca provou linguiça toscana com um mix de queijo coalho e melado, não sabe o que está perdendo.

Mas uma receitinha que sempre conquista meu coração é a linguiça recheada com muçarela e vinagrete, feita diretamente na churrasqueira. Veja os ingredientes:

  • Linguiça toscana de boa qualidade
  • Cebola roxa picadinha
  • Pimentão vermelho em cubinhos
  • Cheiro-verde
  • Pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes
  • Tomate em cubos
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite a gosto
  • Suco de 2 limões Taiti
  • Queijo muçarela ralado

Encontrei um vídeo superbacana para que você possa replicar a receita detalhadamente, confira:

5. Frango

Eu até pensei em falar do cupim bovino, mas como é uma carne mais complexa de preparar por causa do ponto, preferi trazer o frango. Isso porque tudo que você puder imaginar em porção, dá para fazer com frango.

Uma das receitas mais clássicas é o frango a passarinho, com uma crostinha crocante e suculência que acompanha qualquer ocasião. Para variar um pouco, recomendo a asinha de frango ao molho barbecue, que é o famoso “Chicken Wings”. Todavia, a minha recomendação final é uma versão de “frango croc”, olha:

  • Tiras suculentas de frango
  • Tempero com cebola, alho, azeite, açafrão e cominho
  • Crosta no empanamento com farinha Panko
  • Fritura perfeita para manter suculência e trazer crocância
  • Molho tártaro caseiro ou maionese caseira tradicional

Com estas 5 opções de carnes para porção você tem um universo de preparos maravilhosos para explorar. Ah, isso que eu nem entrei na questão dos peixes, como tilápia, merluza e salmão, que também entregam preparos extraordinários.

Achou as sugestões de hoje interessantes? Compartilhe as dicas com os amigos e até a próxima!