O baião de dois é uma das receitas mais saborosas e completas, e combina bem com carne de sol, costelinha suína e paleta desfiada, mas se você souber manipular temperos e ingredientes, dá para diversificar ainda mais o cardápio.
A culinária nordestina tem uma riqueza única e nos oferece de bandeja pratos como o baião de dois, típico do Ceará, mas amado em todos os lugares. No conteúdo a seguir, você verá como complementar sua experiência com o tradicional baião!
Baião de dois combina com qual carne: 4 candidatas a enriquecer sua refeição
Poucas receitas atingem tantas mesas brasileiras quanto o baião de dois, seja nos churrascos ou em refeições especiais. Geralmente, alguns dos acompanhamentos mais tradicionais para baião incluem queijo coalho, mandioca frita e farofas.
Contudo, para trazer mais sustança à mesa, e claro, sabores incríveis, é interessante aprender a harmonizar as carnes. Desse modo, as sugestões abaixo refletem carnes que podem realmente elevar a sofisticação e sabor da sua refeição.
1. Carne de sol
A carne de sol é um mistério para muitos, que a confundem com a carne seca. Na harmonização com baião, é possível servir belos preparos à parte, como a tradicional carne de sol na nata.
Essa receita combina nata fresca, creme de leite fresco, queijo coalho, temperos diversos e uma boa carne de sol. O resultado é um preparo suculento que agrega umidade quando você serve juntamente do baião.
Outra forma de aproveitar a carne de sol é ao colocar dentro do baião de dois. Isso mesmo, a carne se torna um importante ingrediente que incrementa e deixa o baião ainda mais apetitoso. Apesar disso, saiba que não é tradicional da culinária cearense.
Quer aprender a fazer um tradicional baião de dois nordestino com carne de sol de primeira? Confira o vídeo a seguir:
2. Costelinha de porco
Via de regra, o baião de dois não é uma receita tão úmida porque as pessoas deixam passar do ponto. Nessas circunstâncias, nada melhor do que escolher uma carne para baião de dois que reforça sua umidade, né?
Por isso, a costelinha de porco é uma alternativa barata e fácil de fazer. Não por menos, as receitas com costelinha têm um sabor muito agradável e boa suculência. Dessa maneira, olha que ideia genial para você temperar sua carne:
- Mix de alho, cebola e alho-poró picadinhos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de limão siciliano e de laranja
- Ervas aromáticas como alecrim, salsa, tomilho, cebolinha e louro
- Azeite para aumentar a umidade
Passe o mix de temperos na carne e reserve por 2 horas, depois, asse até dourar e ficar macia. Por fim, você escolhe se serve à parte ao baião ou se finaliza a carne dentro do baião. Na minha opinião, fica mais saboroso juntar tudo, experimente!
3. Linguiça calabresa
Se o baião de dois combina com qual carne você tiver disponível, isso se aplica à linguiça calabresa? Eu escuto muito isso, porque as pessoas não consideram a linguiça calabresa como uma carne propriamente dita.
Mas eu posso garantir que sim, a linguiça consegue complementar o sabor final do baião. Só que nesse caso, é crucial incluir o embutido diretamente nas etapas de preparo do baião, assim:
- Primeiro, retire a película que envolve a linguiça.
- Em seguida, corte em rodelas médias.
- Adicione um fio de azeite na frigideira e frite a linguiça.
- Assim que ficar dourada, entre com 1 cebola em rodelas.
- Quando a cebola murchar levemente, junte 2 dentes de alho picadinhos.
- Por fim, junte a linguiça ao preparo do baião.
O bacana dessa sugestão é que você incorpora mais uma camada de sabor da refoga da cebola com o alho.
4. Paleta de porco cozida e desfiada
Ao invés de utilizar a carne de sol desfiada para complementar o baião de dois, o que você acha de uma suculenta paleta suína? Isso mesmo, esse corte suíno é rico em umidade e sabor, e quando você o desfia para juntar ao baião, acredite, fica divino.
Existem milhares de maneiras de cozinhar a paleta a ponto de desmanchar, mas a minha preferida é na panela de pressão.
Para isso, utilize 1,5kg de paleta, cebola, alho, pimentão amarelo e vermelho, tomate, molho de tomate, caldo de legumes ou carne, colorau, páprica, cominho, sal e pimenta-do-reino.
Após selar a carne e refogar os ingredientes, retorne a carne e inclua os líquidos. Na sequência, tampe e, quando pegar pressão, cozinhe por 1 hora em fogo baixo. O resultado é uma carne para desfiar, utilize a quantidade que achar ideal no baião.
Inclusive, você pode usar parte do molho para umedecer o baião de dois. Ou então, sirva o restante da carne à parte, utilize para fazer uma farofa bem suculenta. Fique com o vídeo de uma receita incrível:
Baião de dois combina com qual carne? A resposta que você procurava!
Convenhamos, o baião é perfeito e dá para comer puro, sem nenhum acompanhamento. No entanto, após descobrir que baião de dois combina com qual carne você quiser, suas receitas ganham novas nuances.
E outra, você não precisa variar apenas na carne, mas também na escolha dos ingredientes do baião. Em cada região do país, o baião tem uma “roupagem” diferente, use isso a seu favor e tenha sempre uma mesa convidativa.
Achou bacana as dicas do conteúdo de hoje? Então, compartilhe este conhecimento com os amigos e até a próxima!