Creme de milho combina com qual carne?

Você já tinha até montado o menu para receber os amigos e escolheu bem os acompanhamentos, mas na hora de pensar na carne, veio a dúvida, e agora, creme de milho combina com qual carne? Existem regras para servir esse prato delicioso?

Geralmente, serve-se creme de milho com preparações de frango, pois é uma carne suave que não briga pelo sabor. Contudo, saiba de antemão que você pode combinar com praticamente todo tipo de carne, desde que saiba harmonizar temperos.

Sendo assim, convido você a conferir ótimas dicas e conhecer quais carnes realmente vão bem com aquele creme de milho aveludado!

Afinal, creme de milho combina com qual carne?

creme de milho combina com qual carne

Poucas pessoas sabem, mas o creme de milho é tradicionalmente consumido mais nos Estados Unidos. Claro, ele existe na culinária mundial em geral, mas são os americanos que popularizaram a combinação com carnes.

No México também é comum encontrar receitas elaboradas de frango marinado assado com creme de milho e molho de pimenta.

Já no Brasil, o preparo ganha destaque conforme as pessoas entendem que churrasco não é feito só de carne, e que é possível ir muito além do frango caipira com quiabo e angu de milho do almoço do fim de semana.

Tradicional frango grelhado

Você quer aproveitar toda a cremosidade, suavidade e doçura do creme de milho? Então, frango combina bem melhor, pois cria uma refeição super reconfortante. Sem falar que a textura delicada da carne valoriza a consistência do creme.

Apesar disso, é fundamental levar em consideração o tempero do frango, que fica muito mais saboroso com a marinação. Dessa maneira, tenha em mente que o tempero do frango não pode sobrepor o sabor naturalmente suave do creme.

Melhores receitas de frango com creme de milho

  • Frango assado clássico com creme de milho puxado na manteiga e cebola.
  • Frango grelhado com manteiga e tomilho e creme de milho de ervas.
  • Experimente creme de milho com frango à milanesa
  • Tradicional combinação de frango grelhado, creme de milho e bacon crocante.

Lombo de porco

Eu abri o conteúdo e disse que creme de milho combina bem com frango, certo? Porém, a disputa entre frango e porco é grande, já que os cortes de porco têm algo que o frango não é capaz de proporcionar: palatabilidade.

O lombo suíno, por exemplo, tem um sabor mais acentuado e distinto, que complementa maravilhosamente o dulçor natural do creme. Inclusive, para quem gosta de contrastar texturas, o lombo agrega mais textura à combinação.

  1. Como temperar lombo: utilize um mix de sal, pimenta-do-reino, alho picadinho, alecrim fresco e suco de laranja, reserve por 1 hora.
  2. Como preparar lombo: para valorizar o lombo, grelhe rapidamente na manteiga de ervas até dourar e cozinhar bem.
  3. Sugestão de creme de milho: prepare um creme de milho rústico, com bastante pedaços, creme de leite fresco e manteiga.
  4. Montagem: coloque uma farta porção do creme de milho na base do prato e disponha o lombo sobre o creme, com parte do molho base.

Você também pode optar pela copa lombo, que tem mais gordura e dá um sabor ainda mais especial.

Costela bovina

Toda vez que alguém pergunta minha opinião pessoal sobre creme de milho combina com qual carne, a resposta é automática: costela bovina. Aliás, se você prestar atenção em filmes e seriados americanos, eles consomem muito isso nos churrascos.

Logo, podemos deduzir, é um excelente acompanhamento para churrasco que, servido com creme de milho rústico, torna a experiência única. Nesse caso específico, o creme de milho funciona como um componente de equilíbrio à robustez da costela.

Experimente pegar uma garfada de costela assada suculenta, um pouco de creme de milho e aquela pontinha de vinagrete. Olha, encheu a boca d’água, o sabor é realmente indescritível. Outro preparo que complementa é o molho de alho e ervas, cabe bem nesta refeição.

Pernil de cordeiro

carne de cordeiro com creme de milho

Para quem correu do frango, não come porco e a costela não apeteceu, talvez pernil de cordeiro seja a solução. É difícil descrever o sabor do cordeiro, mas ele segue uma linha mais aromática, de intensidade forte e textura tenra.

Todavia, o segredo é assar o cordeiro ao ponto, pois se ele ressecar, nem mesmo o creme de milho pode salvar. No tempero da carne, aposte em ingredientes, como:

  • Alho picadinho
  • Alecrim e tomilho frescos
  • Sal de parrilla
  • Pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta rosa moídas na hora
  • Suco de laranja e limão
  • Molho de soja
  • Gengibre fresco
  • Cominho, ervas finas e pimenta caiena
  • Coentro fresco
  • Mel para quebrar a acidez do tempero

Já no creme de milho, aposte também em especiarias que valorizam o milho verde e prepare uma receita mais rústica. Aposto que você nunca mais terá dúvidas na hora de escolher a melhor carne para servir com creme de milho.

Creme de milho combina com qual carne seu cardápio dispuser

Eu costumo falar que o creme de milho combina com qual carne você tiver disponível, e claro, temperos. Primeiro, quem dita a maciez das carnes durante a cocção é você, e quem combina os temperos e dá o sabor, também é você.

Portanto, você está no controle e pode determinar o quanto de cada sabor você quer na mesa e ponto final. Na prática, você pode servir até picanha com creme de milho que a refeição fica perfeita, entende?

Espero muito que as dicas de hoje possam abrir sua mente para novas experiências, compartilhe o conteúdo e até a próxima!