Carnes para molho madeira: Quais os melhores cortes para fazer?

É improvável pensar em molho madeira e não associar instintivamente ao filé mignon, mas em geral, você conhece as carnes para molho madeira que combinam e ficam incrivelmente saborosas, assim como o mignon?

O tradicional molho madeira é potente, marcante e pede por carnes igualmente robustas, do contrário, o sabor do molho toma conta do prato. Então, abandone a ideia de servir molho madeira com peixe, porque pode não ficar tão bom assim.

Neste conteúdo você encontrará as 6 melhores carnes para servir com molho madeira. Confira e saiba como harmonizar seu corte preferido com o icônico molho!

6 melhores carnes para molho madeira que são a combinação perfeita

carnes para molho madeira

Presente nos melhores restaurantes, em self-services e na mesa dos brasileiros, a carne ao molho madeira é pura tradição. Não existe melhor sabor do que combinar um molho forte com aquela crosta do grelhado da carne.

Contudo, para isso funcionar bem é crucial unir o corte de carne que valoriza o molho e levante o preparo. Muito porque nesta receita, o grande protagonista é o molho madeira, claro, desde que você siga seu preparo clássico.

1. Filé mignon

Não importa o livro culinário de referência ou o conteúdo que você consome pela internet sobre carnes para molho madeira. No fim das contas, você sempre verá o filé mignon como a grande estrela para acompanhá-lo.

Para dizer a verdade, dentre os molhos para filé mignon, a versão portuguesa tradicional é a mais consumida. Carne de textura macia, suculenta, sabor suave e pouca gordura, são qualidades que fazem do filé mignon uma carne que não sobrecarrega o prato.

Mas olha só, evite usar molho madeira pronto para espalhar sobre seu tornedor de mignon. Afinal, o corte é tão nobre e caro que merece um molho caseiro, rústico e cheio de sabor natural, concorda?

2. Alcatra

Depois do mignon, a alcatra ao molho madeira é a segunda melhor opção, alguns dizem que é a mais promissora. Não é para menos, porque quando você utiliza uma alcatra de alta qualidade, você pode esperar qualidades como:

  • Textura muito macia, fibras finas e suculentas.
  • Sabor robusto e rico, mas ainda assim, ideal para puxar o molho.
  • Boa distribuição da gordura, o que mantém a carne úmida.

Portanto, a alcatra é a pedida certa se você quer sofisticação na mesa, onde o molho complementa a carne e vice-versa. Experimente os diferentes cortes da alcatra, como o bombom da alcatra, aí sim é pura maciez e sabor. Abaixo você confere em primeira mão uma receita que leva até cogumelos, é incrível:

3. Contrafilé

Sabe quando você chega no açougue e pede alcatra, mas o açougueiro diz: “olha, alcatra não tem hoje, mas tenho um contrafilé bacana”? Então, isso acontece porque alcatra e contrafilé são sinônimos de alta qualidade e semelhança.

Contudo, a grande diferença, pelo menos para mim, é que o contrafilé precisa de uma preparação perfeita. Por mais macio que seja, é uma carne que não aceita desaforo. Desse modo, caso resseque, não há molho madeira que reverta a situação.

O principal motivo que faz do contrafilé uma das melhores carnes para molho madeira, é seu nível de marmoreio. Como resultado, o sabor potente da carne se complementa e cria o equilíbrio perfeito com a imponência do molho.

4. Lagarto bovino

Vamos falar de clássico? O lagarto ao molho madeira é o corte que você mais encontra nos restaurantes e churrascarias brasileiras. Além de ter um preço acessível, sua composição mais magra se beneficia da suculência e umidade do molho.

Caso você escolha o lagarto bovino como a estrela da refeição, eu recomendo você marinar a carne, assim:

  • Faça uma mistura de vinho tinto seco, alho inteiro sem casca, cebola em pétalas, louro, alecrim, tomilho e azeite.
  • Misture os ingredientes e espalhe sobre a carne dentro de um recipiente ou refratário.
  • O tempo médio é de algumas horas para a carne absorver os sabores.

Por meio da marinada você consegue reforçar a umidade da carne, além de criar uma base para o molho, que também é feito com vinho.

5. Maminha

qual carne combina com molho madeira

Vou confessar, existem carnes mais macias e suculentas do que a maminha, como você viu anteriormente. Apesar disso, eu senti obrigação de associá-la ao molho madeira, pois o sabor é fantástico.

Só que o ideal é assar a maminha antes, com uma boa base de legumes e vegetais. Após finalizar o assamento, transfira parte do molho da assadeira para uma frigideira.

Por conseguinte, prepare o molho madeira a partir da base da maminha assada, aproveitando assim todo o sabor do tempero e dos líquidos da carne. Por fim, corte a maminha em bifes e sirva o molho por cima. Não esqueça dos cogumelos, hein?

6. Frango ao molho madeira

Para você que achou que só veria carne bovina, por que não experimentar frango ao molho madeira? É uma das carnes para molho madeira mais tradicionais? Definitivamente não, mas nem por isso deixa de ser uma alternativa barata e saborosa.

Cá entre nós, eu adoro combinar peito de frango grelhado com uma versão rápida e simples de molho madeira. O resultado? Bem, a carne se encharca com o molho, fica muito suculenta e chega a desmanchar no paladar.

No entanto, é preciso cuidado para não ressecar o frango durante a cocção, além de maneirar nos temperos. Não se preocupe se nunca tiver feito, achei um vídeo que pode ajudar você:

Qual das carnes para molho madeira você diria que é a representação da essência da sua culinária? Uma coisa eu digo, fuja de padrões e crie suas próprias versões autênticas. Afinal, a cozinha é um lugar para se divertir enquanto prepara as refeições.

Gostou das dicas do conteúdo? O que acha de compartilhar para ajudar os amigos? Até a próxima!