A escolha do molho para medalhão tem o potencial para elevar a qualidade do prato, mas também criar desarmonia entre os sabores, por isso é tão importante compreender como cada tipo de molho combina perfeitamente com o medalhão certo.
E se você considerar ainda que existem diferentes carnes que rendem bons medalhões, então, acertar se torna uma questão de experiência e repetição. Acompanhe a leitura até o final e aproveite dicas incríveis para abrir sua mente e acertar no molho!
Não sabe escolher o molho para medalhão? Veja qual combina com cada tipo de carne
Na maioria das receitas com medalhão, o molho cumpre um papel insubstituível na composição dos sabores. Já imaginou deixar de preparar o tradicional molho ferrugem para acompanhar aquele medalhão ultra suculento?
Se nas carnes bovinas o molho é recomendado, ele se torna obrigatório no medalhão de peixe. Afinal, é o molho que agrega umidade e suculência ao peixe que normalmente é bastante suave.
1. Molho de mostarda e mel para medalhão de frango
O frango é uma das poucas carnes que permite você conciliar bem diferentes tipos de molho. Por exemplo, você consegue combinar molhos cítricos, como a versão de laranja, ou pode partir para uma pegada mais potente, como o molho de mostarda.
Com isso em mente, minha sugestão é o molho de mostarda e mel para medalhão de frango. E a razão é simples: o dulçor do mel equilibra a leveza do frango, enquanto a mostarda agrega acidez e picância, logo, casa perfeitamente:
Ingredientes
- ½ xícara (chá) mostarda de Dijon
- ¼ xícara (chá) de creme de leite fresco
- ¼ xícara (chá) de mel
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 cebola pequena picadinha
- 2 dentes de alho picadinhos
- Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
- 1 colher (sopa) de suco de limão Taiti
- 2 colheres (sopa) de raspas de limão
Para fazer é prático, basta refogar cebola e alho no azeite na frigideira que grelhou os medalhões. Em seguida, junte mostarda, mel e suco de limão, misture bem. Depois, reduza o fogo, adicione o creme de leite e mexa até espessar.
Por fim, tempere do seu agrado, inclua as raspas de limão e sirva sobre o medalhão de frango. Ou então, finalize os medalhões no molho, fica um espetáculo.
2. Molho de vinho tinto seco com cogumelos para medalhão de filé mignon
Antes de escolher este molho para medalhão de filé mignon, eu pensei muito a respeito. Isso porque fiquei na indecisão de manter a tradição ou apostar na culinária contemporânea. Por fim, decidi que iria mesmo falar sobre o clássico dos clássicos.
Na hora de optar pelo molho para medalhão de mignon, você não precisa arriscar, desde que escolha a versão de vinho tinto seco com cogumelos. O pulo do gato para não se arrepender, é reduzir bem o molho até evaporar todo o álcool, veja:
- Na mesma frigideira da selagem da carne, coloque 1 cebola picadinha, 1 colher de manteiga, 3 dentes de alho picados, azeite e 1 tomate.
- Após refogar e murchar o tomate, adicione 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco e 1 xícara (chá) de caldo de carne caseiro.
- Assim que misturar, aguarde ferver e conte cerca de 8 minutos.
- Corrija os temperos, coe o molho e sirva sobre os medalhões.
Eu encontrei um vídeo bem detalhado para auxiliar em seu preparo, confira;
3. Receita de molho de laranja e gengibre para medalhão suíno
Se assim como eu você é uma pessoa apaixonada pelos cortes de porco, provavelmente entende que porco e sabor cítrico são a união ideal, certo? Logo, o molho de laranja carrega toda a acidez cítrica que o molho precisa.
Na outra ponta da balança, o gengibre é potente em sua picância e penetra bem no porco. Nesse cenário, você pode seguir diferentes direções ao combinar ingredientes como:
- Suco e raspas de laranja
- Gengibre fresco ralado
- Mel para equilibrar a acidez
- Molho de soja ou molho inglês
- Caldo de carne para engrossar o molho
- Amido de milho dissolvido também espessa a receita
- Manteiga e azeite para dar brilho e sabor
- Sal, pimenta-do-reino e lemon pepper
As quantidades eu deixo a seu critério, só não exagere no sal e na pimenta, isso pode atrapalhar o sabor dos outros componentes.
EXTRA: uma técnica indispensável é preparar uma marinada para carne de porco. Procure combinar vinho branco seco, água, tomilho e alecrim fresco, alho, cebola e alho-poró, tudo picadinho. Reserve a carne por 2 horas e prepare os medalhões em seguida!
4. Molho mediterrâneo de limão com alcaparras para medalhão de peixe
Embora seja menos consumido, o medalhão de peixe é uma receita divina, pessoalmente, nenhum outro medalhão se compara. E aqui me refiro ao medalhão de merluza, que tem uma suculência incrível e um sabor insuperável.
Nesse sentido, o molho ideal para peixe deve ter uma pegada mais tropical, mais refrescante e leve. E a bola da vez é o molho de limão com alcaparras, que tem a sua vertente na culinária mediterrânea.
É simples, é delicioso e vai muito bem com peixe macio e suave, mas também com medalhão de salmão e até de badejo. A preparação é realmente prática, você só precisa refogar cebola e alho na panela da cocção do peixe.
Coloque primeiro um pouco de manteiga e azeite, refogue o alho e a cebola e junte as alcaparras. Na sequência, junte o suco de limão siciliano ou Taiti, e deixe apurar na consistência que preferir.
Disponha os medalhões em um belo prato e espalhe vigorosamente o molho por cima.
Molho para medalhão é indispensável para experiências únicas
Depois de ler tanto sobre molho para medalhão, você também chegou à conclusão de que não existe regra? Tudo bem, talvez na receita de peixe essa escolha seja mais cautelosa, mas em geral, você tem total liberdade para diversificar.
E então, gostou do conteúdo de hoje? Acredita que as dicas serão úteis para transformar suas receitas em pratos memoráveis? Não esqueça de compartilhar e a gente se vê na próxima, até lá!