O pé suíno não agrada a todos, mas não pelo sabor ou textura, e sim porque as pessoas o associam à uma carne suja, em alguns casos, imprópria para consumo, mas quando você aprende como limpar pé de porco, você ganha uma carne excepcional.
Entre escaldar e raspar, existem muitas técnicas para higienizar esse corte que, diga-se de passagem, guarda um sabor único. Quer deixar o receio e o preconceito de lado? Então, confira dicas sensacionais que ajudam você a ter mais sabor à mesa!
Aprenda os segredos de como limpar pé de porco de forma fácil e simples
É sempre assim, a pessoa não gosta de pé suíno até aprender como fazer pé de porco, a partir daí é só alegria. Antigamente, realmente o porco vivia no meio da sujeira do sítio e dependia de um processo de limpeza impecável, para dizer o mínimo.
Contudo, hoje os suínos são criados em ambiente controlado, há fiscalização sanitária e o pé ganhou mais segurança na comercialização. E isso é sensacional, pois o corte tem ótimo equilíbrio entre carne, colágeno, nervos e ossos.
Desse modo, é um corte que complementa várias receitas com sabor e encorpa caldos magníficos. Porém, tudo começa na limpeza, e você aprende diferentes técnicas agora!
Limpeza e higienização básica para todo tipo de preparo
Na hora de limpar aquele pé suíno fresquinho, você tem uma série de processos a seu favor. Entretanto, existe um padrão de limpeza que serve praticamente para toda receita.
Escalda para retirar gordura e facilitar a limpeza
A primeira coisa que você deve fazer quando chegar do açougue, é lavar os pés suínos em água corrente. Essa primeira lavagem elimina aquela sujeira mais sólida que fica sobre a peça, em seguida, é hora de escaldar:
- Encha uma panela com água e esquente até pegar fervura.
- Depois é só colocar os pés de porco que você lavou e mexer.
- O tempo médio de escalda é de 3 a 4 minutos em fogo baixo.
Se preferir, você pode adicionar a água fervente sobre a carne e deixar pelo mesmo tempo, caso não queira cozinhar demais antes do preparo.
Remoção das unhas do pé suíno
Tem gente que não tira as unhas, não sei a razão. Mas eu sempre descarto porque realmente como toda a carne e a cartilagem. Para cortar, basta usar uma tesoura culinária ou uma faca afiada, cortando na junção na unha. Não esqueça de limpar os resíduos que sobram da remoção.
Raspagem e higienização final
Finalmente, é hora de raspar todas as impurezas do pé de porco. Aqui eu destaco elementos como pelancas, gorduras, pelos e aquela sujeira natural que incrusta na pele. Para isso, raspe suavemente com uma faca que sai facilmente.
O cuidado maior é com o vão dos dedos, onde geralmente fica um chumaço de pelo indesejável no prato, né? Feito isso, lave novamente em água corrente e coloque a carne em um recipiente grande.
Então, adicione suco de 2 limões e 2 colheres (sopa) de vinagre, misture e reserve por 5 minutos. Na sequência, despeje água fervente, misture e deixe por 3 minutos. Por fim, lave em água corrente uma última vez e veja se a limpeza ficou impecável.
Se por acaso você notar que o cheiro ainda está forte ou que a coloração não é a que você procura, repita a escalda com limão e vinagre. Além do mais, você também pode queimar os pelos que sobram diretamente na boca do fogão, sempre sobra.
Como limpar pé de porco para feijoada
Vem cá, será que existe diferença entre como limpar pé de porco para receitas em geral e limpar para feijoada? Olha, conheço muita gente que afirma que não, mas eu sou uma pessoa que não mede esforços para limpar corretamente.
E quando falamos em fazer feijoada, é imprescindível que o pé de porco tenha o sabor mais neutro possível. Sendo assim, você pode seguir todos os passos anteriores, sem problemas. A diferença, pelo menos para mim, é fazer um tipo de marinada com:
- Vinagre de maçã
- Alho triturado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Folha de louro
- Suco de limão vinagre
Portanto, depois que você fizer a limpeza, a escalda e raspar impurezas, você coloca o pé suíno na marinada com estes ingredientes. O tempo fica a seu critério, mas eu recomendo pelo menos 2 horas. Em seguida, é só passar em água corrente e já pode usar na receita. Veja um vídeo completinho com o passo a passo:
Descubra o segredo da limpeza de pé de porco com fubá mimoso
Se você quiser parar por aqui, tudo bem, pois você já aprendeu como limpar pé de porco, concorda? Porém, costumo dizer que sempre há espaço para encaixar uma dica diferentona, por assim dizer.
Olha só, por acaso você já ouviu falar na utilização de fubá mimoso para higienizar pé de porco? Pois é, eu aprendi isso com minha avó antigamente. Nesse contexto, o fubá entra depois que você realizou a limpeza, escalda e queima dos pelos.
- Lave, seque bem os pés e os coloque em um recipiente.
- Você pode adicionar mais limão e vinagre antes do fubá, mas é opcional.
- Então, espalhe 1 xícara (chá) de fubá mimoso sobre os pés.
- O pulo do gato é misturar bem para pegar em tudo.
- Agora, reserve entre 5 e 10 minutos para que a carne absorva.
- Por último, lave novamente e o pé de porco estará pronto para usar.
Acontece que o fubá é um “santo remédio” para remover sujeiras que podem ter sobrado. Outra vantagem é que o fubá dá maciez ao pé suíno, logo, é bacana usar quando for usar como ingrediente da feijoada.
Saber os macetes sobre como limpar pé de porco é um conhecimento valioso
O pé suíno entra na lista de ingredientes que geralmente o pessoal descarta sem pensar duas vezes. Todavia, agora que você aprendeu como limpar pé de porco, é ou não é a coisa mais fácil?
Sem falar que o sabor natural do corte quando aquela cartilagem derrete no molho da feijoada é pura preciosidade gastronômica. Por sua vez, aprimore sua técnica e aproveite um corte barato, fácil de encontrar e versátil. Compartilhe e até a próxima!