O guacamole é um prato mexicano tradicionalmente servido com outros acompanhamentos, como creme azedo e até com vinagrete, mas se você quer enriquecer a experiência, é fundamental descobrir qual carne combina com guacamole.
Quem come guacamole com frequência, sabe que seu sabor tem uma pegada cítrica, fresca e uma textura cremosa muito apetitosa. Então, quando você entende o que pode acompanhar o guacamole, as carnes se destacam como ótimas guarnições.
Hoje eu compartilho com você 6 sugestões fantásticas de carnes, além de ideias de acompanhamentos que vão explodir seu paladar de gostosura, confira!
Quer saber qual carne combina com guacamole? Veja 6 sugestões para enriquecer a experiência gastronômica
Pode-se dizer que o guacamole é um prato milenar da culinária mexicana, onde sua origem provavelmente aconteceu ainda na civilização asteca. Assim, o prato tradicionalmente mexicano, que significa molho de abacate, se difundiu mundialmente.
No Brasil, as pessoas descobrem suas qualidades aos poucos, mas quem experimenta normalmente toma gosto pela combinação. E como o brasileiro não vive sem uma boa carne especial, nada melhor do que unir as duas tradições, concorda?
1. Contrafilé assado ou grelhado é a perfeição
Provavelmente você nunca pensaria em combinar contrafilé com guacamole, certo? Mas posso falar? O resultado é um sabor incomparável que você precisa experimentar hoje.
A carne contrafilé tem muito sabor, uma gordura externa sensacional e um marmoreio que entrega máxima suculência. Dessa forma, é um excelente contraponto para o sabor herbal do guacamole. Veja uma forma bacana de preparar:
- Compre uma peça inteira de contrafilé com 600g.
- Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e tomilho a gosto.
- Besunte a peça com azeite e vamos ao forno.
- Você pode assar em forno elétrico ou forno convencional.
- A temperatura é de 180° por 14 a 18 minutos.
- Por último, retire a peça do forno e sele na frigideira bem quente com azeite e manteiga por 3 minutos de cada lado.
- Pronto, agora é só cortar o contrafilé em bifes suculentos e servir junto do guacamole.
Você ainda pode assar batatinhas para acompanhar e preparar um molho na frigideira da selagem da carne. Para isso, utilize nata fresca, cogumelos fatiados, manteiga e alho. Sério, a combinação é maravilhosa, espalhe o molho por cima da carne!
2. Coxa e sobrecoxa grelhada com bons temperos mexicanos
Agora, se você não liga muito para carne vermelha, que tal substituir por frango? Isso mesmo, o frango tem uma suavidade que casa perfeitamente com o guacamole mais ácido e frescal.
Nesse contexto, minha recomendação é coxa e sobrecoxa porque tem muita suculência e não resseca fácil. A sugestão é assar a carne juntamente com cenoura e cebola, mas o segredo está na marinada para frango:
- 4 coxas e sobrecoxas de frango
- 3 dentes de alho inteiro sem casca
- Suco de 1 limão cravo
- Suco de 4 laranjas
- 300ml de água
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 1 colher (chá) de páprica picante
- Orégano, tomilho, alecrim e ervas finas a gosto
- Toque de pimenta caiena para realçar os sabores mexicanos
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Folhas de coentro fresco picado (opcional)
Após separar os temperos para frango, misture o sal na água até dissolver, disponha a carne em um recipiente grande e junte o restante dos ingredientes. Deixe os líquidos por último. Reserve por 8 horas e asse com o líquido da marinada.
Olha, se você realmente quer saber qual carne combina com guacamole, esse frango marinado é a pedida perfeita, pode fazer sem receio!
3. Lombo suíno para acompanhar guacamole
Via de regra as pessoas têm preconceito com lombo de porco porque é uma carne que pode ressecar. Mas garanto que o risco compensa a experiência, pois o lombo tem um sabor delicado, textura suave e brilha na medida com guacamole.
E outra coisa, os temperos tradicionais para lombo conversam muito bem com os temperos da iguaria mexicana.
Afinal, dá para temperar com líquidos cítricos, como laranja, componentes ácidos, como vinho branco, além de especiarias que o próprio guacamole contém. O único cuidado é usar algum molho sobre a carne para trazer mais riqueza no sabor.
Por falar em molho, eu recomendo você experimentar o molho de Chipotle, que é um molho tradicionalmente mexicano, fica um espetáculo. No vídeo a seguir, aproveite uma receita de lombo suculento que derrete na boca:
4. Camarão grelhado com toque de limão e coentro
Quer dizer que a sua praia não é bem as carnes tradicionais? Então, o que acha de combinar camarão grelhado com guacamole? Em muitos lugares, o guacamole é um acompanhamento para camarão muito consumido.
No entanto, aqui você quer equilibrar os sabores para que ambos brilhem no prato, concorda? Veja um jeito interessante de preparar o camarão:
- Prefira camarão fresco ao congelado.
- Não esqueça de limpar os camarões
- Em seguida, tempere com azeite, suco de limão, alho triturado, coentro fresco, pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto.
- Após temperar, aguarde 5 minutos e grelhe rapidamente os camarões na manteiga e azeite.
- É importante não exagerar para não ressecar a carne.
- Se achar válido, prepare um molho simples de coentro, limão, azeite e alho para servir sobre os camarões.
Uma sugestão de montagem, é servir o guacamole no centro e os camarões nas laterais!
5. Carré de cordeiro ao estilo marroquino
Se você já teve a oportunidade de experimentar carré de cordeiro, entende perfeitamente a qualidade da carne. E mais do que isso, o método de preparo e a escolha dos temperos seguem bem a linha da preparação do guacamole.
Na verdade, a carne de cordeiro tem sabor marcante, logo, os temperos englobam: temperos frescos (cheiro-verde, salsão, coentro e hortelã), especiarias e líquidos ácidos (vinho branco).
Então, você pode temperar o carré com um mix de cominho, canela, gengibre e páprica doce. Daí você rega com azeite e, se possível, deixe na marinada cerca de 12 horas. Por fim, asse o carré ao ponto até formar uma crosta suculenta e sirva com o guacamole e um bom pão sírio fresco.
6. Tilápia no forno com molho de coentro e limão
Não quer gastar muito com contrafilé, tampouco sabe preparar carré de cordeiro? Mas aposto que você sabe preparar tilápia, acertei? Pois saiba que a tilápia é o peixe branco ideal para servir com o guacamole.
Contudo, ao invés de sugerir peixe no forno ou na grelha, vou seguir a tradição mais refrescante possível, que é o ceviche de tilápia. Embora não agrade a todos, é uma opção natural que valoriza perfeitamente o guacamole.
O ceviche consiste na cocção química da proteína, que se desnatura através da adição de ingredientes ácidos. Não à toa, considera-se o ceviche uma comida cozida, mesmo que o peixe não vá ao fogo, olha que sensacional né? Veja abaixo como fazer um bom ceviche:
E para você, qual carne combina com guacamole?
De forma resumida, esse negócio de procurar qual carne combina com guacamole não deve guiar a sua cozinha. Claro, compreender quais sabores se complementam é importante, mas não é a única coisa que importa.
Portanto, faça as suas próprias combinações até identificar o sabor que é melhor para o seu paladar. Outras preparações que combinam muito bem, são o chilli de carne moída com pimenta e o sour cream (creme azedo).
Diante desta variedade de pratos e ideias, espero que você encontre o que procura, bom apetite e até a próxima!