Peixe matrinxã tem muito espinho? Como preparar?

A pergunta de hoje é: o peixe matrinxã tem muito espinho? Muitas pessoas têm essa dúvida, especialmente na hora da compra e do preparo do peixe.

Ao escolher qual peixe comprar, seja nos mercados ou em peixarias, a questão dos espinhos é um ponto importante a ser avaliado, pois quanto mais presentes, mais trabalhoso será o processo de preparo e limpeza.

Então, se você gosta ou deseja experimentar o matrinxã em sua casa, mas gostaria de conhecer algumas de suas características antes de decidir sobre a compra, preparamos um texto que abordará essa questão.

Além disso, forneceremos dicas de limpeza, ensinando como retirar as espinhas, e apresentaremos uma sugestão deliciosa de preparo! Portanto, continue a leitura para obter mais informações. Vamos lá!

Peixe matrinxã tem muito espinho? Dicas de preparo

peixe matrinxã tem muito espinho

Mas afinal, peixe matrinxã tem muito espinho? Na realidade, sim, ele é conhecido por ter uma carne saborosa, mas também por ter bastante espinhos, especialmente na região da cabeça e das nadadeiras.

Ele um peixe de água doce encontrado na região amazônica, principalmente nos rios. Abaixo estão algumas dicas sobre como prepará-lo:

Limpeza e preparação:

  1. Remova as escamas: Primeiramente, use uma faca para raspar as escamas. Comece da cauda em direção à cabeça.
  2. Retire as vísceras: Depois, corte a barriga do peixe e remova as vísceras, limpando bem para tirar qualquer resíduo.
  3. Remova a cabeça e as nadadeiras: Em seguida, corte a cabeça da matrinxã, onde os espinhos são mais. Por fim, corte as nadadeiras, especialmente as que estão na parte superior e inferior do peixe.
  4. Corte em filés: Se preferir filés, corte o matrinxã em filés. Certifique-se de remover cuidadosamente os espinhos ao fazer isso.

Como remover os espinhos?

Remover os espinhos do matrinxã pode ser uma tarefa delicada, mas com as técnicas certas, você pode desfrutar da carne saborosa sem se preocupar com essa questão.

Primeiramente, use pinças ou alicates de pesca para agarrar cuidadosamente e puxá-los para fora. Essa técnica é mais eficaz para os maiores.

Depois, siga com a remoção manual. Dessa forma, deslize os dedos ao longo da carne, sentindo qualquer espinho presente. Retire-os com cuidado, puxando na direção oposta ao crescimento do espinho.

Outras dicas incluem:

  • Corte com tesoura de cozinha: Você pode usar uma tesoura de cozinha afiada para cortar as nadadeiras e qualquer área onde você sinta espinhos. Certifique-se de cortar bem rente.
  • Preparo dos filés: Se estiver preparando filés, sinta a carne cuidadosamente com as mãos antes de cozinhar. Se encontrar espinhos, use uma pinça ou alicate para removê-los.
  • Cozimento para amaciar: Além disso, o processo de cozimento muitas vezes amacia a carne e solta os espinhos. Certifique-se de verificar novamente depois de cozida para garantir que não haja espinhos restantes.
  • Remoção após o cozimento: Por último, se alguns espinhos permanecerem após o cozimento, você pode removê-los mais facilmente, uma vez que a carne esteja cozida. Use uma pinça ou alicate para retirá-los.

Ao servir, verifique novamente os filés ou pedaços de peixe para garantir que não haja espinhos. Se necessário, informe as pessoas que irão consumir, sobre a possibilidade de espinhos e peça para que comam com cuidado.

Assim também, essa remoção pode exigir um pouco de prática, e a paciência é fundamental. Além disso, usar utensílios apropriados, como pinças e tesouras de cozinha, pode facilitar o processo.

Peixe matrinxã frito

Agora que já sabemos como preparar esse peixe, vamos ver uma opção de receita para você reproduzir em casa. Acompanhe o passo a passo abaixo:

Ingredientes:

  • 2 filés de matrinxã
  • Suco de 1 limão
  • Sal e pimenta a gosto
  • Farinha de trigo para empanar
  • Óleo vegetal para fritar

Modo de Preparo:

  1. Antes de tudo, tempere os filés de matrinxã com suco de limão, sal e pimenta. Deixe marinar por pelo menos 15 minutos. Em seguida, passe os filés na farinha de trigo, garantindo uma cobertura uniforme. Sacuda o excesso de farinha.
  2. Nesse meio tempo, em uma frigideira, aqueça uma quantidade suficiente de óleo para cobrir os filés, em fogo médio. Logo após, coloque-os na frigideira com óleo quente. Frite por 3-4 minutos de cada lado ou até que fiquem dourados e cozidos por dentro.
  3. Após fritar, coloque os filés em papel toalha para absorver o excesso de óleo. Sirva os filés de matrinxã fritos com rodelas de limão e acompanhamentos de sua escolha, como arroz, salada ou legumes cozidos.
  4. Por fim, lembre-se de ajustar as quantidades de temperos de acordo com suas preferências pessoais. Bom apetite!

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Em resumo, ao discutirmos se o peixe matrinxã tem muito espinho, constatamos que sim, essa é uma das suas características. Porém, compartilhamos algumas dicas sobre como removê-los em diversos estágios durante o preparo.

Além disso, destacamos que esse peixe é muito saboroso. Portanto, apesar da presença de espinhas, vale a pena experimentá-lo. Diante disso, apresentamos uma receita deliciosa, perfeita para ser servida como petisco ou como parte principal de uma refeição.

Por último, não deixe de compartilhar seus comentários abaixo, contando sobre sua experiência com esse peixe.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!