Quando o assunto é decidir qual a melhor carne para strogonoff, nem sempre as pessoas chegam a uma conclusão unânime. Evidentemente que o filé mignon é o grande destaque e muitos dizem que é a melhor carne para a receita.
Contudo, o estrogonofe é um prato tão versátil que você pode usar diferentes cortes e ter resultados tão fantásticos quanto com mignon. É isso que pretendo compartilhar hoje, uma visão ampla que cabe no bolso de todo mundo, confira!
Qual a melhor carne para strogonoff segundo a gastronomia clássica?
Se deixarmos de lado o fator custo da carne, então, o filé mignon realmente é a melhor carne para strogonoff. Porém, as pessoas associam isso apenas ao seu valor, ou seja, têm isso como um sinal de prestígio.
Só que o filé mignon é um corte ideal por ter as características certas para o que a receita pede, como: textura macia, suculência, sabor suave, máxima absorção dos temperos e agradabilidade no paladar.
Sem contar que por ser magro e tenro, ele vai bem em preparos de selagem rápida, como no strogonoff. No entanto, seu preço foge da realidade da maioria dos brasileiros, infelizmente, é um dos cortes mais caros atualmente.
E se eu te falar que não tenho tanto apreço pelo filé mignon no estrogonofe, você acredita? É loucura minha dizer que não fica delicioso, mas eu sinto falta de uma pegada com mais gordura, sim, eu amo pratos potentes.
Justamente por isso que se você me perguntar qual a melhor carne para strogonoff, eu afirmo prontamente, é a alcatra.
BÔNUS: receita de strogonoff de filé mignon como você nunca comeu
Para provar a você que o strogonoff de mignon é simples, embora renda um prato sofisticado, encontrei a receita perfeita:
- 500g de filé mignon em tiras grossas (parte central da peça)
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- 300g de nata ou creme de leite fresco
- 200g de cogumelo Portobello fatiado (ou champignon)
- 4 colheres (sopa) de conhaque (opcional)
- 1 colher (sopa) de molho inglês
- 1 ramo de alecrim fresco picadinho
- 2 colheres (sopa) de ketchup (ou extrato de tomate)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O primeiro passo é temperar a carne com sal e pimenta, e passar as tiras na farinha de trigo. Nesse cenário, a farinha ajuda a dar uma cor mais incrível e deixar o molho final mais grosso.
Em seguida, derreta a manteiga e acrescente o alecrim para liberar aroma e dar sabor. Na sequência, coloque a carne e mexa rapidamente até dourar. Nesse momento, junte o cogumelo, o conhaque e dê uma leve flambada, totalmente opcional.
Por fim, adicione nata, molho inglês, ketchup, misture e aguarde reduzir o molho até a consistência ideal para você. Viu como é fácil? Fique com o vídeo para não perder nenhum detalhe:
Qual a carne que pode substituir o filé mignon? Conheça 6 alternativas igualmente saborosas
Quando eu falei filé mignon, por acaso seu bolso reclamou aí? Não se preocupe, como eu mencionei é viável escolher uma carne para substituir o filé mignon, e o melhor de tudo, ainda manter o sabor original da receita.
1. Contrafilé
Existem duas grandes diferenças entre filé mignon e contrafilé no estrogonofe: consistência e umidade à receita. Todos sabem que o contrafilé é mais firme do que o mignon, mas sua verdadeira qualidade está na gordura entremeada.
Dessa maneira, ele entrega mais riqueza de sabor, o famoso “Punch” que os cozinheiros profissionais costumam ressaltar. Na prática, ele deixa o strogonoff mais presente no paladar e tem um custo-benefício razoável.
SEGREDO DO CONTRAFILÉ: por ter uma fibra mais consistente, evite cozinhar demais a carne, prefira finalizar o cozimento já com o molho. Assim, cada garfada será um verdadeiro deleite!
2. Patinho
A maioria das cozinheiras têm costume de consumir patinho apenas moído, principalmente por ser um corte magro. No entanto, saiba que o patinho é extremamente versátil e rende um estrogonofe sensacional.
Isso porque o corte tem fibras firmes, onde o cozimento mais lento da receita, permite que a carne puxe sabor do molho. Uma dica pessoal: cozinhe os ingredientes com bastante manteiga de qualidade.
A manteiga é responsável por deixar o molho mais encorpado, já o patinho basicamente não tem gordura alguma. Inclusive, opte pela nata ao invés do creme de leite, aí sim seu strogonoff ficará profissional.
3. Coxão mole
É raro quem lembra do coxão mole na hora de fazer estrogonofe. Mas saiba que esse corte dá um prato de respeito e muito saudável. Devido às fibras curtas, pouca gordura e maciez, o chã de dentro barateia a receita, mas sem perder qualidade.
Para mim, o segredo do coxão mole é selá-lo rapidamente na frigideira, para preservar o suco interno. Por fim, o sabor suave viabiliza você utilizar mais ingredientes no preparo, como seleta natural, mostarda escura e ketchup picante.
4. Miolo de acém
Já o miolo de alcatra é um corte queridíssimo nos churrascos, mas que as pessoas quase não usam no dia a dia. Recentemente eu fiz um strogonoff completo, com nata, cogumelo fresco, um toque de conhaque, batata-palha caseira e miolo de acém.
Na ocasião, eu cortei a carne em cubos generosos e selei na manteiga com azeite e tomilho. Quer saber o resultado? Estou com o gostinho até hoje na boca, ficou simplesmente a perfeição, não deixe de experimentar.
5. Alcatra
Agora sim, para mim não há carne melhor para estrogonofe do que alcatra. A combinação de carne saborosa, capa de gordura e maciez ganha meu coração e surpreende meu paladar a cada preparo.
O aspecto que conquista minha preferência é que nenhuma carne se iguala à alcatra na hora de selar na frigideira. Depois que você derrete a manteiga com azeite e frita rapidamente até grudar no fundo, aquilo é puro sabor no prato.
Todavia, na hora de comprar dê preferência a bifes mais altos e com boa camada de gordura. Ah, corte cubos generosos e bom apetite.
6. Peito de frango
O peito de frango é universal no strogonoff, além de ser a carne mais barata. Mas para ter uma ótima experiência, utilize frango fresco, recém descongelado, retire o excesso de gordura e membranas e prepare cubos grossos.
Embora o prato tenha bastante umidade, o frango resseca com facilidade, logo, você deve garantir sua suculência.
Não sei se por receio ou inexperiência, algumas pessoas cozinham o frango antes de adicionar à receita, não há necessidade. Para falar a verdade, isso tira todo o sabor da carne e seu strogonoff pode ficar insosso. Então, cozinhe tudo normalmente!
E para você agora, qual a melhor carne para strogonoff?
O strogonoff é uma receita tão barata e versátil, que você não precisa se prender somente à determinada carne. Pelo contrário, é aí que dá para explorar novas combinações
Por exemplo, aqui em casa às vezes esquecemos de comprar champignon, no lugar, fazemos uma seleta natural. Desse modo, eu faço o preparo render com sabor. Isso vale para a carne, ou seja, você pode usar a que estiver na promoção.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!