A bisteca de porco é um corte que fica na parte superior do dorso do porco, é geralmente formada por: parte do osso da costela, lombo no centro e parte da copa lombo. Porém, às vezes essa composição pode mudar, mas a qualidade permanece.
A bisteca é simplesmente uma das carnes suínas mais procuradas e consumidas. Isso porque combina alta qualidade e preços acessíveis. Caso você nunca tenha preparado, mas gostaria, o conteúdo a seguir é assertivo e vai te ajudar demais!
Tudo que você deve saber sobre bisteca suína
Quem conhece a bisteca suína sabe que a porção mais incrível do corte fica na parte mais alta das costas do porco. Isso porque quando você pega cortes da metade das costas em direção à nuca, a faixa de carne da copa lombo se alarga.
Consequentemente, os cortes da bisteca em “bife” ficam mais volumosos, com marmoreio elevado e uma suculência que não se compara. Só para exemplificar a história toda, a bisteca suína é equivalente ao contrafilé bovino, ficam na mesma região.
Uma coisa que vale ressaltar antes de qualquer outra informação, é quanto à altura das bistecas. No mercado, é normal encontrar aquela bistequinha fina, quase sem gordura e que resseca que é uma barbaridade.
Sendo assim, a dica primordial para degustar uma carne saborosa e suculenta, é comprar bifes mais altos. Até porque hoje em dia o consumo de porco menos passado é possível. Afinal, diferentemente do que muita gente pensa, porco não é remoso!
Principais características da bisteca de porco
- Diferentes texturas em um único corte.
- Combinação de carne magra e gordura que dá mais suculência.
- Gordura entremeada que rende um sabor divino.
- Versatilidade com cortes sem ossos.
- Custo-benefício altíssimo
Qual o outro nome da bisteca de porco?
A nomenclatura por trás dos cortes de carne suínos muda de acordo com a região, costume e cultura. Por incrível que pareça, a bisteca não é chamada assim em muitas regiões do Brasil, principalmente quando vamos em direção ao Norte e Nordeste.
Nesse contexto, entra em cena o corte suíno conhecido como chuleta, que nada mais é do que a bisteca com outra “roupagem”. Felizmente as diferenças ficam apenas no nome, pois a qualidade está assegurada.
BÔNUS: bisteca de porco sem osso é uma boa pedida?
Olha, depende muito da receita proposta e da falta de interesse nas qualidades oferecidas pelo osso. Aqui nós escolhemos conforme o tipo de preparo. Por exemplo, se vamos simplesmente fritar bisteca na frigideira, definitivamente compramos com osso.
Por outro lado, nas receitas mais suaves, como um picadinho ou um assado de forno, substituímos pela versão sem osso. No entanto, é preciso dizer que dessa forma o corte praticamente deixa de se chamar bisteca e vira o lombo suíno.
3 ideias de receitas de bisteca suína sair da mesmice
Agora que você está mais por dentro da bisteca de porco, da sua localização no boi e, sobretudo, das características naturais, vamos falar das receitas? Olha só, você tem um universo de opções e versões exclusivas para experimentar.
Todavia, o segredo para deixar a carne ainda mais saborosa, é ousar com marinadas simples para porco. Nesse sentido, você pode usar ingredientes cítricos e ácidos, como suco de laranja, limão, vinho branco e toque de shoyu.
Quanto aos temperos, prefira ervas frescas, temperos naturais e sal comedido. Dá uma conferida em tudo que separei para você!
1. Bisteca de porco à milanesa
Eu achava que a alcatra bovina ficava boa à milanesa até que eu experimentei usar bisteca. Para dizer a verdade, o corte tinha mais copa lombo do que a bisteca, mas dá na mesma. Porém, eu fui meio com o pé atrás, pois nunca tinha empanado porco.
Vou te falar a verdade, acho que nunca comi uma carne tão suculenta e saborosa daquele jeito, quase ninguém acreditou na suculência. Essa é a vantagem de comprar carne suína de qualidade, ela fica sem comparação.
Inclusive, eu preparei uma salada de batata, daquelas em conserva sabe? E para finalizar a experiência, me arrisquei novamente fazendo maionese caseira, e rapidamente eu tinha um banquete diante de mim. Quer ter a mesma experiência?
2. Bisteca de porco grelhada simples
A segunda ideia de receita com bisteca de porco consiste em temperar bistecas de espessura média, utilizando um mix simples de:
- Sal triturado
- Pimenta-do-reino moída na hora
- Pimenta jalapeño a gosto (uma pitadinha)
- Açafrão e curry a gosto
- Alho processado
- Toque de limão siciliano
Coloque a carne em um recipiente e adicione os temperos, deixando o limão por último. Em seguida, massageie a carne, junte o limão, misture e reserve por 15 a 20 minutos. Depois é só fritar na manteiga, com um dente de alho e raminhos de tomilho!
BÔNUS: não curte muito limão na carne? Prepare então um molho equilibrado de mostarda e mel, que dá para ser encorpado na própria panela!
3. Bisteca suína à moda oriental
Você sabia que em muitos lugares da Ásia, uma das carnes mais consumidas é carne de porco? E que a bisteca suína compõe diversas versões, das mais inusitadas às receitas mais clássicas? Pois é, eles criam cada combinação de sabor que é uma loucura.
Diante disso, queria compartilhar com você uma última dica gastronômica para incrementar o cardápio semanal. De certa maneira, o preparo é muito simples, pois você tempera a carne usando sal, pimenta, alho e farinha para criar uma crosta.
A segunda etapa é um molho encorpado e esse sim merece uma atenção extra. Por isso, selecionei o vídeo perfeito que mostra passo a passo dessa carne à moda oriental, não deixe de conferir:
Quando estiver no açougue em busca da bisteca de porco perfeita, procure ter uma conversa mais amigável com o profissional. Nesse contexto, peça pela bisteca que fica na parte mais alta, pegando boa porção da copa lombo.
Vou ficar esperando você vir me falar o que achou dessa iguaria divina, tá bom? Espero muito que tenha gostado das minhas dicas e até a próxima!