O corte Flat Iron fica na paleta bovina, mais precisamente na raquete, ele também é conhecido como shoulder steak por estar na região do ombro do boi. O preparo mais clássico é o assado rápido na grelha, mas dá para fazer muita coisa com a carne.
No Brasil, o corte está sendo descoberto por churrasqueiros curiosos e pessoas buscando carnes diferenciadas para o dia a dia. Se é o seu caso, eu tenho a solução para acabar de vez com as dúvidas. Confira tudo sobre um dos cortes bovinos mais macios!
Qual parte do boi fica o Flat Iron exatamente? O que saber?
O flat iron fica na parte dianteira do boi e veio para provar que o dianteiro tem cortes de qualidade. Algumas pessoas falam que ele fica próximo da raquete na paleta. Mas na verdade, ele é a raquete cortada de uma forma diferente, vamos por partes.
A raquete é um corte que fica na lateral do miolo da paleta, tem formato achatado e é relativamente magra. Na peça tradicional, o açougueiro limpa a raquete e faz cortes padrões como bifes, ou seja, cortando a carne de cima para baixo.
E a raquete fica muito boa desse jeito porque tem toda aquela gordura entremeada. O problema é que no centro da raquete tem uma membrana resistente que dá trabalho e precisa ser removida.
Então, certa vez um especialista em cortes de carne americano, decidiu cortar a raquete ao meio no sentido da membrana. Como resultado, ele conseguiu dois músculos achatados, sem membrana e extremamente macios, no caso, o Flat Iron.
Por que o shoulder steak é considerado um dos cortes mais macios do boi?
O shoulder steak é considerado por muitos exímios açougueiros como um dos cortes mais macios do boi. Não é para menos, pois raquete já é uma carne fantástica, mas quando cortada sem o colágeno, ela se transforma:
- Fibras: o corte é a tradução de fibra curta e macia.
- Marmoreio: a gordura entremeada oferece sabores profundos e ricos no paladar.
- Textura suave: mesmo sendo um corte do dianteiro, é incrivelmente tenro e dificilmente resseca.
- Praticidade: diferentemente de outros cortes que demoram na grelha, o shoulder steak fica pronto em poucos minutos.
Onde você encontra o corte premium Flat Iron?
Nesse momento você já deve estar se programando para fazer aquela churrasqueada sensacional com o corte, né? Antes disso, preciso dizer que não é uma carne que você encontra em todo lugar.
Veja bem, estamos falando aqui de uma carne considerada inovadora e até gourmet. Com isso, os açougues tradicionais de supermercados ainda não se adaptaram às tendências, entende?
Sendo assim, você precisará procurar na internet por casas especializadas em cortes especiais, onde você comprará as versões congeladas. Ou então, apostar em açougues e casas especializadas, normalmente presentes em cidades maiores.
O custo médio do quilo de flat iron fica entre R$95,00 e R$140,00, especialmente por ser uma carne bem específica.
Receitas de Flat Iron: 3 maneiras de dar vida ao shoulder steak
Considerando que o shoulder steak pode ser preparado em diferentes pontos de carne, separei 3 preparos exclusivos para você. Através de preparações simples você verá que não tem segredo algum em lidar com uma carne premium.
Afinal, algumas pessoas acreditam que quanto mais especial a carne, mais complexa é de fazer, pelo contrário. A qualidade superior simplifica todo tipo de receita, seja assada ou grelhada.
1. Flat Iron na chapa prático e suculento
Por acaso você tem uma boa chapa de ferro sobrando por aí? Então, você vai amar essa primeira sugestão, que envolve apenas temperos simples, chapa quente e carne de qualidade:
- Primeiramente, coloque a chapa para esquentar até começar a fumegar.
- Enquanto isso, espalhe na carne um mix de sal triturado, pimenta-do-reino, páprica picante, chimichurri e tomilho a gosto.
- Em seguida, adicione um pouco de manteiga com azeite na chapa e coloque a carne.
- O tempo médio é de 3 minutos para cada lado, regando sempre com mais manteiga para segurar umidade e sabor.
- Um segredinho é girar a carne a cada 2 minutos para dar mais cor à superfície.
- Por fim, retire a chapa, espere dois minutinhos e corte para se maravilhar com o ponto da carne.
Caso queira valorizar o sabor natural do shoulder, dispense os temperos e fique apenas com sal triturado e pimenta. Ah, é importante dizer que esse preparo também funciona na frigideira de fundo grosso.
2. Flat Iron na churrasqueira com molho gorgonzola
Para não decepcionar aqueles leitores apaixonados por churrasco, uma segunda alternativa para ressaltar as qualidades do corte é partir para a tradicional churrasqueira.
Só que a bola da vez é incrementar a experiência com um molho de gorgonzola e redução de vinho branco. O molho leva apenas: azeite, vinho branco seco, queijo gorgonzola e creme de leite fresco. O churrasco é com flat de qualidade e sal grosso.
Como um bom acompanhamento para churrasco, prepare batatinhas de conserva assadas e servidas com molho agridoce de mostarda e mel. Quer saber como acertar de primeira? É para já, fique com o vídeo da receita:
3. Lanche rústico com flat iron no ponto perfeito e molho caseiro
Por fim, a terceira sugestão é uma das minhas preferidas, decidi compartilhar com você essa maravilha. Sabe aquele lanche rápido para um aperitivo ou para agilizar os petiscos do churrasco? Então, minha recomendação é combinar:
- Finas tiras de shoulder seladas na frigideira com manteiga, alho, alecrim e azeite.
- Folhas frescas de rúcula e agrião.
- Tomate italiano fatiado bem fininho (ou tomate seco).
- Suculentas fatias de provolone ou muçarela de búfala.
- Pão rústico fresquinho.
- Molho caseiro de maionese com mostarda.
- Picles para fechar a receita com tudo.
O interessante é você montar o lanche antes e deixar para colocar a carne ainda quentinha, perfeitamente selada ao ponto. Bom apetite, porque até eu fiquei morrendo de vontade de comer isso novamente.
De verdade, conta para mim, o que você achou do Flat iron e de tudo que dá para fazer com a carne? No açougue você pode pedir pelo “sete da paleta” que o profissional vai saber exatamente o que você está querendo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe com mais pessoas e até a próxima!