Pode falar o que quiser, mas o corte mais macio do boi é o filé mignon, porque ele fica em uma região que não é impactada pela movimentação do animal. Claro, cada pessoa tem uma preferência pessoal, mas tecnicamente falando, o mignon leva o troféu.
Obviamente que você não deve reduzir toda a versatilidade dos demais cortes apenas ao filé mignon. Afinal, há muita carne para explorar e pretendo guiar você através de dicas fantásticas e preparos exclusivos, confira a leitura!
5 cortes mais macios do boi para aliviar o bolso e diferenciar no churrasco
Quando a pessoa sabe preparar filé mignon no ponto certo, dá para comer a carne de colher de tão macia. Porém, basta passar um pouco na cocção para que o mignon perca a magia do sabor e a suculência característica.
Dessa maneira, o ideal é sempre preparar o corte no máximo ao ponto. Aí sim dá você aprecia toda a qualidade da carne, tanto na churrasqueira quanto selada na frigideira.
Aposto que muita gente vai discordar que o filé mignon é o corte mais macio, tudo é questão de gosto. É por isso que eu criei uma lista com as carnes bovinas mais macias. Conheça cortes que você nunca ouviu falar, mas que vai comer muito.
1. Corte Flat Iron
Quer se surpreender com um corte que não é da parte traseira do boi, mas que tem uma maciez diferenciada? Então, apresento a você o Flat Iron bovino que, como o nome denuncia, é um corte vindo da churrascaria americana.
Olha que interessante, o Flat Iron fica localizado na paleta bovina, levando muita gente a duvidar da maciez. Acontece que ele sai precisamente da carne raquete, corte de altíssima qualidade e muito sabor, devido ao marmoreio.
Características do Flat Iron
- Corte longitudinal da raquete, dando o formato achatado.
- Seu formato lembra uma “manta” muito parecida com a fraldinha.
- É um corte de pouquíssima gordura.
- As fibras curtas realçam toda a maciez e um sabor daqueles.
Os churrasqueiros dizem que é um dos poucos cortes que aceita desaforo. Afinal, mesmo com uma cocção mais avançada, ele não perde suculência.
MÉTODO IDEAL DE PREPARO: sal, pimenta-do-reino e braseiro até chegar no ponto perfeito, só isso é suficiente!
2. Capa do bife ancho
Tenho certeza que você já ouviu falar do corte chamado de capa do bife ancho, certo? Não? E o termo Ribeye Cap, já? A capa do bife ancho nada mais é do que a manta que cobre o filé de costela, muito famoso nas churrascarias brasileiras.
Outro termo que ajuda você a compreender a pura suculência da carne, é o corte Ojo de Bife. Logo, é a camada superior que até pouco tempo não era aproveitada como hoje. Acompanhe um vídeo que mostra desde o desmanche até seu preparo:
3. Entranha bovina
Todos acham que eu estou brincando quando falo que a entranha bovina é uma das carnes mais macias do boi. Não é para menos, já que o termo entranha aqui no Brasil tem significado um pouco diferente do corte argentino.
Vamos aos fatos, a entranha bovina é uma carne que reveste a costela minga, ou seja, fica na parte mais interna da costela. O corte vem da churrascaria argentina e, apesar de inusitado, ganhou muito espaço na grelha do brasileiro.
Muitos dizem que a entranha surgiu da dificuldade econômica enfrentada pela Argentina em 2001. Foi então que as pessoas procuraram carnes baratas para não abandonar o churrasco.
Características da entranha bovina + sugestão de preparo
- É um corte bastante fino e comprido.
- Suas fibras são longas, porém super macias.
- A consistência lembra muito a da carne fraldinha.
- Seu sabor é diferenciado por causa da gordura.
- A maciez é a marca registrada da entranha.
- O preparo mais recomendado é um assado rápido no espeto.
4. Bombom da alcatra
Já o bombom de alcatra, ou ponta de alcatra, como também é conhecido, entra com autoridade na lista do corte mais macio do boi. O bombom divide espaço com o miolo da alcatra e é considerado a parte mais macia da peça.
Além disso, o corte é conhecido como o filé mignon da alcatra de tão macio e rico em sabor. A proximidade dos cortes não para apenas na qualidade, mas se estende também à aparência, onde o bombom tem fibras similares às do mignon.
Entre as fibras há pouquíssima gordura e sua versatilidade vai dos assados do churrasco às mais deliciosas receitas. Sempre que eu encontro na promoção, sei que eu terei um dos melhores estrogonofes de carne bovina.
5. Denver Steak
O último corte de hoje é o Denver Steak, uma carne que vem diretamente da grelha americana. Apesar disso, a região de onde ele sai é famosa nos preparos brasileiros, estou falando da carne acém.
Isso mesmo, quem diria que o acém tem uma carne bovina considerada uma das mais macias, né? Nesse contexto, o Denver Steak tem muito marmoreio que deixa cada mordida suculenta de encher a boca d’água.
Além da gordura, existe uma porcentagem boa de colágeno que ajuda a carne a não ressecar na churrasqueira. Infelizmente, não é algo que você encontra com facilidade nos açougues tradicionais.
Então, a alternativa é partir para casas especializadas em carnes e pedir pela parte de cima do acém. A seguir, você confere em primeira mão de onde sai e como este corte é magnífico:
A carne mais macia do boi é aquela que cabe no bolso
Atualmente você tem um universo de carnes únicas para experimentar. Todavia, se o que você procura é o corte mais macio do boi, o filé mignon não decepciona de jeito nenhum.
Entretanto, recomendo fortemente que você dê uma oportunidade às outras sugestões de hoje. No mais, capriche naquele churrascão, reúna a galera e a família e compartilhe sabores excepcionais, combinado?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!