A carne de pescoço é um pouco mais firme do que outros cortes tradicionais do dia a dia, mas nem por isso é uma carne dura. Tanto é que serve para assar, grelhar, fazer bife, fogo de chão e claro, uma boa receita cozida que desmancha.
Além da versatilidade nos preparos, o pescoço tem a vantagem de ser bem acessível para o bolso, pois é barato. Então, este é um convite único para você deixar o preconceito de lado e conhecer uma carne que torna a cozinha mais saborosa!
Como lidar com a carne de pescoço bovino? Saiba apreciar o corte
Das carnes para cozido com osso, o pescoço se destaca como uma das mais saborosas porque rende caldos únicos. Porém, sua utilização não fica apenas na cozinha, pois é no churrasco que ele mostra todo o seu potencial.
O pescoço bovino sempre foi considerado duro porque o açougue tradicional não trabalhava corretamente o corte. Logo, a carne era vendida rústica do jeito que saía da desossa, ou seja, com nervuras e cartilagens que poderiam ser descartadas.
Contudo, atualmente os açougueiros e o mercado da carne viram que a qualidade melhorou e dão mais atenção à toalete. Então, hoje você compra carnes de primeira para fazer como preferir, garantindo maciez, suculência e sabores especiais.
Qual a estrutura do corte do pescoço bovino?
Eu sempre falo que não existe corte bovino ruim, mas sim a falta de experiência em trabalhar com a carne. Só para exemplificar, eu conheço pessoas que conseguiram arruinar uma peça inteira de filé mignon porque não sabiam cortar.
Nesse sentido, o primeiro passo é conhecer a estrutura, as características da carne e a necessidade ou não do osso. E com a carne de pescoço é a mesma coisa, veja o raio-X do corte:
- Fibras da carne: pode parecer mentira, mas as fibras do pescoço bovino são curtas e macias.
- Presença de gordura: o corte tem camada externa e boa quantidade de gordura entremeada, mas é preciso retirar o excesso, principalmente nos cozidos.
- Sabor: o sabor da carne do pescoço é muito parecido com o peito bovino, é marcante e presente no paladar.
- Consistência: a composição geral do pescoço requer um cozimento perfeito, e fica bem mais fácil fazer cozido na panela.
A orientação é assar na churrasqueira com osso e sem osso na panela, para preparar receitas caprichadas.
DÚVIDA: carne do pescoço é a mesma coisa que acém?
Não, carne de pescoço é uma coisa e acém é outra. Essa confusão acontece porque a carne acém fica bem na emenda com o pescoço. No entanto, são texturas, sabores e qualidades distintas.
Aliás, tem um outro corte que ajuda a confundir as pessoas, que é o acém com osso. Logo, muita gente acredita que o osso é o do pescoço, mas agora você sabe que não é bem assim.
Aprenda 2 preparos infalíveis com carne de pescoço
Não importa a receita, o segredo para amaciar pescoço bovino é o cozimento prolongado. Quer dizer que se você cozinhar na panela, pode deixar bastante tempo até amolecer bem mesmo.
Já na churrasqueira, é importante selar em braseiro forte, tampar com papel-alumínio ou celofane e assar por 2 horas ou mais. Não precisa se preocupar com o ressecamento da carne, pois ela tem gordura e colágeno suficientes para permanecer suculenta.
1. Pescoço bovino cozido na panela com legumes e vegetais
Começando pelo preparo mais seguro e gostoso, vamos de carne de pescoço bovino cozida na panela. E aqui você pode usar tanto a panela de pressão quanto a panela convencional. Inclusive, faça na panela de ferro se puder, fica especial, anote:
- 1kg de pescoço sem osso cortado em cubos
- Banha de porco suficiente para refogar os ingredientes
- 2 tomates grandes picados
- 1 pimentão vermelho médio picado
- 1 pimentão amarelo médio picado
- 2 a 3 cebolas picadas
- 8 dentes de alho
- Sal, pimenta-do-reino, páprica, ervas finas, cominho e tomilho a gosto
- Caldo de legumes ou carne caseiro (opcional)
Aqueça a panela com a banha de porco e doure os cubos de carne por cerca de 20 minutos. Em seguida, adicione temperos e caldo caseiro, que também pode ser cerveja preta ou água. Tampe e cozinhe por 2 horas até amolecer.
Por fim, corrija sal e tempero, adicione o restante dos ingredientes e cozinhe por mais 15 a 20 minutos. Prontinho, você acaba de criar uma das melhores receitas de carne de panela, fácil, barata e de um sabor incomparável.
2. Como assar carne de pescoço na churrasqueira para ficar macio
Apesar de ser menos trabalhoso assar carne de pescoço na churrasqueira, confesso que é um preparo repleto de detalhes. Primeiro tem a questão do ponto da carne, que se não assar certinho fica dura.
Vamos por partes, você precisará de uma peça de 2kg de pescoço com osso, o osso ajuda na suculência. Não há segredos na preparação, sele a carne em braseiro forte por 20 minutos.
Em seguida, coloque-a em uma assadeira de alumínio, tampe com 2 voltas de alumínio e leve à churrasqueira. O braseiro precisa ser forte e o tempo médio é 2 horas e meia para ficar no ponto perfeito.
Uma sugestão extra: separe o líquido da assadeira para fazer um molho de queijo cremoso usando creme de leite e muçarela. No vídeo a seguir você encontra tudo que precisa:
A carne do pescoço bovino é a salvação na economia e sabor do churrasco
Depois de apresentar tudo a você sobre a carne de pescoço, você ainda tem dúvidas sobre a sua qualidade?
Tudo que você precisa é dar uma oportunidade e se “arriscar” com uma carne econômica que serve tanto para o dia a dia quanto para churrasco. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, ajude os amigos, compartilhe e até a próxima!