Até que enfim você comprou aquela majestosa peça de picanha, apenas para descobrir que não conhece nenhum acompanhamento para picanha. Como driblar isso?
O sabor da picanha é tão sensacional, que muita gente simplesmente nem esquenta a cabeça com uma mistura extra. Mas eu garanto, picanha nenhuma é tão boa que não possa ser aprimorada com a guarnição certa, quer apostar?
É com muito orgulho que eu apresento a você os melhores pratos para servir com picanha. Tudo pensado na harmonização e no paladar equilibrado, você vai adorar!
Acompanhamento para picanha: veja o que combina com ela
Quando você pensa em picanha, qual é a primeira coisa que vem à mente? Provavelmente é a imagem de uma peça “cavalar” de picanha grelhada na churrasqueira ao ponto, derretendo e suculentíssima, certo?
Eu sei que parece besteira fazer qualquer guarnição para acompanhar esse preparo, pois todo o sabor está na carne. Contudo, o acompanhamento é um preparo com potencial para incrementar a experiência e viabilizar novos sabores.
É justamente a partir dessa ideia que eu selecionei a dedo as mais perfeitas combinações de sabores com picanha. Quer sair da rotina ou impressionar alguém? Nesse caso, faça a lista de ingredientes do mercado!
1. Purê de cenoura com curry
Sempre que estou prestes a escolher um prato de acompanhamento para picanha, eu penso primeiramente no paladar. Se eu fizer isso, a picanha vai ficar apagada? Ou quem sabe aquele outro prato possa confundir com o toque de gordura da carne?
Então, essa é a régua ideal para casar as receitas e acertar na escolha. E com o purê de cenoura e toque de curry, você tem suavidade aveludada que engrandece a carne. Porém, o segredo é não exagerar no curry, veja:
- 4 a 5 cenouras médias descascadas e cortadas em rodelas
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de curry em pó (de boa qualidade)
- ¼ xícara (chá) de creme de leite fresco (nata também funciona)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada para dar um charme
O segredo é adicionar o curry à manteiga antes de entrar com a cenoura cozida. Desse modo, a base do prato absorve a cor do curry e o purê fica lindo, além de ultra saboroso. Finalize com a nata até incorporar e sirva com a salsinha.
BÔNUS: a suavidade do acompanhamento vai abraçar a potência do sabor da carne e amenizar a gordura. É ideal para ocasiões mais especiais ou um jantar mais íntimo. Experimente grelhar picanha na parrilla para obter melhores resultados!
2. Ratatouille de legumes
O ratatouille é um clássico francês e, como todo prato da culinária francesa, ele vai bem demais com carnes pesadas. A receita consiste num combinado de legumes assados com um toque de azeite e ervas.
Dessa maneira, o pulo do gato é cortar os ingredientes em rodelas e fatias finas, se possível, do mesmo tamanho. Por outro lado, se você quer poupar tempo, dá para cortar cubinhos. Os ingredientes ficam a sua escolha, aqui vai uma sugestão:
- 1 berinjela média
- 1 abobrinha italiana média
- 2 tomates italianos maduros
- 1 pimentão amarelo
- Azeite a gosto
- Ramos de tomilho fresco a gosto
- ½ cebola roxa
- 2 dentes de alho
- 100ml de polpa de tomate (passata também serve)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Depois de cortar tudo em rodelas finas, misture molho de tomate com alho e cebola no fundo de uma assadeira. Agora é hora de dar beleza ao prato, intercalando os ingredientes até dar a volta na assadeira.
Por fim, regue com azeite, coloque tomilho e leve para assar em forno médio por 30 minutos.
3. Tomate recheado com ervas, quinoa e azeitona
Esse terceiro acompanhamento para picanha é aquele preparo bem curinga, feito quase às pressas que salva a vida. Para isso, recheio os tomates maduros, podendo ser o tipo italiano, com uma mistura de:
- Quinoa
- Ervas frescas (tomilho, alecrim e manjericão)
- Azeitonas verdes picadas
- Toque de azeite
Depois disso, você deve escolher se vai apreciar como uma espécie de “prato-salada”, ou levar ao forno. Caso decida assar, pode ser bacana colocar pedacinhos de queijo branco frescal ou até muçarela de búfala, fica sensacional!
4. Salada caprese diferenciada
A salada caprese é uma daquelas dicas de guarnições para churrasco que agrada até os mais carnívoros da comemoração. Por sua vez, é uma salada italiana super leve, refrescante e ideal para o calor brasileiro.
Com isso em mente, a composição é muito simples, levando muçarela de búfala fresca fatiada e tomate Marzano. Além disso, vai manjericão fresco e tempero à base de sal, azeite e pimenta preta moída na hora.
Todavia, como eu prometi uma salada diferenciada, que tal experimentar com pedacinhos de palmito e “cubos” de aspargos semi cozidos? Cuidado apenas para não deixar o aspargo borrachudo, quanto ao palmito, invista em boa qualidade.
DICA VALIOSA: ao invés de adicionar temperos individualmente, agrupe num ramequim com azeite. Depois, misture até emulsionar e espalhe na salada. Outra coisa, adicionar um toque de suco de laranja natural traz frescor e um sabor encantador!
5. Berinjela grelhada com molho de tahine e mel
Berinjela grelhada com molho de tahine não é apenas um acompanhamento para picanha, mas uma escolha de acompanhamento para carnes. O mix de sabores agridoces na berinjela e o sabor acentuado da carne, é a perfeição culinária.
Naturalmente, a berinjela é um ingrediente que nem todo mundo se engraça. Se este é o seu caso, pode pular para a próxima sugestão. Agora, caso você tenha interesse em explorar novas possibilidades, anote os ingredientes:
- 3 berinjelas
- ½ xícara (chá) de tahine (pasta de gergelim)
- ¼ xícara (chá) de suco de limão
- 1 colher (sopa) de mel
- Sal e pimenta a gosto
- Mel a gosto para servir e enfeitar
Não vou dizer que é um prato complexo daqueles que se diga: “nossa, mas eu não sou chef de cozinha”. Entretanto, é uma preparação básica que tem algumas técnicas. Não se desespere, pois encontrei um vídeo que vai ajudar:
6. Fatias de abóbora assada com parmesão e sálvia
Vamos de acompanhamento para valorizar a picanha? Que tal cortar fatias suculentas de abóbora cabotiá, regar com parmesão, folhas de sálvia e azeite, e assar no forno? Eu não dava nada para essa receita, até fazer e quase cair de costas.
Um segredinho é assar a abóbora sem excesso, ou seja, quando ela ganhar cor e aparência de suculenta, está perfeita. Nesse mesmo preparo, dá para adicionar tomate para assar junto e alho para liberar aroma.
Esse acompanhamento combina com a picanha porque a abóbora tem um leve dulçor natural delicioso. Só que quando assada com parmesão fresco ralado, o prato se transforma. Quer impressionar pela ousadia e, sobretudo, finesse? Experimente hoje mesmo!
7. Risoto de cogumelos prático
E para fechar esse conteúdo “arrebentando a boca do balão”, você vai aprender um incomparável risoto de cogumelos. Pouca gente sabe, mas a picanha é uma carne perfeita para acompanhar risoto.
Por exemplo, se você tentar combinar cupim com risoto, provavelmente a carne vai sobressair ao arroz. Da mesma forma que escolher o filé mignon vai na contramão, isto é, a carne passa despercebida.
Então, o ideal é optar por cortes com gordura externa e menos marmoreio, pois dá o equilíbrio milimétrico. Dito isso, o risoto de cogumelos é um prato que agrada vegetarianos e convidados que não têm restrição.
Muita gente reclama que não sabe fazer risoto, mas com o vídeo a seguir, fica impossível não acertar, dá uma conferida:
Você tem 7 motivos para escolher um acompanhamento para picanha
Deixe de lado a ideia de que acompanhamento para picanha só atrapalha, pois isso está muito longe de ser verdade. Mas também, não exagere com receitas complexas demais e feitas com ingredientes que certamente roubam o protagonismo da carne.
A picanha é pura versatilidade e, as receitas para acompanhar picanha de hoje, provam exatamente essa questão. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que você possa apreciar o melhor da gastronomia. Compartilhe e até a próxima!