A escolha do melhor acompanhamento para músculo cozido é uma etapa importante ao planejar o cardápio desejado.
Quando o músculo é cozido, ela fica suculento, e seu caldo potente em sabor. Sendo assim, pensar em opções de acompanhamento que harmonizem com essa carne não é uma tarefa tão difícil, uma vez que a simplicidade já se mostra uma excelente combinação.
Entretanto, é comum que muitas pessoas busquem sugestões de acompanhamentos para esse preparo. Nesse contexto, se você se encontra nessa situação, está no lugar certo, pois vamos compartilhar opções excelentes, que atenderão a todos os paladares.
Dessa forma, esperamos te ajudar na escolha do cardápio em sua casa ao compartilhar ideias de pratos deliciosos e versáteis.
Acompanhamento para músculo cozido: qual o melhor?
Um bom acompanhamento para um músculo cozido pode variar dependendo do estilo de cozimento, sabor desejado e preferências pessoais. Uma opção deliciosa é o fettuccine Alfredo, veja como prepará-lo abaixo:
Ingredientes:
- 350g de fettuccine
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- 1 1/2 xícaras de creme de leite
- 1 1/2 xícaras de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta a gosto
- Noz-moscada (opcional)
- Salsa fresca picada para decorar (opcional)
Modo de preparo:
- Em uma panela grande, ferva água salgada e cozinhe o fettuccine de acordo com as instruções da embalagem até que fique al dente. Geralmente, isso leva cerca de 8-10 minutos. Escorra a massa e reserve.
- Enquanto a massa está cozinhando, em uma frigideira grande, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione o alho picado e refogue por cerca de 1 minuto. Então, despeje o creme de leite na frigideira com a manteiga e alho. Mexa bem e deixe ferver.
- Logo após, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 2-3 minutos, mexendo ocasionalmente. E gradualmente, adicione o queijo parmesão ralado ao molho, mexendo constantemente até que o queijo esteja completamente derretido e o molho fique cremoso.
- Se desejar, tempere o molho com uma pitada de noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Lembre-se de que o queijo parmesão é naturalmente salgado, portanto, tenha cuidado ao adicionar sal.
- Em seguida, adicione o fettuccine cozido ao molho cremoso. Mexa delicadamente para garantir que a massa esteja completamente revestida pelo molho. Por fim, sirva o fettuccine alfredo quente em pratos individuais. Você pode polvilhar um pouco mais de queijo parmesão ralado e salsa fresca picada por cima para enfeitar, se desejar.
Acompanhamento para músculo cozido: 6 sugestões deliciosas
1 – Polenta cremosa
A polenta cremosa é uma excelente escolha para acompanhar músculo cozido. Ela é feita a partir de fubá de milho e pode ser preparada de forma simples e prática.
A sua textura cremosa combina perfeitamente com o molho do músculo. E o melhor, você pode aprender a fazer assistindo ao vídeo abaixo:
2 – Arroz soltinho
Um clássico que não pode faltar é o arroz. Nada melhor do que um arroz soltinho e delicioso como acompanhamento para o músculo. Confira o modo de preparo em uma receita selecionada para você no vídeo abaixo:
3 – Legumes ao forno
Para uma opção mais nutritiva, que tal preparar legumes no forno? Fica incrível e é fácil de fazer. Esse método realça o sabor e a textura natural dos legumes.
Você pode escolher legumes como cenouras, batatas, abóbora e brócolis, ou qualquer um de sua preferência. Confira o passo a passo detalhado no vídeo abaixo:
4 – Pirão
Para aproveitar ao máximo o preparo do músculo, você pode usar o caldo para fazer um pirão. O pirão é uma preparação densa e saborosa, que pode ser feita com o caldo do cozimento da carne e farinha de mandioca. Aprenda como preparar no vídeo abaixo:
5 – Farofa de alho
Uma ótima ideia também é a clássica farofa, que é simples, mas perfeita para servir como acompanhamento. Com poucos ingredientes, você pode prepará-la facilmente. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
6 – Risoto de alho poró
Mas, se você está em busca de uma alternativa mais sofisticada e elaborada, o risoto é, sem dúvida, a escolha ideal. Sua textura cremosa combina perfeitamente com o músculo e caldo. E ao contrário do que muitos pensam, não é tão difícil de fazer. Aprenda como prepará-lo a seguir:
Você pode se interessar em ler também:
Conclusão
Por fim, é evidente que a escolha de um bom acompanhamento para músculo cozido faz toda a diferença no resultado final do prato. Apesar de já ser delicioso por si só, ele pode se destacar ainda mais com o acompanhamento adequado.
Portanto, selecionamos algumas sugestões para auxiliá-lo na montagem do seu cardápio em casa, abrangendo desde opções simples até as mais elaboradas.
Certamente, você encontrará uma alternativa que lhe agrade. Sendo assim, esperamos que esta lista tenha sido útil para você e que ela o auxilie nas suas escolhas, bem como na preparação de cada receita, seguindo os passos detalhados que fornecemos. Compartilhe conosco nos comentários se gostou das dicas.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima.