Como cozinhar carne de porco? Veja o tempo de cozimento ideal

A importância de saber como cozinhar carne de porco vai muito além de obter resultados deliciosos em suas receitas, se trata também de segurança alimentar.

Então, nesse artigo você vai poder entender melhor sobre essas duas questões fundamentais. Dessa forma, você vai conseguir preparar receitas incríveis com essa proteína sem se preocupar com possíveis problemas relacionados ao seu consumo.

Reunimos aqui, desde informações sobre os riscos de não se cozinhar a carne de porco corretamente, a dicas para conseguir que a proteína fique macia e até o tempo de cocção ideal aproximado a depender do método de preparo.

Gostou? Então, vem com a gente e continue a leitura.

A importância de cozinhar corretamente a carne de porco

Como cozinhar carne de porco

Antes de tudo, vale ressaltar que de forma alguma você deve consumir a carne de porco crua ou mal cozida. Isso pode representar grandes riscos para a sua saúde.

Por exemplo, a proteína pode estar contaminada com a bactéria Salmonella, que pode causar intoxicação alimentar. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, diarreia e febre.

Além disso, existe também a possibilidade da carne conter parasitas, como Trichinella e larvas de Taenia. 

Em ambos os casos as doenças relacionadas são bem sérias, especialmente a última, onde essas larvas podem se desenvolver no organismo humano, resultando em cisticercose, uma condição potencialmente grave que pode afetar vários órgãos, incluindo o cérebro.

Então, já te assustamos o suficiente? Tudo isso pode ser evitado aprendendo como cozinha carne de porco e se certificar que o ponto correto foi atingido.

Obviamente que a escolha dos fornecedores também contribui bastante para evitar problemas relacionados ao consumo dessa proteína.

Por isso, certifique-se de comprar a carne de porco de fontes confiáveis e seguras, onde as práticas de criação e abate são devidamente controladas e regulamentadas.

Como cozinhar carne de porco?

Além dos aspectos relacionados à segurança alimentar, o cozimento adequado da carne de porco também influencia o sabor e a textura do prato final. Cozinhar a carne de porco corretamente ajuda a amaciar as fibras musculares, tornando-a mais suculenta e saborosa.

A escolha do corte também é muito importante para garantir resultados perfeitos, portanto, uma dica é apostar em partes mais macias como lombo, pernil, costeletas, barrigas ou costelinhas. Até porque, também são preparos mais fáceis.

Outro aspecto que faz toda a diferença para garantir que a proteína fique macia, é deixá-la marinando por pelo menos 30 minutos antes de começar o processo de cocção. Para isso, aposte em marinadas com ingredientes ácidos, como por exemplo limão, abacaxi, vinagre etc.

Além, é claro, de aproveitar a mistura para adicionar todos os temperos da sua escolha. Assim, a carne vai absorver os sabores, além de garantir uma textura melhor.

Tempo ideal de cozimento

Cozinhar carne de porco pode ser feito de várias maneiras, como assar, grelhar, fritar ou cozinhar lentamente.

O tempo ideal vai depender de alguns fatores, como por exemplo, o corte, a espessura da carne, o tamanho, dentre outros

Tempo médio de cozimento a depender da técnica utilizada

  • Assar: O tempo de cozimento no forno varia de acordo com o tamanho do corte. Como exemplo, um assado de porco de 1 kg geralmente leva de 1 a 1,5 horas a 180°C;
  • Grelhar: Costeletas de porco finas geralmente levam de 4 a 6 minutos por lado em uma grelha pré-aquecida a fogo médio-alto;
  • Fritar: Fatias de carne de porco podem ser fritas em uma frigideira com um pouco de óleo por cerca de 4 a 6 minutos de cada lado, até dourarem e atingirem a temperatura interna adequada;
  • Cozinhar lentamente: Se estiver fazendo um ensopado de carne de porco ou cozinhando em panela de pressão, o tempo pode variar de acordo com a receita. Em geral, esse método pode levar de 1 a 3 horas, dependendo do tamanho e do tipo de corte.

Mas, como mencionamos, esses são apenas tempos aproximados e podem oscilar. Portanto, o ideal mesmo é usar um termômetro de cozinha.

Recomentamos muito o uso desse utensílio, ele é extremamente útil para garantir a sua segurança alimentar, além de ser baratinho. Para medir, basta inserir o termômetro na parte mais grossa da carne, evitando ossos, e assim, certifique-se de que a temperatura interna atinja pelo menos 70°C.

Por fim, vale ressaltar que, ao cortar a sua peça, ela deve apresentar uma cor uniforme em todo o centro, ou no máximo um leve tom rosado. Se, pelo contrário, a tonalidade estiver forte, volte com a carne para o fogo até alcançar o ponto correto.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Em resumo, é muito importante saber como cozinhar carne de porco seja para conseguir o ponto ideal da proteína, seja para evitar contaminações que podem ser realmente perigosas em alguns casos.

Assim, esperamos que as informações que reunimos no texto tenham sido úteis para você e ajudado a esclarecer diversas dúvidas sobre esse assunto. Conta pra gente nos comentários o que você achou, vamos gostar de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!