A carne suína é uma das proteínas mais democráticas para se temperar, prova disso, é que você pode usar de tudo para dar aquele sabor ao pernil suíno, como temperos cítricos, cebola, alho, cheiro-verde, ervas aromáticas e, acredite se quiser, ingredientes adocicados.
O segredo é saber dosar as quantidades e combinar temperos que realçam o paladar suave do corte. Então, veja boas dicas que mostram tudo sobre como temperar pernil de porco, mas de forma simples, sua carne nunca mais será a mesma!
Sofrendo por que não sabe como temperar pernil de porco? 5 dicas de temperos simples
O pernil de porco tem uma característica natural que é um convite para você explorar temperos únicos. Diferentemente de outros cortes suínos, o pernil tem mais gordura e uma firmeza perfeita que combinam com temperos fortes, como pimentas e líquidos ácidos, como suco de limão e vinho branco.
A combinação de limão (ácido) e azeite (gordura), por exemplo, amacia as fibras da carne. Como resultado, todo aquele sabor maravilhoso dos temperos penetra e encharca a carne. O desfecho você já conhece, carne suculenta e sabores excepcionais.
1. Tempero para pernil suíno com toque de limão e páprica
A primeira sugestão envolve um ingrediente que muita gente tem receio de usar, que é a páprica. Embora o nome não remeta ao ingrediente, a páprica é uma especiaria à base de pimentões secos moídos. E diga-se passagem, fica divino no pernil. O tempero é feito no liquidificador, anote os ingredientes:
- 2 cebolas médias
- 4 dentes de alho
- 1 + ½ xícara (chá) de azeite
- 250ml de suco de limão (Taiti ou siciliano)
- 500ml de água
- 5 folhas de louro
- 2 colheres (sopa) de colorau
- 2 colheres (sopa) de sal (a gosto)
- Alecrim e ervas finas a gosto
- ½ colher (sopa) de páprica picante (doce ou defumada)
- 1 maço de cheiro-verde
Para fazer é simples, coloque os ingredientes no liquidificador, menos o cheiro-verde. Em seguida, processe até homogeneizar e finalize com cheiro-verde até triturar levemente.
Esse tempero rende bastante, traz aroma e um sabor indescritível ao pernil. Aqui vai minha dica pessoal: faça furos no pernil e coloque-o num saco para alimentos, depois despeje o tempero, feche e deixe marinar de 4 a 6 horas.
2. Aprenda como temperar pernil com osso de um jeito superfácil
Temperar carne com osso geralmente deixa muita gente confusa, pois há a preocupação de a carne não pegar sabor. Garanto que com o tempero a seguir, você pode assar o pernil como preferir, porque o sabor estará presente:
Ingredientes do tempero
- 4kg de pernil de porco com osso
- 1 cabeça de alho picada
- 2 cebolas médias picadas
- 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino
- Salsa em pó a gosto
- 1 colher (sopa) de páprica doce
- 2 colheres (sopa) de sal
- 1 xícara (chá) de suco de limão Taiti
- 1 maço de cheiro-verde picado
- 250g de bacon picado em tiras (opcional)
O preparo consiste em misturar os ingredientes e espalhar pela carne. No entanto, o segredo para fazer o tempero penetrar na carne, é furar a peça com uma faca e pressionar o tempero dentro dos buracos.
Quanto ao bacon, você pode usá-lo para preencher os furos, deixando o pernil mais saboroso e úmido. Como falamos de uma peça grande, reserve na geladeira entre 12 e 24 horas para absorver ao máximo.
3. Tempero rápido e fácil para pernil de porco suculento
Este mix simples de temperos é perfeito para marinadas rápidas, daquelas de 1 hora. Então, combine cebola, alho, azeite, sal, pimenta-do-reino moída na hora, suco de 2 limões-cravo, cheiro-verde e 50ml de água.
O pulo do gato é processar os ingredientes até formar uma pastinha verde, ideal para massagear a carne. Porém, eu sempre falo que nenhum tempero é bom o bastante que você não possa melhorar, logo, eu adicionaria:
- Cominho fresco ou em pó
- Açafrão-da-terra
- Leve toque de curry indiano
- Pimenta caiena (use pouco porque é forte)
Esse tempero é suficiente para uma peça de 2kg de pernil de porco. Inclusive, o pernil é uma carne que combina com batata. Ou seja, você pode colocar batata em canoa e usar o mesmo tempero, depois é só assar normalmente.
4. Veja como temperar pernil de porco com uma marinada de laranja
Eu não poderia deixar de fora o próximo mix de temperos para pernil suíno, que leva laranja e condimentos naturais. Além disso, é uma alternativa bacana quando você está sem limão na despensa.
O suco de laranja na carne suína não só dá um sabor agradável e um quê de cítrico, como ajuda a amaciar as fibras. Uma outra boa vantagem, é que com a laranja você pode temperar o pernil, reservar por poucos minutos e assar. Anote aí:
- 1 cebola branca picada
- 1 cebola roxa picada
- 3 dentes de alhos amassados
- 1,5kg de pernil suíno
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Suco de 2 a 3 laranjas grandes
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Pimenta calabresa a gosto
- Ramos de tomilho a gosto
- Manjericão fresco a gosto
- 100ml de água ou vinho branco seco
Primeiramente, coloque o pernil em um recipiente ou num saco para alimentos. Em seguida, adicione os temperos secos e massageie a carne. Depois, acrescente o restante e torne a misturar.
Por fim, reserve na geladeira por no mínimo 2 horas antes de assar, fica uma explosão de sabores. Ah, como acompanhamento para pernil assado, você também pode assar batatas e maçãs junto com a carne.
5. Como temperar um pernil inteiro com uma mistura simples e saborosa
Você se pergunta se tem como temperar um pernil inteiro? Fica bom de verdade ou os sabores não pegam na carne?
Uma vez que você aprende como marinar carne de porco, dá para temperar um quarto inteiro que fica ótimo. No entanto, é preciso ter alguns cuidados.
Primeiro, a quantidade de tempero deve ser suficiente para cobrir a peça. Depois, a marinada é a sua melhor opção para preparar um pernil saboroso, então, o equilíbrio entre ingredientes é fundamental.
Como falamos de peças com 7kg ou mais, um bom tempero deve levar: cebolas roxas e brancas, bastante alho, sal, pimenta-do-reino, noz moscada, alecrim e tomilho frescos, molho shoyu, suco de limão e laranja, azeite e água.
Após processar os ingredientes, faça furos na carne e espalhe o tempero, garantindo que a carne fique em contato direto. Aliás, o interessante é marinar por pelo menos 18 horas. Eu separei um vídeo superbacana para você acompanhar:
E agora, você ainda acha que não sabe como temperar pernil de porco ou ganhou confiança suficiente para explorar as possibilidades? Então, quando você dominar os temperos simples, experimente usar mel, melaço de cana e ingredientes mais exóticos.
Afinal, pernil de porco vai bem com tudo, o que você não pode é deixar de apreciar essa bela carne. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!