Você aproveitou aquela promoção incrível de maminha no açougue, mas agora não sabe quais as melhores receitas com maminha?
Minha primeira sugestão é para você analisar a peça. Somente olhando a peça da carne a gente já consegue imaginar muitos preparos diferentes. E com a maminha isso fica bem óbvio, pois seu formato triangular abre um leque de possibilidades.
Acompanhe minhas ótimas dicas e saia da mesmice com as melhores receitas, onde a protagonista é a suculenta maminha. Fique por aqui, você não vai se arrepender!
5 receitas com maminha que ficam uma delícia e que você precisa aprender
Todo mundo só pensa em picanha ou filé mignon, pois são as mais nobres. Só que quando a pessoa gosta de gourmetizar as carnes, os cortes americanos não saem da ponta da língua.
Nesse contexto, eu poderia facilmente mencionar chorizo, ancho e mesmo entranha bovina, todas ótimas escolhas. Contudo, nenhum destes tem o que a maminha tem. Estou falando da versatilidade de uma carne que pode ser feita de qualquer forma.
Afinal de contas, nunca nessa vida eu vi alguém fazer prime rib na pressão, e você? Por outro lado, a maminha assada na pressão é digna dos melhores programas de culinária moderna. E o melhor, gastando muito menos, logo, custo-benefício altíssimo.
1. Deliciosa e inconfundível maminha assada na cerveja
Chame de clássico, de tradição ou simplesmente de carne boa com sabor incrível, vamos começar pela maminha assada. Um dos meus pontos fracos é justamente a carne na cerveja, não pela cerveja, que fique claro [risos], pelo sabor.
A cerveja tem a característica de transferir sabor e maciez à carne, mas na maminha parece que isso fica ressaltado. Vale dizer que o preparo é muito simples, tudo bem? Então, não precisa ter receio de fazer só porque nunca preparou antes, anote:
- 1,2kg de maminha em peça
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- 4 cebolas cortadas em rodelas
- 100ml de água
- 350ml de cerveja clara (pode ser tipo Pilsen ou Puro Malte)
- 3 dentes de alho
- Tomilho e alecrim na carne são bem-vindos sempre
Modo de preparo
- Antes de mais nada, tempere a maminha com azeite, sal, pimentas e ervas frescas da sua preferência.
- Em seguida, prepare uma “cama” com a cebola cortada na assadeira e posicione a maminha, gordura para cima.
- Feito isso, coloque água, cerveja e alho na assadeira.
- Agora, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 220° por cerca de 1 hora.
- Após esse tempo, retire do forno, tire o alumínio e volte ao forno por mais 15 minutos para dourar.
A carne sai derretendo, o molho na assadeira é fantástico e o sabor inigualável, você precisa experimentar!
DICA EXTRA: ao voltar a carne ao forno depois do alumínio, besunte manteiga com alho ou um azeite de ervas. Dessa forma, você cria uma camada superficial de sabor que se funde aos temperos da carne!
2. Bifes de maminha na frigideira ao alho especial
Se não fosse pelo molho de alho especial, a carne maminha aqui seria apenas um bife simples. Porém, o segredo do sabor está justamente na mistura de temperos que formam o tempero da carne. Com isso, os ingredientes são básicos, como:
- 1 cabeça de alho descascada
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Talvez precise de mais azeite para deixar o molho mais líquido
- Bifes de maminha na espessura da sua preferência
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Tirando os bifes, obviamente, bata o restante dos ingredientes num mixer ou liquidificador até virar uma pasta, reserve. Caso você note que ficou mais firme, vá acrescentando azeite aos poucos até chegar numa consistência mais maleável.
Quanto aos bifes, não é necessário temperar, visto que o sal e a pimenta estão no molho. Então, esquente bem uma frigideira e coloque no máximo três bifes. Assim que começar a soltar líquido e as bordas acinzentarem, vire-os.
É nesse momento que você vai entrar com o molho de alho, mas sem despejar, pois, o objetivo é pincelar. Depois que dourar do outro lado, vire e passe mais molho. Por último, repita esse processo até chegar no ponto de carne perfeito para você.
DICA EXTRA: para obter um sabor mais apurado do molho de alho, é ideal fritar bifes mais altos. Dessa maneira, você evita ressecar e ainda assim aprecia uma carne suculenta e apetitosa!
3. Peça de maminha selada na frigideira e finalizada no forno + sugestão de molho imperdível
Todos sabemos que uma das receitas mais apreciadas é a maminha no forno, né? Não sei dizer, mas parece que esse preparo realça as principais qualidades do corte. Agora, quando juntamos mostarda à receita, é satisfação pura.
Com isso em mente, nessa próxima sugestão você vai temperar a peça inteira com:
- Sal e pimenta-do-reino
- Um pouco de farinha de trigo para dar acabamento
- Uma pitada de açúcar mascavo para contrastar com a mostarda
- Mostarda a gosto para espalhar em toda a peça
Na sequência, a receita segue com você selando a carne por completo na frigideira e terminando o cozimento no forno. Mas o pulo do gato é deglaçar a frigideira com vinho branco e mais mostarda, formando o molho de mostarda.
Gostou da ideia e não vê a hora de fazer em casa? Então, pegue os detalhes diretamente no vídeo da receita:
4. Maminha recheada com queijo lhe parece apetitoso? Espere até ver o resultado!
Algumas carnes são excepcionais para rechear, a exemplo da picanha invertida, um sacrilégio para muitos, a perdição para tantos outros. E a maminha é um exemplo claro de carne perfeita para colocar incontáveis recheios.
O próprio formato da maminha favorece o recheio, pois é só abrir seu interior para ter uma verdadeira “bolsinha”. Em seguida, tempere com sal, pimenta-do-reino e espalhe alguns dentes de alho amassados por cima.
Como recheio, eu recomendo uma boa muçarela com cheiro-verde picado e pedacinhos de bacon defumado. Depois que rechear, amarre com barbantes ou espete palitos para segurar o recheio. “Tudo bem, mas onde fazer?”.
O mais tradicional é assar no forno, podendo até ser elétrico, mas sem alumínio. Nesse cenário, o tempo varia bastante, mas cerca de 1 hora e pouco em temperatura alta deve ser suficiente.
Em contrapartida, dá para fazer maminha na churrasqueira, selando primeiro em braseiro bem forte e virando de todos os lados. Por fim, suba para a parte mais alta e asse por mais 1 hora ou até dourar bem.
DICA EXTRA: o principal conselho aqui, é utilizar queijos macios para derreter mais facilmente. Isso porque queijos curados e meia cura, têm menos umidade e não são os melhores queijos para churrasco, fica a dica!
5. As receitas com maminha não ficam completas sem uma opção de forno com batatas
Essa última receita é para fechar a conta e passar a régua na nossa lista de receitas com maminha. Ainda mais se você estiver procurando aquela carne para almoço de domingo, é perfeita.
A combinação não poderia ser melhor: maminha assada no forno com manteiga de alho e batata bolinha. Vamos primeiramente aos ingredientes:
- 1 peça de maminha com 1kg
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 1 cabeça de alho picada
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- 400g de batata bolinha
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
A receita em si não guarda segredos, mas a manteiga de alho precisa ser bem executada. Por isso, recomendo muito você acompanhar o preparo através do vídeo. Por consequência, sua receita poderá ficar ainda mais próxima do resultado esperado:
Além de fáceis e rápidas, as receitas com maminha rendem pratos generosos!
Quem conhece boas receitas com maminha nunca fica sem saber o que fazer na cozinha. E digo mais, experimente a alcatra com maminha, pois, assim você aproveita o melhor de dois mundos.
E então, achou o que procurava ou encontrou mais opções que nem sabia que eram possíveis? Agora é com você se virar na cozinha e se destacar pelo paladar apurado.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui. Compartilhe-o com mais pessoas e ajude mais gente a ter um cardápio rico e variado. Até a próxima!