Conforme os empórios de temperos se espalham pelos supermercados, mais fácil você encontra boas opções de temperos que combinam com frango, porém, é preciso saber combinar as especiarias, como páprica, açafrão e até curry.
E como paladar é uma coisa que não se discute e cada um tem o seu, eu pretendo compartilhar hoje, uma série de sugestões de modo que você entenda bem quais são os temperos mais usados para frango em cada tipo de receita, aproveite!
4 temperos que combinam com frango para criar sabores incríveis
A carne de frango é a proteína mais fácil de temperar, pois vai bem com um grande número de temperos e especiarias. Por exemplo, se você prepara cortes bovinos, dificilmente há espaço para brincar com os sabores, concorda?
Por outro lado, o frango tem um sabor mais neutro, perfeito para você realçar com combinações mais ousadas e exclusivas. Nesse meio de campo, o único cuidado é considerar o tipo de receita para escolher os temperos certos.
Afinal, quando se fala em temperos que combinam com frango, o método de cocção da carne dita as regras.
1. Tempero para frango frito
Vou começar pelo tipo de receita que mais desafia os cozinheiros amadores durante a semana, as receitas de frango frito. Acontece que na fritura, os temperos não se dissolvem, pelo contrário, eles tendem a impregnar a carne e ficam presentes.
Dessa maneira, é fundamental escolher combinações que valorizem o preparo, mas sem esconder a carne. Com isso, se você quer garantir um sabor que equilibre o frango frito, então minha sugestão são as opções aromáticas.
Tempero perfeito que combina com frango frito
- 1kg de filé ou tira de frango
- 1 colher (sopa) de tomilho seco
- 1 colher (sopa) de alecrim seco
- 4 dentes de alho picadinhos
- Raspas de 1 limão siciliano
- 1 colher (chá) de sal ou a gosto
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída ou a gosto
- Suco de 1 limão siciliano
- Azeite à vontade para agregar os sabores
- Toque de páprica doce a gosto
Neste tempero, você só precisa agregar os ingredientes à carne, misturar para espalhar e reservar por 15 minutos. A combinação de alecrim e tomilho, com o alcance do limão, trazem um aroma refrescante e um paladar sofisticado!
TEMPERO BÔNUS: quer viajar pelo Sul dos EUA? Então, experimente combinar páprica doce, alho em pó, cebola em pó, pimenta caiena, sal, açúcar mascavo, farinha de trigo e bastante azeite. Envolva o frango nessa mistura, reserve e frite até dourar!
2. Tempero para frango assado
Existem milhares de receitas de frango assado, da ave inteira à sobrecoxa e peito. Se você pretende assar um frango inteiro, a melhor forma de dar sabor à carne é por meio de uma boa marinada.
Em contrapartida, vamos assumir que você quer assar coxa e sobrecoxa ou peito de frango, certo?
Tempero ideal para cortes de frango no forno
- 1kg de coxa e sobrecoxa ou peito de frango inteiro
- 3 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
- 4 dentes de alho picadinhos
- 2 colheres (chá) de tomilho fresco picadinho
- 2 colheres (chá) de alecrim fresco picadinho
- 1 colher (sopa) de mel
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
O segredo desse tempero, é misturar tudo em um recipiente e espalhar sobre a carne. Em seguida, reserve na geladeira por 4 horas e asse em seguida. O casamento entre o mel, a mostarda e os temperos frescos, trazem um sabor complexo e maravilhoso. Enquanto isso, o azeite ajuda a dar mais suculência, apenas experimente!
3. Temperos que combinam com frango cozido precisam ser na medida
Você pode me convidar para uma refeição em sua casa e oferecer frango frito ou assado, mas se preparar um bom frango cozido, você acaba de ganhar uma visita que estará sempre por aí, pois na minha opinião, nenhum sabor se compara aos cozidos.
Aquele molho cremoso no fundo, a carne que derrete na boca e o tempero que envolve o paladar, incomparável. Contudo, isso só é possível quando você realmente entende que os temperos são a base do sabor.
Nesse contexto, há uma construção de sabores na receita que deve ser perfeitamente equilibrada. Você pode preparar caldo de ervas com toque de limão, ou apostar na pegada italiana, com manjericão, tomate e orégano. Para simplificar, anote:
Ingredientes e temperos para frango cozido simples
- 1,5kg de coxa e sobrecoxa de frango
- 1 cenoura em rodelas médias
- 3 batatas em pedaços médios
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 pimentão vermelho picado
- 2 tomates picadinhos
- 1 cebola grande picadinha
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 2 colheres (sopa) de coentro
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 folhas de louro
- 2 colheres (chá) de colorau
- 4 dentes de alho amassados
- 2 colheres (chá) de páprica defumada
Como você pode notar, a construção de sabores aqui vai além dos temperos que combinam com frango. Afinal, componentes como extrato de tomate, cebola, alho e até pimentão, são fundamentais para estruturar o paladar final da receita:
4. Temperos ideais para frango incorporado em outras receitas
O frango não é apenas uma das carnes mais consumidas pelo brasileiro quando o assunto é acompanhamento, que nada. Veja bem, o frango é a base de incontáveis preparos, como o famoso salpicão ou o escondidinho, quem sabe?
Entretanto, muita gente peca ao não temperar a carne antes de entrar na receita. Só para ilustrar isso, uma vez me chamaram para um jantar com estrogonofe de frango, meu preferido por sinal.
Tudo ia muito bem, até que a “cozinheira” da vez cozinhou o frango praticamente sem tempero e agregou ao estrogonofe. Não preciso dizer que o resultado foi desastroso, já que a carne ficou insossa e prejudicou todo o restante.
Nesse contexto, os temperos do frango são cruciais para completar o sabor e criar camadas na receita final.
- Escondidinho de frango: alho, cebola, pimentão vermelho, tomate, pimenta-do-reino, cominho, salsinha e azeite.
- Salpicão de frango: limão, pimenta-do-reino, alho em pó, pimenta branca e toque de páprica.
- Frango xadrez: shoyu, alho em pó, gengibre ralado, pimenta-do-reino, óleo de gergelim, cebola em pó, páprica picante e pimenta calabresa.
- Estrogonofe de frango: sal, colorífico, curry, chimichurri, pimenta-do-reino, ervas finas, páprica picante, páprica defumada e azeite.
Escolher os temperos que combinam com frango é dar vida às receitas
Conseguiu finalmente compreender que os temperos que combinam com frango podem ser versáteis, além de permitir inúmeras receitas únicas? Pois é, descobrir as maravilhas dos temperos e especiarias naturais é um caminho sem volta.
Aposto que a partir de hoje você nunca mais usará temperos prontos e industrializados, não há nem o que comparar. E então, qual combinação é a cara da sua culinária? Espero de verdade que tenha gostado das dicas, compartilhe e até a próxima!