4 Receitas de filé mignon bovino fácil e rápido

Quer dizer que você está procurando as melhores receitas de filé mignon bovino, mas que sejam práticas e rápidas de fazer?

Então, saiba que acertou na escolha da carne, pois o mignon bovino é a tradução da simplicidade na cozinha. É bom frisar isso porque as pessoas consideram ser uma carne complexa e trabalhosa, quando na verdade, não há complicação.

Para provar tudo isso que estou falando, acredito ter feito um tour pelo mundo gastronômico. Afinal, selecionei receitas únicas, onde a simplicidade é regra, confira!

4 receitas de filé mignon bovino fácil e rápido para fazer


receitas de filé mignon bovino

Sempre que eu menciono o filé mignon, muitas pessoas desanimam por conta do preço dessa carne. De fato, não tem como negar que é uma carne para ser apreciada bem de vez em quando.

Por outro lado, afirmo que o mignon tem um dos custos-benefícios mais atrativos no universo da carne. Primeiro porque o desperdício é zero, visto que a carne tem pouquíssima gordura e nervuras.

Além do mais, a sua versatilidade se estende desde o preparo simples ao filé mignon na churrasqueira. Diga-se de passagem, fica um arraso na churrasqueira. Portanto, conheça as sugestões escolhidas especialmente para você!

1. Filé mignon com crosta crocante de mostarda e ervas

Talvez quando estiver perambulando pela França, você encontre algum prato parecido, pois essa receita é feita por um verdadeiro francês. Mas não pense que é algo complicado, porque não é, são alguns preparos específicos e simples.

A receita consiste em cortar a carne quase em tornedor de filé mignon, mas um pouco mais baixo. Sobre a carne, que será selada na manteiga de ervas na frigideira, terá uma crosta de mostarda.

Por sua vez, a crosta é feita com muitos ingredientes deliciosos, como manteiga, mostarda e alguns temperos naturais. Já na base do prato, você fará uma batata “capacho”, mistura que dá uma espécie de massa crocante e macia.

E para finalizar com toque de chef, um molho para carne feito diretamente na frigideira da fritura. A montagem, portanto, fica assim:

  • Molho na base do prato.
  • Batata Paillasson (a massa de batata) sobre o molho.
  • Como uma obra de arte, o filé mignon ao ponto vai sobre a batata.
  • E o grande diferencial, é uma crosta assada sobre a carne que fica um espetáculo.

Concordo com você que olhando assim parecem muitos processos, mas eu não traria algo super avançado e complexo de fazer. Diante disso, abaixo você encontra um belo vídeo, feito etapa por etapa e imperdível, você tem que fazer!

2. Strogonoff de carne com filé mignon é um luxo de sabor e praticidade

Eu não poderia simplesmente deixar passar a oportunidade de combinar filé mignon num strogonoff daqueles. Primeiro porque o filé é uma das melhores carnes para strogonoff, e outra, o resultado é indescritível.

Antes de irmos aos ingredientes e receita, vale dizer que você pode picar a carne em cubos médios. Ou então, optar pelas tiras de espessura média. Não tenha receio de cortar grande, pois isso favorece a máxima suculência do mignon.

Ingredientes

  • 1kg de filé mignon em tiras ou cubos médios
  • 500g de cogumelos Paris ou Portobello picado grosseiro
  • 2 cebolas picadas
  • 4 dentes de alho picados
  • 3 xícaras (chá) de creme de leite fresco (750ml)
  • 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
  • Ketchup e mostarda a gosto
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • 3 colheres (sopa) de conhaque (opcional, mas transforma a receita)
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é selar a carne no azeite aos poucos, em pequenas quantidades até dourar tudo. Reserve.
  2. Com isso, o fundo da frigideira ficará no jeito para dar mais sabor ao prato.
  3. Em seguida, ligue em fogo baixo e refogue a cebola para desgrudar.
  4. Na sequência, acrescente ketchup, mostarda, misture e entre com a carne.
  5. O truque agora é abrir um espaço no centro da frigideira para colocar o conhaque.
  6. Aproveite e coloque também o molho inglês, misture e inclua o cogumelo.
  7. Por último, despeje o creme de leite, mexa e cozinhe até apurar perfeitamente.

Quando notar que o creme está denso, com uma coloração irresistível, é só salpicar um pouquinho de salsinha e servir. Vai servir strogonoff de carne para 20 pessoas? Aí está uma receita incrível que todos vão amar!

3. Preparo rápido de medalhão de filé mignon ao molho de gorgonzola

O medalhão de filé mignon é aquele corte arredondado pesando entre 130g e 160g, essa é a medida de referência. Esse tipo de informação é indispensável na hora de fazer mignon na frigideira ou em qualquer outro lugar.

Inclusive, o mignon não tem praticamente nada de gordura, tornando o cozimento muito rápido. Logo, dê uma selada breve no medalhão e está ótimo.

Nesse preparo, utilizaremos 4 medalhões, azeite, 2 dentes de alho, 100g de gorgonzola e 100g de creme de leite fresco. Ah, não vai esquecer do sal e da pimenta-do-reino para temperar a carne, combinado?

O primeiro passo é temperar e selar a carne de todos os lados numa frigideira quente com azeite. Isso ajuda o fundo a ficar com aquela camada que será incorporada no molho. Depois da carne, coloque o gorgonzola e o creme de leite na frigideira.

Por último, vá mexendo até que o molho fique numa consistência cremosa, corrija os temperos e sirva sobre a carne. Simples, rápido e com um resultado de restaurante. Além do mais, você pode usar outro queijo, como Emmental e Brie!

4. Medalhão de filé mignon com bacon é simples e imperdível

Boa parte dos churrasqueiros preferem deixar o mignon fora da churrasqueira, pois existe essa ideia de ressecar muito. Realmente, se não tomar cuidado pode até estragar a receita, resseca mesmo. Contudo, é por isso que usaremos o bacon, assim:

Ingredientes

  • 1 kg de filé mignon;
  • 200g de bacon em tiras generosas;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 20g de alho em pó;
  • Manteiga a gosto.

Quer preparo mais rápido do que esse? Basta cortar a carne em medalhões mais grossos, temperar tudo e enrolar nas fatias de bacon bem carnudo. Depois disso, espete em palitos grandes de madeira e asse os dois lados até dourar o bacon.

Sério mesmo, é uma churrasqueada muito rápida, onde a carne fica suculenta e o bacon quase crisps. Se quiser turbinar a experiência, prepare um molho de mostarda para carne, aí é demais para o meu coração!

Sempre dá para ir mais longe com as receitas de filé mignon


Uma das boas receitas de filé mignon que eu deixei de fora, é rosbife de mignon. Primeiro porque exige muita paciência, e segundo, não é todo mundo que come a carne bem rosada por dentro.

Por falar nisso, sempre que você tiver convidados, considere o ponto de carne ideal para todos, hein? Assim todos saem satisfeitos e se lembrarão desse gesto por muito tempo.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui. Compartilhe-o nas redes sociais para levar conhecimento a mais pessoas, todos merecem comer uma carne de qualidade, não é mesmo? Até a próxima!