Dificilmente o brasileiro escolhe preparar um fígado bovino, mas existem algumas receitas com fígado de boi que são simplesmente deliciosas.
O corte tem uma textura incrível, sem contar que combina com diversos tipos de ingredientes. Além disso, trazem vantagens para nosso organismo. O fígado é rico em selênio, composto B12, combate asma e ajuda o DNA a restaurar células.
E olha que é super simples de temperar e muito rápido para preparar. Para inspirar você, eu separei as quatro melhores receitas para testar na sua cozinha já!
4 sugestões de receitas com fígado de boi
Há quem afirme de pés juntos que comer fígado é um absurdo, que você pode passar mal, que é necessário ter um tratamento super rigoroso com a carne, mas nada disso.
Existe sim a necessidade – quase uma obrigação – de comprar em açougues de procedência e qualidade, mas não por se tratar de fígado. Afinal, qualquer carne suspeita pode prejudicar nossa saúde.
Então, fique agora com as melhores receitas para desmistificar esse corte altamente benéfico para nossa saúde e veja só como é fácil montar combinações agradáveis!
1. Receita de fígado de boi com muito aroma e sabor
Bom, já que prometi receitas fáceis, tenho que abrir nossa sequência de dicas com essa incrível sugestão. Compondo nossa lista de ingredientes simples, temos:
- 1 fígado de boi (limpo e lavado);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 1 ramo de tomilho;
- 2 dentes de alho;
- ½ cebola em rodelas;
- Manteiga a gosto;
- Azeite a gosto;
- Flor de sal para finalizar (opcional).
Sem nenhum segredo, coloque o tempero no bife para fritar, aqueça bem a frigideira com azeite, coloque o fígado no centro e não mexa. Você sabe que selou perfeitamente quando a lateral muda da cor marrom escura para marrom claro.
Vire o bife, coloque uma quantidade razoável de manteiga, alho com casca amassado e tomilho. Agora, vá regando o fígado, como se tivesse fazendo uma picanha na frigideira, retire e espere esfriar.
Por último, refogue a cebola na crosta formada no fundo da frigideira e sirva juntamente com o fígado! Se perdeu algum passo, vídeo a seguir:
2. Receita de bife de fígado empanado
O bife de fígado à milanesa é ideal para quem quer se “arriscar” a provar, mas gostaria de mascarar seu sabor num primeiro momento. Essa receita é basicamente a mesma que todos conhecemos de bife à milanesa em que usamos alcatra ou contrafilé.
Dessa forma, tempere os bifes com sal, pimenta-do-reino, colorau e açafrão, passe na farinha de trigo, no ovo batido e na farinha de rosca, reserve por 30 minutos. Depois é só fritar em óleo bem quente até ficar douradinho.
Contudo, esse processo é um pouco diferente da receita anterior em que fizemos frito na frigideira. Isso porque em alguns casos o fígado precisa de certa atenção, como:
- Devido à capa do empanado, o bife fica preservado dentro desse “casulo” de farinha.
- Então, se você não gosta do cheiro, é interessante deixar de molho em leite temperado com pimenta-do-reino por 15 minutos.
- Outro ponto de atenção é retirar a pele que envolve o fígado, mas isso pode ser solicitado ao açougueiro.
DICA EXTRA: já que você percorreu metade do caminho, por que não finaliza essa receita fazendo um incrível bife de fígado à parmegiana, afinal, vai faltar apenas o molho e o queijo!
3. Tiras de fígado com molho de laranja
Sabe quando queremos comer um tira gosto, com tempero suave apenas para aproveitar o sabor da carne? Então, essa receita é muito fácil de fazer, e resulta em um fígado realmente divino, precisaremos:
- 2 bifes de fígado cortados em tiras médias (como se fosse petisco)
- 4 dentes de alho amassados
- Sal
- Pimenta-do-reino e pimenta calabresa a gosto
- Açafrão e ervas finas a gosto.
- Suco de 2 laranjas
- 1 cebola grande cortada
Modo de preparo
- Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho até dourar.
- Adicione as tiras de fígado e deixe cozinhar em fogo baixo.
- Mexa frequentemente para deixar o cozimento uniforme.
- Quando perceber que está fritando, já pode adicionar o suco de laranja.
- Por fim, deixe até apurar o caldo, que deve ficar cremoso e muito aromático.
DICA EXTRA: quer ousar nessa receita? Então, recomendo a você colocar algumas rodelas de jiló no início do cozimento, como resultado você terá uma mistura que mais parece aperitivo, mas saborosa suficiente para acompanhar a refeição!
4. Estrogonofe diferente e rápido de fígado de boi
Você está prestes a fazer o almoço do sábado e está contando com aquela que sobrou do preparo do dia anterior, logo, tudo tranquilo. Porém, quando chega na hora de fazer, você nota que se enganou e a carne já foi preparada.
No desespero por uma solução você lembra que comprou fígado de boi pela manhã no mercado, e agora, fazer ou não? Bom, somente você pode responder isso, mas se me perguntar, vou responder que já deveria ter começado.
Portanto, os ingredientes podem ser tradicionais, como champignon, milho, ketchup, mostarda, alho, cebola, extrato de tomate e, claro, ao menos 400g de fígado limpo e cortado em cubinhos.
Uma dica de ouro é adicionar 1 colher (sopa) de molho shoyu, pois ele favorece um resultado mais equilibrado. Se você ficar em dúvida, não se preocupa, abaixo segue um vídeo da receita:
Perder o receio de se aventurar é a porta para a verdadeira culinária
Essas são apenas algumas das coisas que dá para fazer com fígado bovino, visto que é um corte bastante versátil, podendo ser preparado com legumes, com molhos, temperos diferenciados e a partir de métodos “extravagantes” como estrogonofe e milanesa.
Por isso costumo dizer que às vezes basta experimentarmos uma única vez para enxergar o verdadeiro valor dos alimentos. E agora você já tem mais 4 receitas com fígado de boi que podem complementar qualquer refeição a qualquer momento!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe para que outras pessoas possam perder o receio de comer fígado e inovar na cozinha. Até a próxima!