É surpreendente como 1 kg de mocotó pode servir de 4 a 7 pessoas em média, pois o prato tem suas particularidades e não é todo mundo que se engraça com este corte super saboroso e nutritivo. Mas será que tudo se resume a isso?
O mocotó tem uma grande variação de receitas, além da utilização como base em caldos, sopas e cremes de inverno.
Se por acaso você preparou apenas um quilo, mas as visitas vieram em peso, entender sobre 1 kg de mocotó serve quantas pessoas é crucial, confira!
Afinal, 1 kg de mocotó serve quantas pessoas?
Eu acho no mínimo curioso que ainda hoje muita gente não saiba qual parte do animal é o mocotó. Nossa vida, mocotó é um alimento tão rico, saboroso e nutritivo, que todos deveriam consumir periodicamente.
Diferentemente de uma feijoada completa, as receitas com mocotó tendem a ter um sabor forte e muita sustança. Automaticamente, a quantidade consumida por pessoa é menor entre as receitas, faço a comparação por serem receitas tradicionais.
Na teoria, 1kg de mocotó serve bem entre 4 e 5 pessoas, mas com jeitinho e bons acompanhamentos, acredito que até 7 pessoas, no máximo 8 pessoas, podem apreciar a receita.
Contudo, isso não é uma regra, tudo bem? Na verdade, compartilho com você experiências que já tive com o preparo do mocotó para a família e amigos. Na ocasião, eu preparei algumas guarnições que combinaram perfeitamente, como:
- Arroz branco com alho e cenoura cozida.
- Couve refogada com pedacinhos de bacon e alho.
- Farofa crocante simples com tomate e ovo.
- Vinagrete refrescante e levemente ácida quebra a potência do mocotó.
Portanto, se você se antecipou e aprendeu como limpar mocotó, você está a meio caminho de acertar em cheio no cardápio.
Como calcular o consumo de mocotó por pessoa da forma correta?
Via de regra, as receitas com mocotó são ideais para reunir um número maior de convidados. Seja numa reunião familiar ou em noites frias com os amigos, não há inverno suficiente que apague o brilho do mocotó bem-feito.
Em geral, uma pessoa consome entre 150g e 250g de mocotó numa única refeição. Desse modo, aquele quilo de mocotó que você fez ou ainda pretende cozinhar, é suficiente para servir entre 4 pessoas (250g cada) ou 6 a 7 pessoas (150g cada).
Dito isso, o consumo varia consideravelmente, em especial pelo quanto a pessoa aprecia seu sabor. Veja, se você convida alguém que come por educação, então, a pessoa não deve comer mais do que 100g de mocotó.
Por outro lado, alguém que aprecia o sabor único do corte, certamente come no mínimo 250g, entende? Confesso a você que tenho amigos que comem bem mais de 500g cada, ainda mais se tiver aquela boa cachaça, né?
O que eu quero dizer com tudo isso, é que você deve considerar um contexto de fartura. Então, se um quilo é tudo que você comprou, convide no máximo 4 pessoas. Assim, todos ficarão satisfeitos e você não precisará mais esquentar a cabeça.
Quantos quilos de mocotó para 10 pessoas são suficientes?
Para servir 10 pessoas com um mocotó inesquecível, você precisará de pelo menos 2,5kg, mas assim, para ficar no limite. Isso porque quando um número maior de pessoas se reúnem, elas tendem a se envolver mais e consumir ligeiramente mais. Com isso, tenho recomendações que simplificam sua vida nesse momento, veja:
- Consumo médio por pessoa: entre 250g e 300g para uma porção generosa.
- Quantidade média de mocotó para 10 pessoas: sua receita deve render entre 2,5kg e 3kg de mocotó, para porções de 300g cada.
- Acompanhamentos 1: prepare 1,5kg de arroz à grega para servir 150g por pessoa.
- Acompanhamento 2: tradicional couve refogada com alho e azeite, calcule cerca de 50g por pessoa, ou 500g no total.
Quantos quilos de mocotó para 20 pessoas você precisa?
Naturalmente, para servir o dobro de convidados, ou seja, 20 pessoas, tenha em mente receitas que rendem em média 5kg e 6kg. Quer uma dica fantástica? Então, prepare um inconfundível bolinho de mandioca com carne seca.
Se preferir, substitua a carne seca por alguma carne moída ou frango desfiado. Como resultado, você agrega mais sabor e saciedade à experiência dos convidados. Inclusive, outra alternativa são as saladas para acompanhar mocotó, indispensáveis para trazer equilíbrio de sabores.
Qual parte do mocotó é melhor? Mocotó suíno ou bovino?
Antigamente o pessoal tinha receio de comer mocotó suíno, pois a criação era rústica. Porém, hoje a industrialização e os modernos métodos de pecuária, garantem mocotós suínos de alta qualidade e padrão.
Apesar disso, ambos os mocotós têm diferenças gritantes. A começar pelo mocotó de boi, ele apresenta grande abundância de colágeno, característica que favorece a preparação de sopas e caldos mais ricos em sabor e textura.
Nesse cenário, a feijoada com mocotó ganha novas camadas de sabores e texturas. Vai fazer receitas tradicionais? Escolha o mocotó de boi que está tudo certo. O mocotó de porco, por sua vez, também tem bons sabores, mas menos colágeno.
Consequentemente, você pode usá-lo em preparos de feijão branco, feijão vermelho gordo e com fava, fica um espetáculo. Independentemente do tipo de mocotó que você escolher, veja algumas dicas para valorizar as qualidades naturais:
- Utilize temperos frescos e naturais para realçar o sabor original, como coentro, alho, pimentão, cebola e pimentas leves.
- Sempre cozinhe o mocotó em fogo baixo e cocção lenta, isso ajuda a quebrar o colágeno e a desenvolver sabores únicos.
- Inclua legumes e vegetais nas receitas para balancear as texturas, além de acompanhamentos crocantes, como farofa e torresmo.
- Harmonize a potência das receitas com vinagretes puxadas na acidez e ingredientes cítricos.
Afinal, 1 kg de mocotó serve quantas pessoas? Entendeu como deixar seus convidados felizes? Espero muito que tenha gostado das dicas e informações do conteúdo, compartilhe com os amigos e até a próxima!