Mudar a cara das receitas é uma boa jogada para manter a cozinha interessante. Mas para isso é preciso descobrir o que fazer com carne moída.
A carne moída é um dos pilares das refeições diárias, pois alia praticidade, muito sabor e economia com carnes baratas. Contudo, o desafio é conseguir ir além do refogadinho e, nesse quesito, a carne não desaponta. Afinal, dá para fazer tudo que você pode imaginar.
Sabendo como é fácil ficar sem ideias e se perder nos ingredientes, selecionei ótimas receitas e dicas adicionais extraordinárias. Confira porque não vai se arrepender!
O que fazer com carne moída: 5 receitas simples e diferentes
Você já ouviu falar que quanto mais opções temos, maior a dificuldade para tomar as melhores decisões? Então, muita gente olha para a carne moída e enxerga dessa forma, quando na verdade isso é uma vantagem gigantesca. Dá só uma olhada!
1. Receita rápida de charuto de couve manteiga com carne moída
Se o objetivo é encontrar receita rápida, saiba que acabou de esbarrar numa que é a coisa mais fácil. Estou falando do charuto com carne moída, mas ao invés do repolho, você vai usar couve manteiga.
A couve deixa a mistura mais delicada e com sabor suave. Ah, e você pode usar sobras de carne moída para não desperdiçar nada. Veja a receita:
- 15 folhas de couve-manteiga;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 cenoura ralada;
- 500g de carne moída (pode ser carne acém ou patinho);
- 2 tomates picados e sem sementes;
- ½ xícara (chá) de castanha-de-caju triturada (opcional);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Coloque azeite e refogue cebola com alho. Em seguida, acrescente a cenoura ralada e a carne. Misture bem e cozinhe por 5 minutos. Depois, junte tomate, mexa e cozinhe mais 5 minutos.
Na sequência, tempere e coloque a castanha triturada. A castanha dá uma “secada” essencial, deixando o recheio do charuto sequinho e firme.
Para finalizar, escalde as folhas de couve em água fervente até obter um verde vivo. Adicione 1 colher de recheio em cada folha, dobre e enrole para ficar sólida. O toque de mestre é cozinhar os charutos no vapor. “Ah, mas não tenho panela de vapor”.
Nesse caso, encha uma panela com água, coloque um escorredor de macarrão e cozinhe os charutos por 10 minutos. Essa receita rápida leva 20 a 25 minutos e você pode finalizá-la com um delicioso molho para carne de iogurte.
2. Medalhão de carne moída é “misturou, tá pronto”
Nossa segunda sugestão vai para aquelas pessoas que acham que medalhão com molho só se for com filé mignon cortado. Quando na sua vida você pensou que faria um incrível medalhão de carne moída? Sério, dá muito certo e fica divino!
Como o preparo não tem muito segredo, você pode usar a carne que preferir. Porém, como já vai bacon para enrolar os medalhões, prefira carne magra para moer. Dessa forma, a receita fica enxuta e saborosa, sem aquele gosto persistente de gordura.
Um corte muito procurado é a carne peixinho que, assim como o patinho, tem pouca gordura e muito sabor. Os ingredientes do tempero são a gosto, mas aqui vai uma sugestão:
- ½ tomate sem semente picado
- 1 colher (sopa) de cebola ralada
- 1 colher (chá) de alho triturado
- 2 colheres (chá) de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 colher (sopa) de maionese
Essa quantidade é suficiente para 500g de carne. Além disso, conte cerca de 12 fatias para fechar os medalhões. O preparo é só colocar tudo na carne e mistura até ficar homogênea. Depois você modela os medalhões, envolve com bacon e fecha com palitos.
Nessas medidas, o tempo médio de forno é de 35 minutos e a temperatura constante em 200°, sem papel-alumínio.
SUGESTÃO DE MOLHO: nem precisaria de molho, mas todo sabor extra é bem-vindo. A sugestão é combinar com molho madeira, mas se não quiser trabalho, faça uma opção simples de molho mostarda, com alcaparras então, fica divino!
3. Disco de carne moída com cubos de queijo
Se a gente não vai ao boteco comer aquelas iguarias, o jeito é trazê-lo até a nossa casa, não é? Vamos combinar que os melhores pratos rápidos são encontrados nesses lugares, a exemplo fígado de frango frito.
Só que uma das coisas mais saborosas ainda é o disco ou disquinho de carne recheado. Supersimples de fazer, com poucos ingredientes e um sabor incomparável
Ingredientes do preparo
- 600g de carne moída
- 4 dentes de alho picados
- Orégano, pimenta-do-reino e açafrão a gosto
- 1 sachê de creme de cebola
- 3 ovos batidos
- 200g de muçarela em cubos pequenos
- Farinha de trigo suficiente para empanar os discos
- Farinha de rosca suficiente para empanar os discos
Modo de preparo
- Coloque a carne numa tigela.
- Agora, adicione o creme de cebola, os temperos e o alho.
- Misture com as mãos até sentir que o tempero ficou uniforme.
- Em seguida, vá colocando farinha de rosca aos poucos apenas para dar o ponto.
- Que é quando a carne para de grudar nas mãos.
- O tamanho dos discos fica a seu critério, mas pegue uma boa porção.
- Depois, coloque 1 cubo de queijo no centro e modele em formato de disco.
- Por último, passe os discos na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca.
- Leve para fritar em óleo quente suficiente para cobrir a carne e frite até dourar.
Quando o assunto é o que fazer com carne moída, essa sugestão é um verdadeiro carro-chefe. Afinal, combina com arroz, salada, feijão cremoso e molhos.
E por falar em molho, se for servir como petisco de boteco mesmo, combine com molho tártaro, fica incrível!
4. Aposte no polpetone para incorporar muitas receitas
Outra receitinha vapt-vupt que pode ser servida sozinha ou combinada a outros preparos, é o polpetone de carne. Muitos chamam de “porpetone” por aí, se trata de um bolinho de carne moída frito.
Muitos podem dizer que se parece com o disco, mas não é. Primeiramente, porque vamos usar temperos que só profissional usa. Além do que, vamos incrementar com um bom queijo e molho de tomate para finalizar o cozimento.
- 1kg de carne moída da sua preferência
- ½ cebola picada
- 3 fatias de pão de forma amanhecido
- 1 copo de leite
- Cheiro-verde a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Pimenta de cheiro e pimenta dedo-de-moça a gosto
- 400g de queijo Gruyère ralado para rechear
- 700g de molho de tomate
- Parmesão a gosto
- Manjericão fresco para finalizar
Modo de preparo detalhado
Antes de mais nada, coloque as fatias de pão numa tigela e acrescente o leite, deixe lá para absorver. Isso porque depois você vai escorrer e acrescentar o pão amassado para dar liga natural à carne
Agora, tirando o molho, o parmesão fresco, o manjericão e o queijo Gruyère, pode colocar o restante direto na carne. Inclusive o pão que puxou todo o leite.
A ideia é misturar até a carne ficar uniforme. Em seguida, divida a carne em quatro partes, recheio com queijo ralado cada bolinha e feche bem. Leve à frigideira bem quente com azeite e deixe fritar de todos os lados.
Por fim, adicione molho de tomate caseiro ou pronto, espalhe sobre a carne e deixe alguns minutos para apurar levemente. E a montagem no prato é bem rústica.
Sendo assim, coloque a “bolota” de carne no centro, espalhe parte do molho, queijo ralado fino por cima e um toque de manjericão fresco! Confira o vídeo da receita:
5. Se tiver chuchu e carne moída faça isso!
Saber como aproveitar carne moída é muito bom, mas se for com economia então, a conversa fica ainda mais interessante. Saiba que é justamente isso que a nossa última sugestão traz: sabor, refeição barata e facilidade.
- Corte o chuchu ao meio, elimine a casca e retire sua semente.
- Coloque-os numa panela com água até cobrir, adicione folhas de louro e cozinhe até ficar al dente.
- Prepare 500g de carne moída refogada com cebola, alho, temperos naturais para carne e extrato de tomate.
- Em seguida, faça uma cavidade no centro do chuchu e guarde a polpa para usar depois.
- Agora, acrescente 1 colher de requeijão no fundo do chuchu e cubra com carne moída.
- Adicione fatias de muçarela e leve ao forno preaquecido a 180° por 20 minutos ou até dourar.
Você ainda pode cobrir tudo com molho branco ou vermelho, trocar a muçarela por queijo prato. Enfim, dá para fazer de tudo aqui. Vou deixar um vídeo completinho para te ajudar:
E então, já se decidiu o que fazer com carne moída na próxima refeição? A partir das sugestões de hoje você tem muita coisa bacana para provar, basta deixar a criatividade funcionar para surgirem receitas de outro mundo, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não esqueça de compartilhar cada uma delas nas redes sociais, pois tenho certeza de que você irá salvar a vida de muita gente. Até a próxima!