Você convidou todo mundo para jantar e quer arrasar no molho para bife à parmegiana, mas não sabe diversificar? Você tirou a sorte grande com este conteúdo.
Em determinadas receitas eu não gosto muito de sair do tradicional a ponto de descaracterizar sua essência. Porém, o bife à parmegiana proporciona uma margem segura para deixar a criatividade rolar solta, sem prejudicar o resultado final.
Nesse contexto, transformar o molho é a melhor alternativa para criar sabores e experiências gastronômicas únicas. Veja dicas para fazer isso de forma simples!
4 ideias simples e deliciosas de molho para bife à parmegiana
Não basta saber escolher apenas a carne para bife à parmegiana, já que o molho cumpre um papel primordial. Ele é o responsável por unir todos os sabores, desde o empanamento aos temperos da carne.
Além disso, é o molho que faz o queijo derreter completamente, nos entregando um vislumbre da alta gastronomia, concorda? No entanto, a verdade é que de vez em quando é bacana mudar as receitas de bife à parmegiana.
E o molho é a mudança que mais traz diferenciação no paladar. E olha que falamos de incontáveis perspectivas únicas. Já imaginou elaborar uma versão de molho de cogumelos salteados na manteiga? Ou então, um molho bem rústico e “pedaçudo”?
Enfim, acho que as sugestões a seguir serão suficientes para expandir sua mente quanto às técnicas culinárias. Espero que aprecie cada dica e vamos lá!
1. A escolha mais clássica é o molho branco cremoso
O molho vermelho de tomate é indiscutivelmente a preparação mais clássica no parmegiana, certo? Mas na outra ponta da balança encontramos o molho branco, ou molho bechamel para os mais íntimos dos franceses.
Particularmente eu amo os dois, mas de vez em quando prefiro a cremosidade e suavidade da versão branca. E quando falamos em trazer isso para o bife à parmegiana, saiba que o resultado é mágico.
Vale ressaltar que existem infinitas formas de fazer molho branco, mas apenas uma leva seu paladar ao limite. Separei uma receita de chef para você:
Ingredientes do molho
- 50g de manteiga de qualidade
- 50g de farinha de trigo
- 1lt de leite integral
- Sal e pimenta branca a gosto
- Noz-moscada a gosto
Primeiramente, a base é misturar manteiga e farinha na panela, com um fuê até formar uma massinha. Depois disso, adicione o leite em três etapas e sempre misturando. Após juntar todo o leite, tempere a gosto e tenha paciência.
Esse molho deve ser cozido por cerca de 20 minutos em fogo baixo. O segredo é misturar sem parar com um fuê até que tenha ganhado corpo. Por fim, você pode usar diretamente no bife à parmegiana porque fica um espetáculo!
2. A base é a mesma, mas esse molho de tomate rústico é incrível!
Sempre que eu menciono o bendito molho rústico de tomate, as pessoas arregalam os olhos. Talvez porque associem com algo difícil, mas garanto que é um preparo muito simples e rápido.
O rústico desse molho fica por conta do tomate, onde temos pedaços presentes do tomate. Então, esqueça aquela ideia de molho bem fino e processado demais. Quem já degustou um bom molho para filé mignon saberá de imediato do que estou falando.
Ingredientes
- Tomates italiano a gosto (com pele e tudo)
- Dentes de alho inteiros e com casca
- Cebola branca ou roxa com casca
- Azeite suficiente para balancear a textura do molho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Mel a gosto para quebrar a acidez do tomate
- Cheiro-verde picado a gosto
Você consegue fazer esse molho tanto na churrasqueira quanto no forno. A ideia, portanto, é assar os tomates, as cebolas e o alho até ficar bem dourado. Depois você amassa e pica os ingredientes, misturando tudo num molho divino.
Acompanhe o vídeo completo do preparo e, de quebra, saiba como fazer alcatra ou contrafilé na churrasqueira:
3. Receita de molho 4 queijos para bife à parmegiana inesquecível
Podemos dizer que esse molho 4 queijos é primo distante do molho bechamel. Porém, a diferença está na poderosa adição de queijos que trazem uma cremosidade incrível.
E como minha intenção é auxiliar você da melhor maneira possível, saiba que dá para fazer de duas maneiras diferentes.
Método de preparo 1 – Preparo simples apenas com mix de queijos
Essa primeira ideia é a salvação para quem não tem tempo a perder. Dessa maneira, você só precisa do molho de tomate, da carne perfeitamente empanada e de queijo. Minha sugestão é misturar muçarela, provolone defumado e gorgonzola ralados.
O pulo do gato está na montagem, onde você colocar o bife, o molho e cobre tudo com esse mix de queijo. Para finalizar é só assar até gratinar o queijo, fácil demais né?
Método de preparo 2 – Base de molho branco com mix de queijos
Em contrapartida, se você gosta mesmo é de exibir seus dotes culinários, esse preparo vai ganhar seu coração. Tudo é feito numa única panela, e o cuidado principal é cozinhar até obter um molho branco simples consistente, veja:
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de manteiga
- ½ cebola picada
- 50ml de creme de leite fresco
- 150g de muçarela em cubos
- 60g de gorgonzola em cubos
- 120g de requeijão cremoso
- 75g de parmesão fresco ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Derreta a manteiga e refogue brevemente a cebola.
- Em seguida, junte o creme de leite e a muçarela, mexendo até começar a derreter.
- Na sequência, junte o restante dos ingredientes, misture e cozinhe até formar um molho cremoso.
- Espalhe na base de uma travessa, coloque os bifes e cubra com mais molho.
- O toque final pode ser azeitonar pretas e mais queijo para gratinar, bom apetite.
4. Já provou o sabor do molho rosê no bife à parmegiana?
Já a nossa quarta opção de molho para bife à milanesa é uma receitinha que mora no coração de muita gente. Sabe aquele petisco gourmet do fim de semana? Então, provavelmente ficará ainda melhor com essa versão de molho.
Ainda que tenha uma pegada de molho vermelho, é um preparo suave que deixa o mais importante brilhar, a carne. Minha única recomendação pessoal, é utilizar um molho de tomate de qualidade, se for caseiro é ainda melhor.
Outro ponto indispensável é não pesar a mão na adição de creme de leite, pois perde o ponto do molho. Confira um vídeo que pode ajudar você nesse preparo:
Molho para bife à parmegiana não precisa ser complexo e sim prático
Depois de aprender versões deliciosas de molho para bife à parmegiana, aposto que suas receitas nunca mais serão a mesma. Como você pôde perceber, são molhos bem simples e de execução rápida, ou seja, a praticidade que você buscava.
Uma última dica é sempre considerar os temperos da carne e do empanamento. Dessa maneira você consegue harmonizar a receita de uma ponta a outra.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as com aquela pessoa que não sabe fazer molho para carne. Vamos agitar suas redes sociais com informação relevante, o que acha? Até a próxima!