Costela de boi na airfryer: Quanto tempo? Receita fácil

Em dias chuvosos ou na preguiça de acender a churrasqueira, nada melhor do que fazer costela de boi na airfryer.

A fritadeira elétrica é a salvação de muitas refeições, pois além de ser prática e rápida, possibilita receitas bem bacanas. E a costela bovina é justamente uma das coisas boas que dá para fazer, claro, desde que considere alguns pontos.

Quer entender melhor a receita para preparar uma carne suculenta e macia? Então, separei um preparo exclusivo, acompanhado de dicas essenciais, vamos lá!

Quanto tempo para fazer costela de boi na airfryer?

costela de boi na airfryer

A costela de boi é um corte que precisa ser assado por mais tempo, independentemente do tipo de corte. E na airfryer, o tempo médio para uma costela de 1,5kg é de aproximadamente 70 minutos, vamos entender cada detalhe.

Quem está acostumado a preparar as melhores carnes na airfryer, provavelmente pode achar estranho o tempo de 1 hora. De fato, existem cortes mais rápidos, mas vai por mim, o resultado aqui é incomparável.

Por exemplo, quando fazemos uma fraldinha na airfryer, podemos degustá-la em pouco mais de 40 minutos. Só que a primeira coisa a destacar é a consistência e composição da costela.

Isso porque é um corte que possui fibras mais firmes, colágeno, nervuras e, claro, ossos. Nesse sentido, se você preparar pedaços menores, obviamente o tempo tende a diminuir. E não só o tamanho, mas o tipo de costela conta muito.

Inclusive, existe toda uma técnica para assar, ou seja, você não vai simplesmente pegar a costela, temperar e assar. Desse modo, precisamos primeiramente criar uma espécie de “embalagem”, como se fosse fazer no bafo.

“Tudo bem, mas quais fatores interferem no resultado e no tempo do preparo?”. Essa é uma das principais perguntas, veremos tudo a seguir!

4 pontos que influenciam no tempo de assamento da costela na airfryer

Se assim como a maminha na airfryer, você achou que era só temperar e assar, achou errado. No caso da costela, há fatores que interferem muito mais. Vale ressaltar, são pequenos detalhes que fazem toda diferença, como:

  1. Tamanho da costela: você não deve preparar costelas grandes que pesam mais de 2kg. Isso porque o tempo aumenta muito e fica complicado chegar no ponto ideal sem ressecar por fora.
  2. Método de cocção: não é recomendado assar a costela diretamente no cesto sem algum tipo de “embalagem”. Nesse caso, me refiro ao papel-alumínio e celofane, são cruciais para o cozimento correto.
  3. Temperatura de cozimento: a maior parte da receita deve ser em temperatura alta, principalmente no alumínio. É isso que faz a costela cozinhar internamente, o restante do tempo é para dourar.
  4. Tipo de costela: cada corte possui um tempo específico, por isso, é fundamental saber qual usar. Muito se deve à presença dos ossos e da estrutura do corte em si, falaremos mais a seguir.

Somente através dessas dicas dá para ter uma noção de como funciona a receita de costela bovina na airfryer, né? Porém, que tal conferir o passo a passo na prática?

Aprenda a fazer uma receita de costela de boi na airfryer superfácil

Algumas pessoas podem até dizer que uma receita se aprende mesmo é na prática, já ouviu isso? Contudo, não entender a lógica de determinados cuidados e técnicas, faz sua carne na airfryer não render bons resultados, concorda?

E outra, quando você compreende o porquê de colocar alumínio, por exemplo, é possível transformar e aprimorar os preparos. Não à toa, o churrasco na airfryer tem se popularizado justamente por conta disso, é algo realmente inovador.

Ingredientes

  • 1 pedaço de costela de boi de 1,5 kg aproximadamente;
  • Sal grosso ou triturado a gosto;
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto;
  • Toque de páprica picante ou defumada;
  • Ervas frescas picadas a gosto.

Modo de preparo correto

  1. Primeiro, corte as partes finas da costela, como as pontas.
  2. É ideal deixar a peça quadradinha para um assamento uniforme.
  3. Abra um pedaço generoso de alumínio, suficiente para dar ao menos duas voltas na carne.
  4. Agora, tempere a peça de todos os lados com os temperos sugeridos.
  5. Nesse momento, embale muito bem no alumínio, de modo a formar um pacotinho compacto.
  6. Pré-aqueça a airfryer a 200° por 5 minutos e coloque a carne no cesto.
  7. O tempo é de 1 hora fechado no alumínio.
  8. Aliás, é importante colocar a costela com os ossos para cima.
  9. Após o tempo, abra, retire o alumínio e volte a carne por mais 10 minutos.
  10. Por último, vire a costela a cada 3 minutos para deixar uniforme e bom apetite.

Uma coisa que você pode perceber, especialmente se você liga para o ponto da carne, é o centro da costela. Isso porque a parte próxima do osso tende a ficar levemente rosada, mas nada exagerado. Volte mais alguns minutos para corrigir.

E depois de pouco mais de 1 hora você terá uma costela assada digna das melhores carnes para churrasco. No entanto, tudo feito de forma prática, sem fumaça, sem sujeira na churrasqueira e com máximo sabor de carne assada.

Abaixo você encontrará uma receita bem detalhada que pode complementar visualmente seu preparo:

DICA EXCLUSIVA: dê uma atenção especial ao matambre da costela de boi!

O matambre é uma camada de carne e gordura que recobre a costela, ou seja, localizada no alto do pedaço. Admito que nem todo corte apresenta o matambre, mas se você escolher a costela minga, provavelmente virá.

Acontece que essa camada é composta por gordura, fibras e colágeno. Então, quando assada sem tratamento adequado, aumentam as chances de ressecar e ficar dura. Para resolver isso, faça alguns cortes superficiais em sentidos opostos, formando um quadriculado, isso ajuda a amaciar a carne.

Como garantir que a costela assada na airfryer fique macia?

“Eu já ouvi dizer que a costela é uma carne de segunda para churrasco, é verdade?”. De forma alguma, primeiro que não existe mais essa coisa de carne de primeira ou de segunda, é um mito.

Isso porque, os produtores trabalham constantemente no aprimoramento genético, ou seja, praticamente todo gado hoje em dia tem boa genética. O que determina a qualidade de uma carne, é o tratamento recebido e a atenção ao animal.

Nesse cenário, a costela se destaca como um dos cortes mais fantásticos para qualquer preparo, claro, desde que tenha procedência. Com isso, seu primeiro dever de casa é comprar uma carne de qualidade superior.

Por conseguinte, você precisará escolher entre alumínio e papel celofane, o famoso plástico para assar carne, veja mais:

  1. Papel-alumínio: indispensável na primeira hora de assamento, é mais barato e simples de usar. Contudo, viabiliza brechas por onde o vapor escapa, prejudicando a totalidade da cocção.
  2. Plástico celofane: exige cuidado no manuseio, em especial para não encostar na resistência. É mais indicado por ser possível amarrar a boca do saco plástico, o que favorece um cozimento mais uniforme.

Agora, se você realmente quer garantir que a costela fique macia, evite assar diretamente no cesto sem alguma embalagem. “Nossa, mas fica tão ruim assim?”. Não necessariamente, mas acontece que a carne desidrata muito mais.

Por consequência, sua suculência pode ir parar no fundo da airfryer, por mais que você asse na temperatura ideal!

Qual a melhor parte da costela para fazer na airfryer? Qual o corte ideal?

Geralmente você tem duas escolhas: a costela minga e a costela ripa, também chamada de janela da costela. Se eu disser que uma é melhor do que a outra posso estar “falando abobrinha”. Afinal, gosto é gosto e não se discute.

Todavia, o pessoal costuma indicar a minga para fazer na airfryer, pois é mais macia e fácil de deixar suculenta. Mas se você só encontrar a janela, peça ao açougueiro para cortá-la em tiras. Daí é só correr para o abraço, fica uma delícia.

Vá e domine o preparo da costela de boi na airfryer, você tem tudo que precisa!

É quase impossível ficar indiferente quanto à possibilidade de assar uma maravilhosa costela de boi na airfryer, concorda? O melhor de tudo é não precisar mexer com carvão, churrasqueira e aquela fumaceira toda.

Não que seja ruim fazer isso, mas se a gente pode facilitar, por que não o fazer, não é verdade? E agora você sabe cada ponto para preparar a melhor receita possível, vá com tudo e bom apetite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Inclusive, se você conhece alguém que só sabe fazer petiscos na airfryer, compartilhe este conteúdo. Até a próxima!