Normalmente quem quer aprender como fritar ovo na água está em busca de consumos mais saudáveis e práticos, ou simplesmente não pode com gordura e óleo.
E a primeira dúvida que surge é se dá certo, como fica o resultado e se é realmente tudo isso. Para tentar ajudar as pessoas a enxergarem o potencial desse preparo, fiz longas pesquisas e testes.
Então, a partir desse momento você descobre dicas assertivas para obter uma “fritura” bem enxuta e saborosa. Não deixe de acompanhar!
Como fritar ovo na água: veja e aprenda 3 técnicas impressionantes
Antes de mais nada, precisamos entender que esse processo não consiste propriamente em fritar o ovo. Segundo a denominação da técnica culinária, a fritura consiste no preparo de alimentos mergulhados em alguma gordura ou óleo.
Na realidade, o que difere a técnica de como fritar ovo com óleo/gordura é o ponto de ebulição. Nesse caso, o óleo entra em ebulição a temperaturas altas, o que é dificilmente alcançado com a água.
Portanto, o resultado são alimentos “caramelizados” por fora e perfeitamente cozidos por dentro. Porém, como para tudo nessa vida se dá um jeito, o brasileiro se especializou em adequar os preparos.
1. A verdadeira fritura de ovo na água
Planejar essa receita é ideal na falta do óleo ou vontade de comer ovo frito, mas com restrições ao colesterol. Nessa primeira sugestão em específico, você substitui por completo o óleo e gordura.
Isso porque o ovo é frito diretamente numa frigideira aquecida apenas com água. Anote aí como fazer:
- Aqueça uma frigideira em fogo baixo para médio.
- Adicione uma pequena porção de água no centro.
- Espere a água levantar fervura, o que indica são as borbulhas.
- Em seguida, adicione o ovo no centro da água.
- Utilize os temperos da sua preferência, dá certo com todos.
- Obviamente a água vai eventualmente acabar secando.
- Por isso é imprescindível ter água fervente à disposição.
- Com isso, você garante que o ovo não grude no fundo.
- O pulo do gato está em adicionar sempre um pouquinho quando secar.
- Por fim, tampe a frigideira e deixe até chegar no ponto desejado.
Um ponto de atenção é justamente ferver um tanto bom de água para completar o fundo da frigideira. Inclusive, evite adicionar mais água do que o necessário, prefira adicionar sempre que secar.
2. “Fritando” ovo sem contato com a água
Seguindo a linha de preparos diferenciados, temos o ovo “frito” sem contato com a água. Se acima nós adicionamos água na frigideira, aqui nem mesmo utilizaremos a frigideira.
Na verdade, o processo aqui consiste em colocar água numa panela e ligar para ferver. Enquanto isso, unte uma concha de alumínio com azeite e coloque o ovo. Agora é só temperar com sal, pimenta-do-reino e alguma especiaria para trazer novos sabores.
Logo depois, posicione a concha sobre a água quente e faça movimentos circulares por cerca de 5 minutos. Ao notar que a clara está branca e a gema bem amarela, pode baixar a concha para que a água quente “frite” o ovo.
Então, quanto mais quente a água estiver, mais rapidamente o ovo ficará consistente. Aí é só equilibrar a cremosidade da sua preferência e retirar em seguida.
Pode parecer se tratar de ovo cozido, mas o resultado é um ovo mais firme do que cozido. Saboroso, rápido e praticamente sem sujeira, tudo que o brasileiro precisa no dia a dia. Dá uma conferida no vídeo com mais detalhes e sugestões:
3. “Fritando” ovo indiretamente com água
Agora, dentre as receitas de ovo feito na água, essa certamente é uma das mais saborosas. Além do ovo, você também precisará de um anel grosso de cebola ou de pimentão, seguindo os passos:
- Adicione um pouco de manteiga na frigideira e ligue em fogo médio para derreter.
- Em seguida, coloque o anel de cebola ou pimentão cortado rente para dourar.
- Esse ingrediente servirá como um aro para segurar o ovo dentro.
- Depois que dourar de ambos os lados, despeje o ovo dentro desse aro e tempere da sua preferência.
- Agora, espere o ovo selar por baixo, é um processo bem rápido.
- O último passo é adicionar um pouco de água na lateral e tampar para manter umidade.
- A umidade servirá para manter o ovo bem suculento, enquanto o contato com a frigideira dá aquela fritada na cebola e no ovo.
- Desligue e retire apenas quando estiver no ponto desejado.
Uma dica valiosa é espalhar um pouco de queijo muçarela sobre o ovo na hora de tampar. Tenho que confessar, que combinação perfeita. Isso sem contar aquele toque de açafrão que traz cor e transforma o paladar.
Nesse vídeo a seguir você encontra muitas dicas bacanas para ajudar na hora de fritar ovo, não deixe de conferir:
DICA EXTRA: transforme seu ovo frito num ovo poché maravilhoso
Por falar em receitas que a gente não costuma fazer diariamente, está a técnica de como fazer ovo pochê. Não é bem um ovo frito na água, mas envolve sim ovo e água, então, está valendo.
Para isso, adicione uma quantidade razoável de água numa panela grande e ferva. Quando levantar fervura você deve adicionar um pouco de vinagre. Em seguida, pegue um fuê e comece a mexer a água até formar um redemoinho.
Espere o movimento dar uma acalmada e despeje o ovo no centro. Como num passe de mágica esse movimento faz com que a clara sele por completo, mantendo a gema dentro.
O tempo médio é de 5 a 6 minutos, depois é só retirar, escorrer e pronto. Tempere com azeite, flor de sal e um toque de pimenta-do-reino, não precisa de mais nada.
Como resultado, você tem um ovo com clara que parece uma nuvem, enquanto a gema é de arrasar. Cremosa, com uma cor fantástica e ideal para acompanhar torradas, café da manhã e também almoços, por que não?
Acompanhe os detalhes desse preparo único no vídeo abaixo:
Escolha como fritar ovo na água da melhor maneira possível
À princípio pode parecer estranho aprender como fritar ovo na água. Afinal de contas, a vida toda aprendemos que ovo deve ser embebido em óleo para desenvolver o sabor característico de ovo.
Contudo, quando você fizer e ver que dá para inovar, pois tem sabor e fica leve, dificilmente você voltará atrás. Aproveite cada técnica e método de preparo que mostrei para você hoje, faça até aperfeiçoar da sua própria maneira!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, de verdade. Não deixe de compartilhar, já que são diferentes e podem contribuir para a dieta e alimentação de outras pessoas. Até a próxima!